quinta-feira, 20 de março de 2008

SEMANA LUIZ GONZAGA: MEMÓRIA E CELEBRAÇÃO - AGOSTO DE 2007.

A Semana Luiz Gonzaga surgiu da constatação de que era necessário realizar no momento de ocasião do aniversário da morte do patrono do espaço, programação que reverenciasse a memória do Velho Lua.

A proposta foi apresentada em reunião do Consórcio Cultural, no mês de julho, e obteve entusiástica recepção e após a escuta de algumas sugestões aconteceu da seguinte maneira:

02/08 (quinta-feira)

Abertura com Exposição Fotográfica da vida e obra de Luiz Gonzaga (material do acervo pessoal do pesquisador José Augusto de Almeida com fotos de Luiz Gonzaga e sua família, fotos do artista em Sergipe e em sua cidade natal Exu/Pe, e textos do pesquisador), nesta contamos também com o acervo da Quadrilha Junina Luiz Gonzaga contendo discos, fotos e painéis em homenagem ao Rei do Baio. 265 pessoas assinaram o livro de presença.



Roda Aberta de Diálogo – que foi apresentada pelo profº José Augusto de Almeida como tema: “O legado de Luiz Gonzaga para o povo brasileiro”, apresentado em slides toda a sua trajetória. Após a sua apresentação, o público teve oportunidade de tirar algumas dúvidas. Apresentação cultural da Quadrilha Junina Luiz Gonzaga, encerrando a primeira noite, realizando uma performance de teatro e dança retratando os momentos enfatizados pela apresentação anterior. Congregando o público para participar de uma grande quadrilha. 100 pessoas participaram desse momento.

03/08 (sexta-feira)

Apresentação de documentário e show de Luiz Gonzaga (acervo do produtor cultural e pesquisador Paulo Correia) . 50 pessoas participaram desse momento

04/08 (sábado)

Momento celebrativo, representação artística com cânticos populares de passagens da vida de Luiz Gonzaga.
Apresentação da Quadrilha Junina Asa Branca;
Apresentações musicais com o Forró Trio Suco de Cacau e Trio Correia dos
8 Baixos encerrando a programação.

A semana foi coroada de êxito, tendo reunido no horário de maior concentração, cerca de 400 pessoas: artistas, forrozeiros do nosso estado, admiradores e fãs de Luiz Gonzaga, estudantes das escolas do bairro e seus professores e público em geral. Servindo também de inspiração para a elaboração do projeto Luiz Gonzaga vai a Escola a ser desenvolvido em escolas da rede publica e da rede particular no ano de 2008.

Nenhum comentário: