terça-feira, 19 de abril de 2011

Aracaju sedia Fórum Brasileiro de Cultura Junina

fonte: divirta.se

Sergipe será o celeiro da maior discussão sobre os festejos juninos do Brasil. Nos próximos dias 16 e 17 de abril acontecerá o 1º Fórum Brasileiro de Cultura Junina, cujo principal objetivo é promover uma discussão em torno dos aspectos econômicos e culturais da festa.

O evento será organizado pela Confederação Nacional de Quadrilhas Juninas e Grupos Folclóricos (CONAQJ) e tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Presidentes de Federações de Quadrilhas Juninas de 21 estados brasileiros, além de autoridades políticas, e representantes do movimento junino também estarão presentes.

A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, acredita que a realização do fórum reflete a importância que Sergipe possui nos festejos juninos do país. “Entendemos que o Fórum Brasileiro de Quadrilhas Juninas é uma forma democrática de se pensar os festejos juninos do Brasil. No nosso Estado, a festa dialoga com a identidade de nosso povo, abrangendo desde as vestes às comidas típicas. A festa de São João é um dos momentos mais marcantes do calendário cultural e turístico do Nordeste", declarou Eloísa.

Programação

Durante os dois dias de programação serão debatidos assuntos de relevância para o cenário dos festejos juninos, bem como palestras e discussões sobre questões ligadas às potencialidades turísticas decorrentes das festas.

No dia 16 de Abril, a abertura do Fórum será no Centro de Criatividade, às 18h, trazendo shows pé de serra e as quadrilhas juninas: Unidos em Asa Branca, Século XX e Abusados da Roça. Já no dia 17, o evento acontecerá no Hotel Fazenda Boa Luz, a partir das 9h, reunindo todos os participantes.

Segundo o presidente da CONAQJ, Michael Helry da Silva, o Fórum tem a função de organizar representantes dos Estados para a criação de uma “rede cultural” em parceria com universidades, associações, Secretarias Estaduais de Cultura e Turismo, e Ministério da Cultura.

“O São João é a festa mais popular do Brasil. Precisamos valorizar isso, justamente pelas consequências positivas que proporcionam aos seus envolvidos, como, por exemplo, o crescimento econômico nas cidades que realizam grandes festas. Neste Fórum, vamos discutir o São João do Brasil inteiro, incluindo as quadrilhas ? como as principais representantes da festa”, disse.

Michael destacou, ainda, o apoio recebido pela Secult, na execução do 1º Fórum Brasileiro de Quadrilhas Juninas. “A Secretaria de Estado da Cultura é uma grande parceira da confederação, sempre angariou recursos financeiros, junto a outros órgãos do Estado, para colaborar com os diversos grupos juninos do estado e eventos ligados ao tema junino. Escolhemos Sergipe para ser sede da Conaqj por compreendermos que o Estado valoriza esses festejos, tendo-os como um grande símbolo cultural dos sergipanos”, avaliou o presidente.

Metas

Durante o Fórum Brasileiro de Quadrilhas, os organizadores ainda pretendem efetivar alguns pontos tidos como essenciais. Veja alguns deles:

- A realização de uma Conferência Nacional de Cultura bianual, estimulando a realização de conferências estaduais e municipais como condição indispensável para a participação na Conferencia Nacional.

- Criar a tradição de realizar a Conferência Nacional de Cultura bianual, estimulando a realização de conferências estaduais e municipais como condição indispensável para a Confederação.

- Assegurar apoio técnico federal e estimular a instalação do sistema municipal e estadual de cultura junina em todo o território do País, como condição para transferência de recurso voluntário da União para cultura.

- Garantir que os conselhos municipais, estaduais e federais de cultura junina promovam com a participação de jovens, idosos e representantes dos direitos da infância, de grupos étnicos e identitários e de pessoas portadoras de necessidades especiais, bem como articulação com os conselhos setoriais representativos destes segmentos.

- Aprimorar os instrumentos legais de forma a facilitar a transparência e o controle social dos processos de seleção e de prestação de contas de projetos incentivados com recursos públicos.

- Aprimorar os modelos já existentes e criar alternativas de financiamento e gestão de programas, projetos e ações na área da cultura junina, em parceria com a iniciativa privada e com as organizações não-governamentais. Estimular à diversificação das fontes financiadoras e à ampliação do acesso e do controle social.

- Garantir condições para que os órgãos colegiados e os Conselhos possuam autonomia e sustentabilidade e possam cumprir a sua função institucional de definição de políticas públicas.

Nenhum comentário: