por: Comunicação - Representação Regional Nordeste do MinC, em Textos no dia 18/05/2011
A nova Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura realizou o 9º Encontro Rumo à Cidadania Cultural no Recife. O evento aconteceu no dia 17 de maio, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) e abordou compromissos e estratégias de políticas públicas da pasta ministerial. Cerca de 500 gestores e agentes culturais de Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe participaram do diálogo com a secretária Marta Porto e o diretor do Programa Cultura Viva, César Piva.
Encontro lotou auditório da FIEPE. Foto: Daniel Lamir - ASCOM - RRNE/MinC
Na abertura do discurso, Marta Porto abordou a fusão da antiga Secretaria de Cidadania Cultural e Secretaria de Diversidade Cultural na atual estrutura da Secretaria, a continuidade dos programas Cultura Viva e Brasil Plural, além dos compromissos com grupos indígenas, afro-descendentes, LGBT e de cultura popular. “Somos um país de enormes dificuldades. Garantir a cultura ainda é um grande desafio. O nosso desafio é estar respondendo com cada pessoa no espaço da cultura. Temos que garantir o espaço para que todos os brasileiros sejam produtores de cultura”, declarou Porto.
Marta Porto está considerando os Encontros como uma estratégia positiva da secretaria. Foto: Daniel Lamir ASCOM - RRNE/MinC
A secretária de Cidadania e Diversidade Cultural defendeu ações interministeriais, políticas culturais para infância e juventude e fez reflexões sobre o envolvimento das políticas culturais em problemas da sociedade, como a violência e a preservação ambiental. De acordo com Marta Porto, as políticas culturais precisam responder aos questionamentos da sociedade, ampliando dimensões de atuação, como, por exemplo, perceber valores simbólicos na sociedade.
Na participação do público, o tema mais abordado foi o cumprimento dos editais. As participações presenciais e virtuais – houve transmissão pela internet – questionaram problemas judiciais em editais anteriores e celeridade na divulgação dos resultados aos participantes. “Estão sendo feitos esforços por uma agenda comum de ações, especialmente pautada no Plano Nacional de Cultura. Os novos editais serão resultado da soma de esforços e recursos das secretarias e vinculadas do ministério, que estão em busca de um plano de gestão comum. Estamos fazendo mutirão. Na secretaria, fizemos entrevista com todos os subordinados para avaliar as condições de cada um”, explicou Marta Porto.
Em junho, o MinC deve lançar centrais de atendimento nas Representações Regionais para ampliar e agilizar o fluxo de comunicação entre sociedade e governo.
Fábio Lima recebe homenagem durante o Encontro. Foto: Daniel Lamir - RRNE/MinC
A mesa do Encontro foi composta ainda por de Fábio Lima, Chefe da Representação Regional Nordeste do MinC; Márcia Souto, Secretária de Cultura de Olinda; Fernando Duarte; Sancler Medeiros, da Fundação José Augusto (RN); Fabiano Santos, da Rede dos Pontos de Cultura de Pernambuco; Chico César, Secretário de Estado da Cultura da Paraíba e Luciana Santos; deputada federal (PC do B-PE).
As edições anteriores do Encontro Rumo à Cidadania Cultural passou por Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Vitória (ES) e Belém (PA). Neste mês de maio, será realizada atividade em Manaus (AM).
Texto: Daniel Lamir – ASCOM – RRNE/MinC
Nenhum comentário:
Postar um comentário