quarta-feira, 6 de abril de 2011

SECULT-SE INVESTE NA CAPACITAÇÃO DE AGENTES CULTURAIS


Projeto 'Birô Cultural' começa no dia 28 de março


Objetivo do projeto é atingir todas as regiões de Sergipe

Capacitar os agentes culturais sergipanos é um dos eixos primordiais da Política Cultural do Governo de Sergipe. Foi a partir deste principio que nasceu o Birô Cultural, projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através do Fundo de Desenvolvimento Cultural e Artístico (Funcarte), que, a partir de 28 de março, começa a percorrer o Estado levando aperfeiçoamento em planejamento e viabilização de projetos culturais a artistas, produtores e gestores de cultura das mais diversas regiões.

O cronograma do Birô Cultural é composto por nove oficinas práticas em elaboração de projetos e captação de recursos, ministradas por consultores especialistas na área e destinadas a gestores e fazedores de cultura de todo o Estado. Cada uma dessas oficinas tem carga horária de 20 horas, distribuídas em cinco dias de aula. O acesso ao projeto é gratuito e a quantidade de vagas ofertadas é limitada: 25 inscritos por oficina.

A promoção de oficinas desta natureza fortalece a produção cultural de Sergipe, segundo a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino. “O Birô Cultural é uma iniciativa que dialoga com a realidade nacional e com a política de cultura que estamos executando em Sergipe. Trata-se de um projeto que vem a estimular os agentes culturais do nosso Estado a garantir uma presença mais maciça nos editais de cultura do país, através das ferramentas de gestão e planejamento de ação cultural que serão discutidos nas oficinas. Além disso, é uma forma de aprofundarmos a nossa articulação com agentes e gestores da cultura, criando uma verdadeira rede de colaboração entre os profissionais de cada um dos oito territórios sergipanos”, fala a secretária.

Todas as regiões contempladas

Todos os oito territórios de planejamento de Sergipe foram contemplados pela Secult com o Birô Cultural. O cronograma de oficinas tem início no dia 28 de março, em Carmópolis (Leste), e segue desta forma: 04 de abril, em Nossa Srª das Dores (Médio Sertão); 11 de abril em Tobias Barreto (Centro Sul); 25 de abril, em Itabaiana (Agreste); 02 de maio, em Nossa Srª da Glória (Alto Sertão); 09 de maio, em Laranjeiras (Grande Aracaju); 16 de maio, em Propriá (Baixo São Francisco); 23 de maio, em Estância (Sul); e 30 de maio, em Aracaju (Grande Aracaju).

A abrangência das localidades escolhidas faz parte de uma estratégia da coordenação do projeto para formar uma rede de mobilização e apoio para participação dos agentes culturais sergipanos em editais de cultura, como explica o secretário adjunto de Estado da Cultura, Marcelo Rangel. “Nosso objetivo é transformar os participantes das oficinas do Birô Cultural em multiplicadores destes conhecimentos nas regiões em que moram ou atuam, de modo a amplificar a capacitação em cada um dos 75 municípios sergipanos”, detalha o secretário adjunto.

Impacto do Birô Cultural

Marcelo Rangel enumera, ainda, os resultados que são esperados durante e após a execução do Birô Cultural. “Este é um projeto que deve causar impactos culturais, sociais e econômicos nas localidades atingidas, pois visa garantir, por exemplo, o acesso da população à arte, o fomento de ações culturais que envolvem a criança e o adolescente nas comunidades interioranas, e a ampliação da participação de Sergipe em editais culturais públicos e da captação de parceiros para projetos na área de cultura, gerando emprego e renda”, explica.

Os interessados em participar do projeto devem preencher ficha de inscrição – disponível no site da Secult – e aguardar o resultado da seleção, cujo principal critério é a avaliação da atuação do inscrito na área cultural. Para mais informações sobre o Birô Cultural, entre em contato com a coordenação do projeto através do email contato@cultura.se.gov.br ou através dos telefones (79) 31791924 e 88166901.

Leia mais em: http://www.divirta.se.gov.br

Nenhum comentário: