quinta-feira, 20 de março de 2008

O Presépio Comunitário e Ecológico do Gonzagão - Dezembro de 2007





A idéia, originalmente, partiu de membros da equipe técnica do “Gonzagão”, aprimorada e concretizada através das mãos do artista plástico Rogério Valença, cujo talento, — utilizando materiais como: garrafas pets, retalhos de tecidos, sobras de lã e fitas coloridas, restos de madeira e papelões, tintas, papéis, palha e algodão, e mais um tanto de criatividade e generosidade, — resultou, pelo que nos consta, no primeiro presépio natalino construído com a base inteiramente reciclada.


A concepção do presépio envolveu, além da assistência do produtor artístico Edson Monteiro, outros integrantes do consórcio cultural do Conjunto Augusto Franco e Adjacências, em forma de oficina e mutirão. Contamos ainda com a mão-de-obra voluntária de um marceneiro na construção da estrutura da manjedoura e pessoas da própria comunidade, que contribuíram com a doação de diversos materiais.

A construção total do projeto durou cerca de duas semanas. A obra ficará exposta no Gonzagão até 06 de janeiro de 2008, durante horário comercial, ocupando uma área de 3.0 m2 e com uma altura de 2.65 cm. Pode-se facilmente identificar o lúdico e o popular nordestino através de traços da nossa cultura em detalhes como os fuxicos que decoram as roupas de alguns personagens. Detalhes que também se sobressaem na minuciosa caracterização mais requintada dos três reis magos, e na própria decoração circular, que é complementada por guirlandas feitas com peneiras, as famosas “arupembas” sergipanas, e uma árvore de natal rústica, feita a partir de uma esteira de palha de bananeira.


O artista plástico Rogério Valença é também coreógrafo, cantor, estilista e aderecista da quadrilha junina Asa Branca, com formação em Pernambuco e em São Paulo, onde, além da sua participação em grupos culturais e artísticos de cada região, também, integrou a comissão carnavalesca da Escola de Samba Império da Casa Verde, do grupo especial paulista e se dispôs a produzir o trabalho do presépio de forma gratuita, levando em conta as dificuldades orçamentários do momento.


A realização do projeto do presépio natalino no Complexo Cultural “O Gonzagão” consolida a nova fase de reabertura de suas portas à comunidade, com ações e eventos culturais, educativos e sociais, iniciado em 13 de junho deste ano, sob a coordenação do Professor Zezito de Oliveira e, assim, encerrando as suas atividades de 2007 com total comprometimento com a cultura sergipana e com os valores populares e artísticos locais.

Nenhum comentário: