quinta-feira, 17 de março de 2011

Aracaju nos seus 150 anos e a cultura que fica.

HOJE, 17 DE MARÇO, ARACAJU COMPLETA 156 ANOS

UM TEXTO AINDA ATUAL (INFELIZMENTE) OU ARACAJU MERECE MAIS, MUITO MAIS!!


Em todos os anos, durante o mês de março, é elaborada uma vasta programação para comemorar o aniversário da cidade. No ano de 2005, quando foram comemorados os 150 anos, publicamos no jornal Cinform o presente artigo.

Para resumir o motivo pelo qual o texto está sendo reeditado na íntegra, aqui no Overmundo, podemos lembrar da frase de uma composição do Legião Urbana: “Mudaram as estações e nada (ou quase nada) mudou” na área da ação cultural transformadora e inclusiva.

O que nos deixa perplexos é o fato de que a cidade, sendo governada desde o ano 2000 por uma aliança de partidos de esquerda, ainda não atendeu aos anseios de quem tanto esperou e espera do grupo.

Afinal, a expectativa era de que o segmento artístico/cultural fosse considerado prioridade no governo da mudança. Mas o que se percebe é que na área da cultura quase tudo está por fazer.

Esperamos que nos próximos aniversários, possamos registrar o melhor e mais duradouro presente, que são as políticas públicas de cultura à altura da importância que a área requer no atual momento histórico nacional e mundial.


LEIA MAIS:
http://www.overmundo.com.br/overblog/aracaju-nos-seus-150-anos-e-a-cultura-que-fica

5 comentários:

AÇÃO CULTURAL disse...

Amigo Irmão Zezito,

Muito boa noite, parabéns pelo texto e pelas excelentes colocações. Tudo que o senhor pensa e me fez acreditar é a melhor e a mais completa proposta de educação cultural que um país e seus governantes devem deixar como herança.
Mas, confesso para o amigo irmão que perdi a esperança em sua totalidade, ou melhor, ainda me resta um pouco de esperança para me manter vivo em um país sedento num momento de embriagues, mas estou meio que muitíssimo preocupado.
E, para reforçar o que digo, no aniversario da grande Aracaju, que se intitula capital da qualidade de vida e num raio alguns quilometros, na localidade compreendida entre os bairros Siqueira Campos, Santos Dumont, Getúlio Vargas, Agamenon Magalhaes e José Conrado de Araújo, onde moram aproximadamente 100 mil pessoas, a gente não encontra um barzinho ou centro de integração sociocultural que cantem, toquem, falem das expressões de primeira qualidade, o que se encontra é onde só se comenta besteiras e tocam músicas de décima quinta categoria.
Outro exemplo, é só assistirmos ao programa Câmera em Ação, programa patrocinado pela Câmera de Vereadores, onde percebemos o baixo nível de escolaridade e expressões e erros de pronúncias dos nossos senhores vereadores.

Meu amigo irmão, confesso que estou cansado dessa porra de país, onde se gasta R$3000.000,00 em um pré caju e não se prestigia a nossa comunidade cultural .
Como dizia Renato Russo em uma de suas composições, ( E QUANDO ESTE PAÍS VAI FICAR RICO, E QUANDO VAMOS FATURAR UM MILHAO, QUANDO VENDEREM TODAS AS ALMAS DE NOSSOS INDIOS NO LEILÃO. OS INDIOS JA SE FORAM, AGORA RESTAM OS CAFUSOS, MAMELUCOS E ETC. EMFIM, OS SEM NADA, QUE NESTE PAÍS É TRATADO COM DESDÉM O TEMPO TODO, OUVINDO PROGRAMAS QUE NÂO PRESTAM EM SUAS TVs. PROGRAMAÇÕES CULTURAIS DE BOSTA MESMO. Emfim, ninguém tem mais interesse em conversar sobre Santos Dumont, Manoel Bonfim, Monteiro Lobato, Roberto Freire, Maurício de Souza, Alexandre de Gusmão. Enfim, estamos ficando vazios e sem memória e ninguém FAZ nada, nem mesmo os políticos, que se dizem guardiões da tão sonhada igualdade social.
Meu irmão! Quero se possível que me perdoe, mas estou meio que cansado DE tanta falta de seriedade, flata de zelo e descompromisso de nossas elites, sabe.
Fraternalmente
Ademir

Recebido através do e-mail

AÇÃO CULTURAL disse...

Obrigada pela informação. Realmente a maquiagem do governo é bem feita, e infelizmente shows compram os desinformados.

Abraços,

Paty

Recebido através do e-mail

AÇÃO CULTURAL disse...

Concordo plenamente.


Vicente

Recebido através do e-mail

AÇÃO CULTURAL disse...

O setor cultural é significativo e deve ser considerado pela importância em incorporar as novas gerações em atividades intelectuais, despertando crianças, adolescentes e jovens para novos caminhos e o futuro dará a resposta devida.

Com abraços de

Milton Coelho

Recebido através do e-mail

AÇÃO CULTURAL disse...

Arte em Toda Parte 2011 tríade "Arte, Cultura e Cidadania"
Através de oficinas e espetáculos de circo,com a Cia. Gentileza, Caixa Cênica , Stultífera Navis e Boca de Cena compomos com a lona circense , localizada no eixo central no bairro 17 março , um evento que contou com muita alegria , resgate as tradições do circo e aprendizado para os jovens acerca das técnicas circenses . A tríade para tal empreitada, contou também com as oficinas realizadas pela Escola Oficina de Artes Valdice Teles, oferecendo aulas de violão, com o professor Ítalo Santos; acordeon, com o professor Júnior de Jesus e percussão, com o professor Odílio Samirez.Além disso,oficinas de artesanato com a professora Suely Ribeiro e Desenho e Pintura, supervisionada pelos professores Marcelo Gaspar e Tintiliano. Ao lado, realizou-se a apresentação de talentos do hip hop , através do grupo Tração Hip Hop Brasil e sua interação com o público. Já a fotografia, levava os jovens do bairro 17 de março à construção de olhares acerca do ambiente em que vivem, auscultando outras perspectivas à sua realidade. Ainda no espaço do evento, as crianças do bairro ganharam picolés e brincaram no pula-pula.
Outro eixo dessa tríade de composições e combinações corresponde a musicalidade da banda afro Afoxé Akueran e a banda de arrocha Léo, "O atrevido do arrocha" , sendo os integrantes deste último moradores do próprio bairro.


Acessem nosso blog !!! Estamos sempre atualizando sobre os eventos, projetos e planejamentos que fazem parte do cenário cultural de nosso município.


através de e-mail