sábado, 2 de agosto de 2008

Excelência Cultural.

A satisfação de quem está participando das atividades programadas para (re) conhecer e celebrar a vida e obra de Luiz Gonzaga é bastante evidente.

A exposição este ano está contando com mais recursos de textos e imagens e a ambiência em matéria de cores e adereços está muito convidativa e aconchegante, idealizada pela equipe coordenada pelo artista plástico, Rogério Valença, da Quadrilha Junina Asa Branca.

A palestra e os recursos multimídia disponibilizados pelo Professor José Augusto recebeu elogios de todos. “Se em 2007 já estavam bons, este ano melhor ainda”, conforme comentários que circularam após a apresentação

A participação do presidente da quadrilha junina Luiz Gonzaga, Edson Alves e do produtor cultural Paulo Corrêa enriqueceu sobremaneira o repertório de informações ligadas a temas correlatos ao patrono do espaço.

Da parte da Secretaria de Estado da Cultura, a estrutura disponibilizada em termos de suporte técnico garantiu um nível de qualidade em matéria de som e de imagem que deixaram todos bastante contentes.

No decorrer dos debates foi registrado a pouca participação do público em momentos como esse, voltados para discutir questões fundamentais para fortalecer a inserção criativa e a nossa autonomia, enquanto nação, diante das investidas de invasão cultural por parte das corporações estrangeiras que atuam em negócios relacionados à cultura, em geral associadas a grandes grupos econômicos nacionais..

Mais uma vez foi lembrado a urgente necessidade de discutir com as escolas um trabalho integrado para possibilitar a incorporação da juventude a processos de (re) descobertas e de (re) criações de nosso legado cultural.

Além das escolas, o professor Zezito de Oliveira, diretor do espaço colocou a necessidade de investir também na formação cultural dos componentes das quadrilhas juninas que atraem um público juvenil muito grande, mas que entretanto carece de um aprofundamento sobre aspectos que dizem respeito as questões da(s) identidade(s) e da resistência cultural dos nordestinos, em particular dos segmentos populares.

O professor Zezito de Oliveira concordou com a opinião de um dos participantes da platéia, bastante envolvido com discussões e ações culturais relacionadas à Canudos, ao Cangaço e a valorização da memória de Luiz Gonzaga e disse que estes assuntos poderiam ser objetos de rodas de conversa junto aos componentes das quadrilhas juninas.

Continuando a observação, ele solicitou o apoio dos lideres de quadrilhas juninas que estavam presentes e colocou-se a disposição para ajudar a organizar encontros mensais para tratar desses temas, a idéia foi também acatada pelo Professor José Augusto e por Paulo Corrêa que colocou-se a disposição para participar dos encontros culturais com a juventude.

A programação prossegue no dia de hoje(02.08.08) com o momento celebrativo/mistico, apresentação de quadrilhas, grupos de dança e artes circenses e o forró com o Correia dos 8 baixos.

VIVA LUIZ GONZAGA!



P.S.: Por motivos operacionais não poderemos enviar as fotos da exposição e da programação da noite de ontem. Estaremos envidando todos os esforços para que isso aconteça no próximo ano. Quem sabe, em 2009, não poderá se disponibilizar também em videos, trechos das palestras.

Nenhum comentário: