terça-feira, 19 de abril de 2011

Encontros Rumo à Cidadania Cultural

MinC propõe agenda de diálogo com secretarias estaduais e municipais

A atividade Encontros Rumo à Cidadania Cultural chegou à sua quarta edição no dia 15 de abril no Rio de Janeiro. O evento ocorreu na Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC) em paralelo ao Encontro da Ação Griô Nacional – que contou com a presença da Ministra da Cultura (leia mais).


Marta Porto, futura representante da nova Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, em processo de criação, mostrou a intenção de realizar uma extensa agenda de encontros entre o MinC e secretarias municipais e estaduais de cultura, afim de discutir ações e programas já existentes no âmbito do Programa Cultura Viva e Brasil Plural. Marta esclareceu ainda que o diálogo com os colegiados setoriais é fundamental para a construção de programas e ações de forma coletiva.


Outra informação divulgada durante a reunião foi a instalação, nas próximas semanas, de uma central de atendimento e informação voltada a esclarecer dúvidas sobre convênios e editais relacionados ao programa Cultura Viva. A central será instalada tanto em Brasília quanto nas Representações Regionais do MinC. Para André Diniz, Chefe da Representação Regional do Rio de Janeiro (RRRJ/MinC), “o encontro faz parte da filosofia do novo ministério, que é voltada a aprofundar o diálogo com a sociedade organizada ou não”.


Os encontros começaram em Belo Horizonte (MG) no dia 7 de abril, seguido pelo de Salvador (BA), no dia 12. Após São Paulo (SP), dia 14, e Rio de Janeiro (RJ), no dia 15, a conversa sobre políticas à cidadania e diversidade cultural para o Brasil chega a região Sul, encerrando os encontros do mês de abril. Florianópolis (SC), é a primeira capital do Sul a sediar o encontro dia 19, seguido de Porto Alegre (RS), no dia 20. Os Encontros Rumo à Cidadania Cultural recomeçam no dia 10 de maio.


Acompanhe a cobertura pelos perfis de Twitter @culturaviva e @culturagovbr/.
Confira como foram os Encontros Rumo à Cidadania já realizados:


Belo Horizonte


Salvador



São Paulo


Acesse aqui a programação com datas e locais dos encontros de abril/2011.

Nenhum comentário: