quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Decisão do Fórum estimula a produção de editais de circulação e distribuição de produtos culturais

fonte: www.cultura.se.gov.br
Discutir, buscar alternativas e colocar em prática ações que motivem a preservação do maior bem popular que é a sua cultura. Com esse objetivo, acaba de ser realizado na capital pernambucana, o Fórum de Secretários de Estado da Cultura do Nordeste. O evento precedeu o encontro dos governadores realizado no último dia 02, evento este que contou com a presença do presidente Lula. O Fórum mobilizou os dirigentes da pasta dos nove Estados, além de autoridades da esfera federal a exemplo do Ministro da Cultura. Juca Ferreira se mostrou sensível aos apelos institucionais, carentes não só de recursos, como de viabilidades práticas para a execução de projetos cada vez mais participativos e voltados aos interesses comuns dos artistas e da população.

Na área cultural, o encontro que vem tendo suas alternativas discutidas nos últimos dois anos, conseguiu unidade em termos de política cultural para os Estados da região. Esse aspecto positivo é destacado pelo professor e titular da pasta em nosso Estado, Luiz Alberto dos Santos.

Foram estabelecidos eixos considerados imprescindíveis para ações na área, por exemplo: a) desenvolvimento institucional com a realização de cursos de qualificação de gestores em políticas públicas de cultura e desenvolvimento regional que possibilite a estes gestores utilizarem mecanismos de economia na gestão administrativa; b) difusão da cultura nordestina; c) Conexão com os produtos culturais.



Em relação à difusão da política cultural os secretários retornaram aos seus Estados com a aprovação de um calendário cultural para o nordeste que evidenciará cinco grandes atividades reivindicadas pela região na sua relação com os demais estados, permitindo desta forma a interação com o turismo nordestino.

No caso de Sergipe, o destaque vai para o ciclo junino, período em que deverá haver uma convergência com a Bahia por não haver naquele Estado a força desta tradição. "Dialogamos com a Bahia para que possamos receber turistas, principalmente os estrangeiros que ali aportam para usufruir em nossa capital desse grande momento que é a festividade junina", afirma o secretário, professor Luiz Alberto dos Santos.

Outros eventos que merecem destaque são: o Encontro Cultural de Laranjeiras; o Festival Curta-SE; Agosto para Todos com evidência para o estudo sobre o folclore; o Jazz Festival; a Feira do Livro e a Semana da Consciência Negra.

"Estamos assumindo o desafio com outros Estados nordestinos de realizar em novembro do próximo ano aqui em nossa capital, o encontro das Orquestras Sinfônicas da região", revela o secretário.

Ao final do Fórum os secretários de cultura entregaram ao ministro Juca Ferreira um documento reivindicatório o qual foi por ele assumido integralmente o compromisso de apoiar a política cultural para a região nordeste.

Nenhum comentário: