EDITAIS

EDITAL RUMOS EDUCAÇÃO, CULTURA E ARTE 2011-2013
 
Um número expressivo de pessoas, grupos informais, instituições culturais, museus e organizações do terceiro
setor  promovem  práticas  culturais,  artísticas  e educativas  para  garantir  o desenvolvimento humano e a
inclusão sociocultural dos mais diversos públicos (crianças, jovens, adultos, idosos, deficientes, entre outros).

A terceira edição do programa Rumos Educação, Cultura e Arte 2011-2013 pretende apoiar a formação de
profissionais que estejam desenvolvendo, em todo o país, propostas diferenciadas nos campos da cultura e da
arte por meio da educação não formal. São trabalhos em que as  ideias, as teorias e os desejos são postos em
prática para propiciar o crescimento dos participantes como cidadãos e membros de uma comunidade e do
mundo.

Serão selecionados até 15  profissionais  como forma de reconhecimento, valorização e estímulo aos seus
trabalhos. O grupo selecionado pelo programa participa de viagens de formação e ações de difusão, com o
intuito de socializar as experiências e formar redes de colaboração.

Pretende-se, assim, contribuir para a continuidade e o aperfeiçoamento das ações já existentes e a criação de
novas práticas de convergência entre cultura, arte e educação. 


Informações através do link:
http://www.itaucultural.org.br/cadastros/precadastro/pdf/Edital_Educacao.pdf
 
OUTRO EDITAL
  •  Apoio a Festivais de Teatro e Dança
A CAIXA abre seleção para patrocínio de projetos de festivais de teatro e dança que acontecerãoem todo território nacional, no perído de janeiro a dezembro de 2012. Inscrições de 16 de maio até 17 de junho de 2011, por meio deste site: http://www.caixacultural.com.br
  • Apoio ao Artesanato Brasileiro
A CAIXA receberá, de 16 de maio a 17 de junho de 2011, projetos a serem realizados ao longo de 2012, que visem ao desenvolvimento de comunidades artesãs e a valorização do artesanato tradiocional e da cultura brasileira, contemplando varias etapas do processo produtivo. Inscrições de 16 de maio até 17 de junho de 2011, través do site: http://www.caixacultural.com.br

Para quem se interessar em realizar cobertura audiovisual das festas juninas Brasil a fora... parece uma oportunidade legal de dar visibilidade pro trabalho de grupos que vem experimentando na linguagem do audiovisual como ferramenta de jornalismo cultural.


O Outro Olhar da TV Brasil quer exibir uma cobertura especial sobre as Festas Juninas. A ideia é mostrar qual a importância cultural destes festejos na sua cidade. E como você já sabe, aqui quem faz a notícia é você!

Nosso objetivo é veicular vídeos que mostrem os bastidores das festas, o que elas representavam para as cidades e suas comunidades, quando tiveram início, e se as festas ainda guardam uma importância cultural ou se somente são importantes para movimentar a economia local.

Queremos saber qual é a diferença da Festa Junina da sua cidade em relação a outras cidades. Traga, no seu vídeo, depoimentos das pessoas envolvidas nos festejos. O que elas acham da festa, da confecção das roupas, da escolha das músicas, das comidas típicas, dos enfeites etc.

Desta forma parceiros, lancem seus próprios olhares sobre o tema e envie um vídeo para o OUTRO OLHAR.

O material deve ter até dois (2) minutos e deve ser enviado até o dia 25 de junho.

Quem tiver interesse em produzir um vídeo sobre o tema ou tiver dúvidas e quiser auxílio para criar um roteiro ou uma pauta, é só entrar em contato com a gente por e-mail outroolhar@ebc.com.br ou por telefone: (61)3799.5315 (61) 3799.5310

Participem! Mostrem a importância que as Festas Juninas tem para o país ou para a sua comunidade!


Equipe Outro Olhar
Jornalismo Participativo da TV Brasil

Fundação Telefônica abre edital para projetos culturais

A Fundação Telefônica lançou nesta quarta-feira (27/4) seu primeiro edital para seleção de projetos na área cultural. O objetivo é apoiar iniciativas que beneficiem crianças e adolescentes de modo a democratizar o acesso à cultura digital, bem como promover o protagonismo juvenil, incentivando tanto o consumo quanto a produção de obras e conteúdos em meios digitais. As inscrições estarão abertas até 30 de junho.


O Prêmio Itaú Unicef reconhece e estimula o trabalho de ONGs, que contribuem para a educação integral de crianças e adolescentes e jovens brasileiros.
Podem concorrer projetos socioeducativos, com crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 18 anos, no contraturno escolar.
Educação Integral: experiências que transformam, tema desta 9ª edição, destaca a importância de oferecer diferentes oportunidades de aprendizagem para crianças e adolescentes. As experiências vivenciadas na família, na comunidade, na escola, na ONG e em outros espaços trazem múltiplos saberes que se complementam e possibilitam o seu desenvolvimento integral, numa sociedade em constante processo de muda
http://www.premioitauunicef.org.br/paginas/index.aspx

Inscrições abertas de 29/3 a 31/5 de 2011.


EDITAL DA UNESCO PARA PROGRAMAS E PROJETOS LIGADOS A DIVERSIDADE CULTURAL
http://consorciocultural.blogspot.com/2011/04/fundo-internacional-para-diversidade.html

Rumos Itaú Cultural lança editais em três áreas de expressão: Artes Visuais; Educação, Cultura e Arte; e Jornalismo Cultural


http://consorciocultural.blogspot.com/2011/02/rumos-itau-cultural-lanca-editais-em.html


Prorrogação para o envio de sugestões para o Ossos do Ofício 2011

Prorrogamos o prazo para envio de sugestões para o Ossos do Ofício 2011. Continuamos avaliando propostas.
O programa "Ossos do Ofício" surgiu em agosto de 2010 como uma ação de fomento a política pública de formação, promovendo debates, palestras e oficinas acerca de diversos temas que são pertinentes a população aracajuana sobre os aspetos da cultura, educação, arte e cidadania.
Para 2011, a Funcaju convida a sociedade a contribuir na construção da programação das próximas edições, através de sugestões de temas a serem discutidos e de pessoas ou instituições que possam contribuir diretamente com o programa, na condição de facilitador.
A programação deste ano será constituída por 24 encontros, entre facilitadores locais e nacionais, de maneira a ser promovido o intercâmbio de fazeres e olhares para as práticas e o acesso dos agentes ao que é produzido em âmbito nacional e local.


Orientações gerais para a formulação de propostas para o programa Ossos do Oficio:


1. Dos aspectos gerais
a) O Ossos do Ofício é um programa de fomento a política pública de formação, promovendo debates, palestras e oficinas acerca de diversos temas que são pertinentes a população aracajuana, sobre os aspectos da cultura, educação, arte e cidadania.
b) Os debates acontecem das 19 às 21 horas, tendo a duração máxima de 2 (duas) horas.
c) As oficinas acontecem em dois turnos, das 16 as 18 horas e das 19 as 21 horas, sempre seguidas de um debate sobre o tema em questão.
d) O envio de propostas deve ser feito até o dia 18 de fevereiro de 2011.


2. Das linhas de atuação
a) Facilitadores: estudiosos, trabalhadores ou pessoas com experiência comprovada na área em questão, que possam propor um tema a ser debatido e atuar enquanto facilitador do debate ou palestra. O facilitador deve possuir conhecimento aprofundado na área em questão, trazendo ao público os aspectos mais atuais e contemporâneos sobre o tema, de maneira a provocar o debate.
b) Oficineiro: estudiosos, trabalhadores ou pessoas com experiência comprovada na área em questão, que possam realizar uma oficina ou workshop.


3. Da apresentação de propostas
Aqueles que desejarem enviar proposta de debates ou oficinas devem encaminhar os seguintes itens para funcaju.cultura@gmail.com ou entregá-los diretamente na Funcaju.
a) Um plano de oficina e/ou um roteiro de apresentação, onde estará descrito o tema proposto, especificando o formato da apresentação em que se dispõe a atuar.
b) Currículos Vitae e/ou Lattes do inscrito.


4. Da remuneração
O valor a ser pago pelo serviço de facilitador, palestrante ou oficineiro é de R$500,00 (quinhentos reais).


* As propostas que já foram enviadas estão sendo avaliadas. Entraremos em contato com os incitadores /palestrantes/oficineiros e etc em breve!


Para maiores informações:
3179-3695 ou funcaju.cultura@gmail.com