Observatório Sergipano de Politicas Culturais. Espaço de mobilização, articulação e (in)formação em politicas culturais
segunda-feira, 8 de dezembro de 2008
Santa Catarina: campeã do desmatamento e das enchentes
fonte: http://chicaodoispassos.blogspot.com
Ong SOS Mata Atlântica divulgou um relatório dos maiores estados e municípios desmatadores da mata atlântica. Os estudo abrange o período entre 2000 e 2005.
Santa Catarina foi o estado campeão. Minas Gerais ficou em segundo lugar.
O que isto tem a ver com as enchentes. Enchentes são fenômenos cíclicos da natureza. Mas, que são muito agravadas quando a água escoa livremente e rapidamente para os rios.
A mata retém em suas raízes boa parte da água das chuvas, que posteriormente infiltra na terra e alimenta os lençóis freáticos. Depois, ao longo do ano esta água é liberada pelas nascentes, ajudando a combater os efeitos da seca. É um equilíbrio importante e de grande impacto na vida das plantas, animais e pessoas.
Os exemplos de recuperação das matas são poucos e importantes. Os exemplos de destruição da natureza são abundantes. Ainda podemos virar este jogo.
Veja este bom exemplo.
O que o casal da reportagem está fazendo é salvar um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica do Vale do Itajaí (a região atingida pela enchente).
No mundo tudo está interligado. Certamente as pessoas que compravam pizzas sem se importar com a origem da lenha que queimava no forno estão passando agora por grande sofrimento.
Vamos orar, ajudar e CONSCIENTIZAR.
Abaixo o relato do casal:
"Já compramos 433 hectares de áreas preservadas nas cabeceiras do rio Itajaí, em Itaiópolis (SC), e tudo está sendo transformada em RPPN. ... Salvamos da destruição muitos quilômetros de matas ciliares e milhares de árvores, muitas com mais de 300 anos de idade e da lista das espécies ameaçadas. Sem contar a riquíssima biodiversidade de outras plantas e animais. Assim, estamos realmente “fazendo a nossa parte” sem ter que esperar 300 anos ou mais para ver se vai dar certo, caso tivéssemos optado pelo plantio de árvores, onde teríamos gastado muito mais (5 vezes mais, no mínimo). De sobra, ainda salvamos milhares de animais, nossa biodiversidade, que infelizmente não ressuscitam e tampouco brotam a partir de meia dúzia de espécies árvores nativas plantadas".
NO FUTURO NOSSA GERAÇÃO SERÁ CONHECIDA COMO A GERAÇÃO QUE CONDUZIU O HOLOCAUSTO ANIMAL.
.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Chicão,
Parabéns pelo conteúdo do seu blog.
Inclusive encontrei uma matéria relacionando o problemas das enchentes de Santa Catarina com a questão ambiental, o que a grande midia faz questão de esconder.
Abraço,
Zezito de Oliveira
Postar um comentário