segunda-feira, 31 de março de 2008

CURSO DE FITOTERAPIA PLANTAS MEDICINAIS E PRODUTOS NATURAIS

29/04/2008- TERÇA- FEIRA
08h00min - Abertura do Curso e Dinâmica de Apresentação;
08h30min- Palestra sobre a política nacional de plantas medicinais e fitoterápicos – Dr. Ângelo Antoniolli- vice reitor da UFS;

09h00min- Debate;

10h30min- Lanche;

11h00min- Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde – PNPIC; Introdução a Fitoterapia, Histórico, Botânica de Plantas Medicinais Fitoterapia na Rede de Saúde, Legislação, Princípio Ativo;

14 as 18 h – Reconhecimento das Plantas – Farmácia Viva - Parque da Sementeira;

30/04/2008 – QUARTA FEIRA

08h00min – Conceitos Importantes, Plantas e suas Indicações, Formas de Preparo e Receitas: Tinturas (antiinflamatórias, antifúngicas e cicatrizantes) e banhos naturais; Pomadas e óleos naturais; Sabão e xampu natural; Lambedores; Sabonetes de fruta e plantas.

10h00min – lanche

10h15min- Coleta, Cultivo, Secagem e Armazenamento das plantas;

14h00min- Aula Prática – Preparação de chás, tinturas. Sabonetes, pomadas, óleos, xampu e sabonete artesanal.

16h00min- Avaliação e Encerramento


DATA: 29 A 30 DE ABRIL DE 2008

LOCAL: SALA DOS CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL/ARACAJU- Rua Própria 222- Centro - anexo Rádio Cultura.

CARGA HORÁRIA: 16 Horas.
HORÁRIO: 08 às 12 e 14 às 17 HS.
INFORMAÇÕES - 3255- 2622 / 88146794
INSCRIÇÕES – Até o dia 25 Abril de 2008.
VAGAS – 30 Participantes.
TAXA – R$ 25,00
DEPÓSITO BANCO BANESE-AGÊNCIA 061, CONTA – 03-100195-7.


FORNECIMENTO DE CERTIFICADO PELA UFS


APRESENTAÇÃO:


O Movimento Popular de Saúde (MOPS) existe desde 1989 em Sergipe com o objetivo de articular os grupos de base na luta por uma saúde pública de qualidade e o resgate das práticas culturais e populares.

A fitoterapia, como prática integrativa é um fenômeno social no mundo atual, caracterizada por suas inter-relações biológicas, sociais, culturais e econômicas. Ao mesmo tempo em que as ciências da pós-modernidade ressaltam uma mudança de paradigma, saindo do modelo cartesiano e reducionista para um modelo holístico com a valorização do todo. Nele incluindo: a relação do homem com a natureza e a utilização de recursos naturais de forma sustentável. Assim, vemos que o uso de plantas medicinais fitoterápicas é estimulado, principalmente nos movimentos sociais em decorrência da valorização da cultura popular pelos usuários do sistema de saúde.

A Resolução nº. 338/04, do Conselho Nacional de Saúde que aprova a Política Nacional de Assistência Farmacêutica, a qual contempla, em seus eixos estratégicos, a "definição e pactuação de ações intersetoriais que visem à utilização das plantas medicinais e de medicamentos fitoterápicos no processo de atenção à saúde, com respeito aos conhecimentos tradicionais incorporados, com embasamento científico, com adoção de políticas de geração de emprego e renda, com qualificação e fixação de produtores, envolvimento dos trabalhadores em saúde no processo de incorporação dessa opção terapêutica e baseada no incentivo à produção nacional, com a utilização da biodiversidade existente no País";

O Decreto nº. 5.813, de 22 de junho de 2006, aprova a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos que garante à população brasileira o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos, promovendo o uso sustentável da biodiversidade, o desenvolvimento da cadeia produtiva e da indústria nacional.

O campo das Práticas Integrativas e Complementares contempla sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos, os quais são também denominados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de medicina tradicional e complementar/alternativa (MT/MCA), conforme WHO, 2002. Tais sistemas e recursos envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Outros pontos compartilhados pelas diversas abordagens abrangidas nesse campo são a visão ampliada do processo saúde doença e a promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado.


OBJETIVOS:

- Articular o saber científico e popular nas práticas de saúde, envolvendo o conhecimento das plantas medicinais e a produção de produtos naturais, orientando para aspectos de conservação da natureza, cuidados na coleta das ervas, e desenvolvendo de práticas de manejo sustentável.


- Fortalecer o Coletivo de Práticas Culturais e Populares de Saúde do Mops Sergipe;

- Sensibilizar a população para implantação do centro de formação de práticas Integrativas de saúde e de geração de renda.

- Divulgar a política nacional de Práticas Integrativas e Complementares e de plantas medicinas e fitoterápicos
METODOLOGIA:


O curso será dividido em momentos teóricos e atividades práticas. A troca de experiências será precedida de aulas expositivas, rodas de discussões e práticas de campo. A metodologia será participativa e problematizadora, partindo do conhecimento dos participantes e valorizando a troca de conhecimentos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

o Abordagem teórica: Introdução a Fitoterapia; Reconhecimento das plantas medicinais; Legislação Brasileira sobre Fabricação e Comercialização de Fitoterápicos; Tinturas (antiinflamatórias, antifúngicas e cicatrizantes) e banhos naturais; Pomadas e óleos naturais; Sabão e shampoo natural; Lambedores; Sabonetes de frutas.


COLETIVO DE PLANTAS MEDICINAIS E ALIMENTAÇÃO NATURAL / MOPS SERGIPE

Nenhum comentário: