quarta-feira, 18 de maio de 2011

Dirigentes do Sistema MinC reafirmam adesão ao projeto político de cultura de Ana de Hollanda

Carta de Apoio

Dirigentes do Sistema MinC reafirmam adesão ao projeto político de cultura de Ana de Hollanda

Nós, secretários e dirigentes do Ministério da Cultura, vimos manifestar à sociedade brasileira e aos movimentos artísticos e culturais nossa coesão em torno de um projeto político de cultura liderado pela Ministra Ana de Hollanda na gestão da Presidenta Dilma Roussef.

Repudiamos a forma como o Ministério da Cultura vem sendo atacado por aqueles que insistem em não reconhecer o diálogo e as ações concretas empreendidas nesses primeiros 120 dias de trabalho.

Reconhecemos e respeitamos as diferenças e posições, mas afirmamos que esse processo deve sempre ser orientado pela defesa dos melhores valores culturais, como a ética, o respeito e a solidariedade.

Estamos unidos em torno de Ana de Hollanda e pelo avanço da política pública de cultura no Brasil.

Vitor Ortiz
Secretário-Executivo do MinC

Ana Paula Santana
Secretária do Audiovisual do MinC

Cláudia Leitão
Indicada Secretária de Economia Criativa do MinC

Henilton Parente de Menezes
Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC

João Roberto Peixe
Secretário de Articulação Institucional do MinC

Marta Porto
Secretária de Cidadania Cultural do MinC

Sérgio Mamberti
Secretário de Políticas Culturais do MinC

Antônio Grassi
Presidente da Funarte

Eloi Ferreira
Presidente da Fundação Cultural Palmares

Galeno Amorim
Presidente da Fundação Biblioteca Nacional

José do Nascimento Junior
Presidente do Ibram

Luiz Fernando de Almeida
Presidente do Iphan

Manoel Rangel
Presidente da Ancine

Wanderlei Guilherme dos Santos
Presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa

Andre Diniz
Chefe da Representação Regional do MinC no Rio de Janeiro

Antônio Tadeu Di Pietro
Chefe da Representação Regional do MinC em São Paulo

Cesária Alice Macedo
Chefe da Representação Regional do MinC em Minas Gerais

Delson Luiz Cruz
Chefe da Representação Regional do MinC no Norte

Fábio Lima
Chefe da Representação Regional do MinC no Nordeste

Margarete Costa Moraes
Chefe da Representação Regional do MinC no Sul

Mônica Trigo
Chefe da Representação Regional do MinC na Bahia

Keilah Diniz
Coordenadora do Escritório do MinC no Acre

Gilberto Carvalho garante Ana de Hollanda; críticos "vão quebrar a cara"

Segundo ele, a presidenta Dilma Rousseff não pensa em troca de ministros e já indicou apoio irrestrito à Ana de Hollanda

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse nesta quarta-feira (11) à Agência Brasil que a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, não corre o risco de perder o cargo e que seus críticos “vão quebrar a cara”. Carvalho se reuniu com Ana no Palácio do Planalto, momentos antes da entrevista.

“Vão quebrar a cara aqueles que querem fazer uma instabilidade naquele ministério ou que querem fazer a mudança da ministra. Quem muda ministro é a presidenta da República e ela está plenamente confiante no trabalho da ministra”, disse Carvalho.

A ministra, que confirmou receber “equivocadamente” diárias de viagens sem compromisso oficial, tem sido criticada por movimentos culturais que apontam retrocessos nas políticas da pasta, como a revisão da Lei do Direito Autoral, o atraso nos repasses de convênios, sua ligação com a atual gerência do ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) e a retirada do selo Creative Commons do site do ministério.

No entanto, segundo Carvalho, a presidenta Dilma Rousseff não pensa em troca de ministros e já indicou apoio irrestrito à Ana de Hollanda. "Começou-se a divulgar histórias de que a ministra estava para cair ou estava insegura. O que eu disse para a ministra é que, em nenhum momento, pensaram ou pensam em enfraquecê-la, em fritá-la ou removê-la. Ao contrário. Há uma confiança total da presidenta no trabalho, no projeto que a ministra Ana está desenvolvendo no ministério", afirmou.

Na última terça-feira (10), o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) anunciou que conseguiu as 27 assinaturas necessárias para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Ecad. O órgão que é o responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais, conta com o apoio político da ministra, e foi denunciado pelo jornal O Globo em um esquema de repasse irregular de verbas. Artistas ainda denunciam que a cúpula do Ecad defende mais os interesses das multinacionais que da classe artística.

Com informações da Agência Brasil



Nenhum comentário: