quinta-feira, 20 de março de 2008

Complexo Cultural Gonzagão promove aula aberta de dança-yoga e de danças circulares.





Com o objetivo de buscar um contato mais próximo da população com duas modalidades de dança voltadas para a melhoria da qualidade de vida, notadamente no campo da saúde física, mental e emocional e no relacionamento interpessoal, o Gonzagão promove duas aulas abertas gratuitas com Dança-yoga no dia 06/03(quinta-feira) ás 16h e com Danças Circulares no dia 07/03, às 19h30.

A prática da yoga é mais difundidada como filosofia ou caminho do que como arte, entretanto, segundo K.S. Yengar, a yoga é uma arte espiritual. A palavra yoga, em sânscrito, significa união, trabalho, aplicação; é um caminho de auto-análise que se pode praticar. Estar presente, observando o próprio estado de presença, fazendo e ao mesmo tempo observando o que esta sendo feito, é uma etapa no caminho da integração. Dançar como o foco na auto- observação, buscar fluidez e consciência no movimento, na respiração, experimentando uma dança mais total.

A ministrante paulista Íris Fiorelli é professora de Yoga, formada pelo Método Shivananda, Barcelona (2003 e 2004). Dedica-se à dança profissionalizante atuando e ensinando desde 1992. Estudou várias técnicas como Balé Clássico, Flamenco, Dança Clássica Indiana, Reeducação do Movimento, Dança Contemporânea e Danças Brasileiras.

Em março de 2007, Íris chega a Aracaju com a Ong “Caravana Arco-íris Por La Paz”, tendo facilitado o contato com a yoga em vários estados brasileiros, para todas as idades, realidades sociais e étnicas. Atualmente, reside em Aracaju e atua também como artista clown na Cia de Palhaços “O Mínimo”.

As danças circulares, por sua vez, são danças de roda, tradicionais e contemporâneas, de diferentes culturas (diferentes povos e diferentes épocas) vivenciadas como canal e instrumento de Educação e Cultura, de comunicação criativa, de auto-conhecimento, de saúde integral, de celebração e integração.


Para apresentar essas danças, virá de Olinda , Pernambuco, o educador Álvaro Pantoja Leite, que é licenciado em Filosofia, doutorando em Ciências da Educação e focalizador de rodas, desde 2000, com encontros e cursos de Danças Circulares em diversas cidades brasileiras (Recife, João Pessoa, Aracaju, Maceió, Teresina, Fortaleza, Sobral).

Durante a aula aberta de danças circulares, além da proposta de envolver o público presente em alguns exemplos práticos, será aberto um espaço para a realização de um bate papo sobre como as danças circulares contribuem para o crescimento humano e sobre as possibilidades como ferramenta pedagógica no trabalho sócio-educativo.

No próximo final de semana, dias 08 e 09 de março, Álvaro Pantoja estará coordenando um Encontro de Danças Circulares, na Comunidade Bom Pastor, no bairro Santos Dumont, organizado pela Ong Ação Cultural e Comunidade Bom Pastor.

Leia também: http://acaoculturalse.blogspot.com

Nenhum comentário: