sexta-feira, 22 de abril de 2011

Música, Páscoa e a Vida do Planeta

Quatro CDs de Reginaldo Veloso, presbítero das CEBs,

e a Campanha da Fraternidade - CF/2011

Feliz ou infelizmente, aos 73 anos, tenho a agenda tão cheia que pouco ou nenhum tempo me sobra para correr atrás e chegar em tempo, por exemplo, de oferecer sugestões aos organizadores dos subsídios para as Campanhas da Fraternidade. Mas, essa noite, perdi o sono, vislumbrando “N” possibilidades de utilização de músicas de minha autoria, compostas ao longo desses 44 anos de compor para o Povo de Deus, em minha terra, para a CF deste ano. Trata-se de 3 (três) CDs gravados pela COMEP-Paulinas e 1 (um) pela PAULUS. Sem falsa modéstia, têm tudo a ver. Senão, vejamos:

  • Antes de tudo, musicalmente, por inusitado que possa parecer, um embasamento bíblico-litúrgico, para o que chamo de leitura pascal da vida. E não se trata de invenção minha, é coisa de São Lucas, precisamente, a perícope que inspirou nada menos que duas faixas do recém-lançado EMAÚS: Lc 24,13-35. Pegando carona no terceiro Evangelista, ouso propor, como caminho de espiritualidade cristã, o que Lucas magistralmente resume neste trecho fundamental do seu Evangelho. É como se fosse a teologia do VER – JULGAR – AGIR. Realmente, não dá para viver a Fé cristã senão, de cara para a realidade dos acontecimentos, do cotidiano... tendo como referencial avaliativo, a fé bíblica, “as Escrituras”... com a decisão efetiva de assumir, aqui a e agora, em comunhão com JESUS Morto-e-Ressuscitado, o divino e vitorioso Samaritano, nosso compromisso com o Reino, em meio à História da Humanidade, numa perspectiva de transformação das pessoas e das estruturas sociais. É o que nos inspiram as faixas 01 “Ó Companheiro Jesus” e 09 “Emaús”, esta, a que dá nome ao CD citado, da COMEP/Paulinas, 2011.
  • A partir daí, vamos concretizar, antes de tudo, o nosso VER... Imaginem a Comunidade reunindo-se para o estudo do tema da CF/2011 ou para as celebrações Quaresmais, aonde este estudo, necessariamente, irá repercutir, cantando, em algum momento da reflexão sobre a realidade e seus desafios, coisas como as propostas nas faixas 04 “Salmo 0” e 06 “Chacina Geral”, do CD “Vida, o Sonho de Deus”, lançado pela PAULUS, em 1999, que nos colocam diante do cenário geral de injustiça e morte gerado pelo Capitalismo e sua lógica voraz de lucro e destruição ... ou, mais explicitamente, diante do problema da poluição dos rios e mares pelas “indústrias da morte”: escutar faixa 10 “Funeral do Pescador”, do mesmo CD... E não seria demais, em algum outro momento, cantar, simplesmente, “Fraternidade, Sim, Violência, Não!”, do CD “Aleluia, Porque Hoje é Páscoa”, lançado pela COMEP/Paulinas, em 2004; ou, ainda, “Imensa planície juncada de ossos, coberta de mortos sem vida e calor”, faixa 10 do CD “Canto do Chão”, gravação de 1979, re-lançada em CD pela COMEP/Paulinas, no ano 2000... Nem seria demais inspirar-se nas faixas 06 “Escolhe a Vida” e 08 “Vida e Missão, neste chão”, do novo CD já mencionado, EMAÚS, que provêm de Campanhas passadas, mas que deságuam infalivelmente na Campanha deste ano... E tudo poderia terminar com o “Clamor do Milênio”, faixa 02 do CD “Aleluia, Porque Hoje É Páscoa”, já citado.
  • Chegamos, então, ao segundo e importante momento, o JULGAR, ou seja, o da iluminação das Escrituras, momento ético e místico, que poderá ser ricamente alimentado por quanto se poderá cantar, valendo-se, por exemplo, da poesia de “Sol Resplendente”, faixa 6, do CD “Aleluia, Porque Hoje é Páscoa”... de músicas como o frevo “Vida, o Sonho de Deus”, faixa 15 que deu nome ao CD da PAULUS, já mencionado... ou, finalmente, o baião “O Espírito do Senhor”, faixa 11 do CD “Aleluia, Porque Hoje é Páscoa”.
  • Finalmente, o AGIR, bem que poderá ser impulsionado por músicas convocativas, motivadoras e energizantes, quais sejam: “Reconciliai-vos”, faixa 8, do CD “Canto do Chão” da COMEP/Paulinas... Com um toque de juventude, a faixa 06 “Galera da Fraternidade”, do CD/PAULUS: “Vida o Sonho de Deus”... As faixas 02 “Comunicação” e 04 “O Banquete dos Últimos Tempos”, 07 “A Vitória do Amor” e 10 “Sejamos Comunicação”, esta última, de genial autoria da Ir. Maria Luiza Ricciardi, com bela música do Maestro Karam, todas quatro, do CD “Emaús”, COMEP/Paulinas/2011... Além das já citadas “Vida, o Sonho de Deus”, do CD do mesmo nome da PAULUS, bem como “Escolhe a Vida” e “Vida e Missão, neste Chão”, respectivamente, faixas 06 e 08 do novo CD “EMAÚS”.
  • Toda essa bela, rica e diversificada programação levará naturalmente a um desfecho: a Cantata Pascal “Os Dias dos Homens e o Dia de Deus”, poema de minha autoria, genialmente musicado pelo Maestro DUDA, melodias e arranjos, maravilhosamente interpretado pela possante voz de Edson Montenegro. Escutem as faixas, de 12 a 15, do CD “Aleluia, Porque Hoje é Páscoa”, da COMEP/Paulinas, e me digam se poderia haver um final mais feliz, uma culminância mais significativa e até apoteótica, para a Campanha da Fraternidade deste ano de 2011...

Que essa Campanha possa repercutir por muito tempo, pela vida da gente afora, ao som dessas inspiradoras músicas, motivando cristãos de muitas Comunidades Cristãs, oxalá de todas, a um compromisso efetivo com a Vida do Planeta. E assim, a Páscoa, a Passagem libertadora de Deus aconteça e nos possibilite exultar, com Maria, “em Deus meu salvador”, manifestado na Ceia de EMAÚS e em todas as experiências e celebrações, onde “o Pão é repartido” e se experimenta a presença de JESUS, o Ressuscitado. Aí cantaremos com toda a verdade:

Emaús é aqui e agora

De sentar e comer é a hora

Alguém toma o pão e agradece

Na partilha o olhar se esclarece

E não vai dar para ficar parado...

Vamos logo correndo aos irmãos

E às irmãs que à espera estão

Anunciar a vitória do amor

Novo mundo, o Reino chegou!

Reginaldo Veloso, presbítero das CEBs,

Quaresma de 2011

Nenhum comentário: