quinta-feira, 20 de março de 2008

O 3º Fórum Popular de Cultura



O Fórum Popular de Cultura, promovido pela Ong Ação Cultural em Sergipe, está na sua terceira edição. Neste ano, o fórum, cujo tema é “Juventude, Artes Cênicas e Cidadania”, conta com o patrocínio do Banco do Nordeste, através do Programa BNB de Cultura – Edição 2007 e, pela primeira vez, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura.

O evento terá inicio às 19h30 da sexta-feira, 23 de Novembro, com posse pública da nova diretoria da Ação Cultural, mesa redonda com gestores públicos que tratarão do tema “Cultura e Inclusão” , apresentação do vídeo do fórum 2006 e a abertura da exposição sobre o trabalho da Ação Cultural e parceiros nos bairros de Aracaju e região metropolitana.

O retorno das atividades se dará no sábado (24 de Novembro) ás 14h30, com as palestras temáticas que abordarão: A Cultura como Agente de Transformação Social - A Escola como Pólo Cultural da Comunidade - que será apresentada por Marcial de Araújo Lima, Presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural(AL) e Dança-Cidadania com a professora e administradora Paula Gonçalves da ONG Em Cena Arte e Cidadania.(PE)

No horário da noite, será realizada uma mostra artística apresentando o resultado de algumas iniciativas desenvolvidas em escolas, bairros e cidades do interior.

Já no domingo (25 de Novembro), a partir das 9 horas, o espaço estará aberto para troca de experiências entre os participantes e dois atores e professores sergipanos da área de teatro — Rafaela e Fredy, que aquecerão o bate-papo falando sobre as suas experiências; a primeira relacionada ao fazer teatro no sertão e o resgate da tradição popular da região, e o segundo sobre o Teatro do Oprimido, modelo de prática cênico-pedagógica criada e desenvolvida por Augusto Boal na década de 70, destinando-se à mobilização do público, vinculando-se ao teatro de resistência.

Ocorrerá simultaneamente o mesmo com o pessoal da área de dança, que terão como provocadores do debate os professores e dançarinos sergipanos Carlos Henrique e Cristiane, que trabalham com adolescentes e jovens em diversos bairros de Aracaju e da região metropolitana, com dança moderna, afro e contemporânea. Falarão sobre as conquistas, as potencialidades, as dificuldades enfrentadas e as formas para superá-las.

Na tarde de domingo acontecerá as oficinas que aprofundarão os assuntos abordados nas palestras temáticas e rodas de conversas, pautados na metodologia de trabalho desenvolvida na Em Cena Arte e Cidadania, cujo foco é na dança como meio de inserção social, sob a responsabilidade da dançarina e educadora Ketully Costa Leal e no projeto “A escola como pólo cultural da comunidade”, intitulada: "Educação como ação cultural para a auto-determinação: um estudo de caso entre estudantes da periferia maceioense." sob a responsabilidade de Clébio Correia de Araújo, Mestre em Educação Brasileira pela UFAL e professor do Depto. de História da UNEAL - Universidade Estadual d

Nenhum comentário: