sexta-feira, 11 de março de 2011

Saiba como ter acesso aos espetáculos do Festival de Teatro

O Festival de Teatro Sergipano, que acontece entre os dias 15 e 28 de março, terá acesso totalmente gratuito aos espetáculos. Cada espectador terá direito a dois ingressos, sendo que os mesmos serão liberados no dia da peça. Este processo será válido para as peças dos teatros Lourival Batista e Tobias Barreto, e da Casa Rua da Cultura. Para os espetáculos apresentados na praça Fausto Cardoso e Mirante da 13 de Julho, não há necessidade de ingressos.

Durante o festival, as bilheterias dos dois teatros estarão abertas para que o público possa pegar as entradas. A bilheteria do Tobias Barreto funcionará do meio-dia até a hora do espetáculo; a do Lourival Batista abre às 14h e também recebe o público até o início da peça. O número de ingressos disponível respeita a capacidade de público das duas unidades.

Acesso à programação acadêmica

O Centro de Criatividade será palco de residências, oficinas e vários debates. Entres essas atividades, está a discussão sobre a obra de renomados dramaturgos (William Shakespeare, Augusto Boal, Samuel Beckett, Bertolt Brecht), e também debate sobre Leis Autorais, com participação do presidente da Associação Nordestina de Autores Teatrais, Racine Santos e um representante do Ministério da Cultura (MINC).

Para ter acesso à programação acadêmica, o interessado deve comparecer ao Centro de Criatividade, até o dia 14 de março, munido de currículo contendo número do registro profissional de artista e preencher um formulário de inscrição. Devido à limitação das vagas, todos os inscritos passarão por uma seleção, o resultado da triagem sairá no dia 17, no site www.divirta.se.gov.br.

Cultura e solidariedade

Durante a coletiva, foi anunciada uma parceria com a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), na arrecadação de donativos durante os dias de apresentações nos teatros Tobias Barreto e Lourival Batista. A coordenação do Festival e a equipe da Seides estimularão os espectadores a doarem alimentos, materiais de limpeza e/ou garrafas de água nestes locais, mas o acesso às peças não está condicionado à ação de solidariedade.

De acordo com o coordenador estadual da Defesa Civil de Sergipe, Major Mendes, cerca de 75 mil pessoas de 11 municípios serão beneficiadas com os donativos durante o Festival de Teatro Sergipano. “Essas parcerias são de extrema importância para nosso trabalho e deveriam ser copiadas por outros órgãos públicos e também particulares., pois trazem benefícios diretos a moradores de Canindé de São Francisco, Frei Paulo, Gararu, Itabi,Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo, Poço Verde e Porto da Folha”, explicou.

Realização

O Festival de Teatro Sergipano é uma realização do Governo de Sergipe, através da Secult, e tem o Banese Card como grande patrocinador; a empresa de telefonia Oi é patrocinadora; Detran/SE, GBarbosa, Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Fundação Aperipê e Funarte são apoiadores culturais do evento.

Para ver a programação do Festival de Teatro Sergipano, clique aqui. Para mais informações sobre o evento, acesse o perfil @TeatroSE no twitter.

Nenhum comentário: