terça-feira, 29 de março de 2011

A PÁSCOA DO PADRE JOSÉ COMBLIN



Paz e Bem!

Na manhã de ontem (27/03), aos 88 anos, o padre belga José Comblin (esquerda), um dos mais importantes teólogos da Teologia da Libertação, encontrou-se com a Irmã Morte. Faleceu na Bahia, onde ministrava um curso para animadores de Comunidades de Base.

Pe. Comblin nasceu no dia 22 de março de 1923, na Bélgica. Desde 1958 trabalhava no Brasil, especialmente em Pernambuco, na Paraíba e na Bahia. Foi um dos importantes assessores de Dom Hélder Câmara e um dos maiores teólogos em atividade no Brasil, foi professor de Frei Tito de Alencar e Frei Betto.

Pe. Comblin deixa uma vasta e importante obra teológica. Mas, sobretudo, um exemplo de mestre e guia inquieto e exigente como os velhos profetas, denunciando sempre nossas incoerências na fidelidade aos preferidos de Deus: o pobre, o órfão, a viúva, o estrangeiro. Trabalhou por uma Igreja profética a serviço destes últimos nas nossas sociedades. Criou vários movimentos missionários leigos: Missionários do Campo (1981), Missionárias do Meio Popular (1986), Missionários de Juazeiro da Bahia (1989), na Paraíba (1994) e em Tocantins (1997).

Rezemos por Pe. Comblin, sua família e as Igrejas e Comunidades que o acolheram, em especial, a Diocese de Talca, no Chile, com Dom Larrain; a Diocese de Riobamba, no Equador, com Dom Proaño; E, no Brasil, a Arquidiocese de Olinda e Recife, com Dom Helder Câmara,OFS, a Arquidiocese da Paraíba, com Dom José Maria Pires e a Diocese de Barra, com Dom Frei Luís Cappio,OFM, no sertão da Bahia, onde estava residindo.

"A descendência deles permanecerá para sempre, e sua fama jamais se apagará. Seus corpos foram sepultados em paz, e o nome deles viverá através das gerações." (Eclo 44,13-14)

Foi-se um profeta... De onde sairão os outros/as???

Abraço.


Elson Matias,JUFRA.

Amigos! Amigas!

Acolhido na Casa do Pai, neste 27 de março, após seus 88 anos de peregrinação, o Pe. José Comblin, que se achava em Salvador - BA, terá sua vontade atendida, de ser sepultado na companhia do Pe. Ibiapina, em Santa Fé, vizinha a Arara - PB.

Há poucos dias atrás, em visita a Santa Fé - conta-nos seu conterrâneo, Pe. José Floren - lá estava o Pe. José Comblin a plantar uma muda de pau-brasil, explicando que era para fazer sombra em seu túmulo...

Pois bem, após haver plantado centenas de árvores, desta vez será o próprio Pe. José a ser plantado ("Se o grão de trigo não morrer..." (cf. Jo 12, 24).

Alegres na esperança, rendamos graças a Deus pelo dom do testemunho profético que nos foi o Pe. José Comblin, durante toda a sua vida entre nós!

"A esperança dos pobres vive!"

Fraternalmente,

Alder

LEIA TAMBÉM:

COBERTURA DA AGÊNCIA ADITAL

MÚSICA QUE DEDICAMOS A PE. COMBLIN EM ESPANHOL

EM PORTUGUÊS

2 comentários:

Unknown disse...

Vai-se um profeta, mas fica em nós e para nós o exemplo, o testemunho de uma vida toda dedicada a Boa Nova do Pai, sobretudo transmitindo-a aos pobres e pequenos!
Coincidência ou não, no momento leio "Jesus de Nazaré", um de seus tantos livros ricos em profetismo e beleza evangélica!
Vai em paz irmão!!! O povo das CEBs pedem sua intercessão...

AÇÃO CULTURAL disse...

Grato pelo envio. Pe. José marcou nossa geração. Dor e alegria no Cristo vivo!

Pe José - Aracaju (via e-mail)