quinta-feira, 20 de março de 2008

CELEBRAR CANUDOS: 110 ANOS DE MASSACRE

O Movimento Popular e Histórico de Canudos em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura, através do Complexo Cultural O GONZAGÃO, estará realizando o 1º Celebrar Canudos. O evento servirá de espaço para debates, palestras, atividades artísticas, tais como: teatro, dança vídeos, shows, exposições fotográficas, tudo isso envolvendo a temática dos acontecimentos da Guerra de Canudos.

Há 110 anos o sertão da Bahia foi inundado pelo sangue de cerca de 25 mil brasileiros que lutaram bravamente pelo direito de viver livre das cangas dos coronéis, do latifúndio e dos impostos da recém instaurada república. A guerra de Canudos (1896-1897), evento crucial da história brasileira teve e tem um significado impar no cenário nacional e vem a cada dia despertando um interesse maior por parte de jornalistas, historiadores, intelectuais, pesquisadores, políticos, sindicalistas, religiosos e etc.

Entretanto, toda essa história do extermínio do povo de Canudos ficou muito tempo apagada e esquecida na memória do povo da região, do Brasil e do mundo e quando dela se falava era recheada de mitos e preconceitos contra Conselheiro e sua gente. Hoje, 110 anos depois, já podemos ver e sentir uma História de Canudos revisada. Canudos como uma história de lutas e de resistência camponesa versus a Canudos de fanáticos, monarquistas e messiânicos.

Canudos mais outra vez “não se rendeu” e se espalhou pelo país e sabemos que grande parte da elaboração de produções artísticas e culturais (filmes, livros, vídeos, artigos, romarias, seminários, semanas de cultura) que discutem Canudos dentro e fora do país deve-se a atuação do Movimento Popular de Canudos. Até 1981, quando se iniciou o trabalho popular pelo resgate de Canudos na região de Monte Santo, pesquisas acadêmicas haviam sido feitas, conferências realizadas e filmes exibidos. No entanto, Canudos vivia o seu silêncio mortal debaixo das águas do cocorobó. Foi preciso que este Movimento criasse uma mentalidade nova, profética, arrancando Canudos da malvadeza dos coronéis armados e das gaiolas das elites acadêmicas.
O Movimento Popular e Histórico de Canudos há anos luta para resgatar as verdades desta história através de associações, sindicatos, palestras e eventos como este que objetiva contribuir para que o povo brasileiro possa resgatar sua identidade com suas lutas e se inspirar nos bravos guerreiros de Canudos que deram suas vidas em defesa de uma sociedade justa e solidária.

Coordenação do Movimento Popular e Histórico de Canudos

CELEBRAR CANUDOS: 110 ANOS DE MASSACRE

Uma parceria do Movimento Popular e Histórico de Canudos - Núcleo de Sergipe com a SECRETARIA ESTADUAL DE CULTURA/SERGIPE GOVERNO DE TODOS, através do Complexo Cultural O Gonzagão.

27 de outubro de 2007 – SÁBADO
GONZAGÃO - ARACAJU

PROGRAMAÇÃO

9h. Abertura da Exposição “Canudos: ontem e hoje” E da exposição fotográfica sobre os 23 anos do Movimento Popular e Histórico de Canudos, da fotógrafa Rita Barreto - BAHIA

15h. Palestra com o Pe. Enoque Oliveira, pesquisador e fundador do Movimento Popular e Histórico de Canudos – Euclides da Cunha - BAHIA



16h Debate

16:30h Atividades Artísticas

17h Vídeo “Canudos: Sol e Pó” de Luciano Correia.

INTERVALO

19h Momento Celebrativo, sob a coordenação do missionário popular Ulisses Willy



20h Grupo Teatral Canudos EM Movimento – Japaratuba/SE, Grupo de Danças Rasga do Nordeste – N. Srª do Socorro/SE e Banda de Pífanos Zabumba da Missão – Japaratuba/SE




22h Forró pé de serra com Casaca de Couro/SE

Nenhum comentário: