terça-feira, 10 de maio de 2011

Birô Cultural no Alto Sertão é encerrado com festa


O último dia de Birô Cultural em Nossa Senhora da Glória foi uma verdadeira celebração à arte produzida no Alto Sertão. Os participantes - oriundos de diversos municípios da região - brindaram o sucesso do projeto com apresentações culturais. Essa é a quinta etapa do Birô Cultural, iniciada na segunda-feira, 02, e encerrada nesta sexta, 09. Na próxima semana, o projeto segue para Laranjeiras.

O Birô Cultural é executado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através do Fundo de Desenvolvimento Cultural e Artístico (Funcart). Seu principal objetivo é levar aperfeiçoamento em elaboração de projetos a agentes culturais de todos os territórios de planejamento de Sergipe, garantindo, assim, uma maior participação do Estado em editais de cultura espalhados pelo país.

Momento histórico

O plenário da Câmara de Vereadores de Nossa Senhora da Glória se transformou em palco da arte do Alto Sertão. Música, poesia, artesanato, repente, teatro e uma apresentação do trabalho desenvolvido pelo Ponto de Cultura Luz do Sol deram o tom do encerramento dessa quinta etapa do Birô Cultural. Um momento histórico, segundo o secretário adjunto de Estado da Cultura, Marcelo Rangel.

“Nós percebemos que, a cada etapa, o Birô Cultural ganha mais força e os participantes percebem que esse é apenas um primeiro passo para uma nova realidade, pois eles passam a ter noção de que são capazes de produzir mais e melhor, e, junto à Secult e às prefeituras, podem promover uma grande festa da cultura. É isso que o projeto oferece, além de capacitação: fortalecimento de uma rede colaborativa entre os agentes culturais sergipanos”, declara.

A rede colaborativa citada pelo adjunto nasce a partir do contato entre os participantes do Birô Cultural. Gente que produz cultura, mas que não tinha conhecimento dos projetos desenvolvidos em municípios vizinhos. Dessa interação, aparecem novas parcerias, surgem comentários e sugestões de como fomentar a iniciativa do colega. Integrante de um grupo teatral de Gararu, Carlos Augusto é prova desse fenômeno.

“Durante essa semana tive a oportunidade de conhecer muita gente boa que, assim como eu, está ralando para conseguir se estabelecer com a arte que produz. Algumas pessoas aqui trabalham com artesanato, mas durante as conversas nas oficinas do Birô Cultural, acabaram me dando dicas de inovações para a companhia em que atuo. Foi uma experiência gratificante e já nos articulamos para não perdermos contato uns com os outros”, relata.

Capacitação e oportunidades

Para o artesão gloriense Wellington Santos, o convívio com outros agentes culturais chegou a ser emocionante. “Nossa Senhora da Glória tem um grande número de artistas e a troca de experiências foi muito importante para termos a noção de que viver da arte não é fácil, mas juntos e contando com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura podemos, um dia, atingir nossas metas”, conta Wellington.

Outro ponto destacado pelo artesão foi a qualidade da capacitação oferecida através do Birô Cultural. Na visão dele, as oficinas conseguiram orientar os agentes culturais presentes no que diz respeito à construção de projetos consistentes e competitivos na área da cultura. Mesma opinião tem Maria Ledivânia, que trabalha com turismo de base comunitária. De acordo com ela, o Birô contribuirá para o novo momento que vive a região na área turística.

“Trabalho diretamente com artesãos de uma comunidade aqui do município de Glória. O turismo na região vem crescendo, principalmente devido às gravações de uma novela da rede Globo em Canindé, e queremos aproveitar o momento para exibir nossa arte a quem por aqui passar. Estive aqui durante cinco dias para reproduzir as orientações para quem não pôde comparecer”, declara Maria.

Próximas etapas

Após Nossa Senhora da Glória, a próxima região a ser contemplada com o Birô Cultural é a Grande Aracaju, a partir do dia 09 de maio, com Laranjeiras como cidade pólo. O cronograma do projeto segue ainda para Propriá (Baixo São Francisco), em 16 de maio; Estância (Sul), 23 de maio; Aracaju (capital), 30 de maio; e São Cristóvão (Grande Aracaju), no dia 06 de junho.

Os interessados em participar do projeto devem preencher ficha de inscrição - disponível no site da Secult - e aguardar o resultado da seleção, que avalia a atuação do inscrito na área cultural e como pretende aplicar os conhecimentos adquiridos na oficina. Para mais informações sobre o Birô Cultural, entre em contato com a coordenação do projeto através do email

Nenhum comentário: