domingo, 13 de fevereiro de 2011

Fórum de Secretários de Cultura

Ministra Ana de Hollanda fala em união e parceria com os estados

No final da manhã desta quarta-feira (9), a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, participou da Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, realizado em Brasília, no Museu Nacional da República. O objetivo principal do encontro foi apresentar o fórum aos novos secretários e estabelecer contato entre eles e dirigentes do MinC. Dos 27 membros do fórum (um de cada estado da federação), 19 estiveram presentes, representando todas as regiões brasileiras.
Após saudar a todos, a ministra Ana de Hollanda falou da necessidade de um trabalho integrado entre as três esferas de governo (federal, estadual e municipal). “Precisamos estar unidos. Para chegar até a ponta, ou seja, até o cidadão, passamos pelos estados e pelos municípios. Mas como chegar até ele sem a fomação de parcerias?”, expressou.
A ministra também aproveitou a oportunidade para dizer que o Ministério da Cultura tem todo o interesse em trabalhar com os Pontos de Cultura e com a cultura digital.
Reunião extradordinária
Esta foi a primeira reunião extraordinária desenvolvida pelo Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura em 2011. Além da ministra, compareceram ao evento o secretário executivo da pasta, Vitor Ortiz, os secretários de Fomento e Incentivo à Cultura, Henilton Menezes, e de Articulação Institucional, Roberto Peixe.
“Nós, do MinC, queremos um relacionamento transparente, muito sincero com os todos os secretários de Cultura do Brasil”, disse Vitor Ortiz. Ele apontou como perspectivas positivas a aprovação do Vale-Cultura e o Fundo Social do Pré-Sal, incluindo o Programa Mais Cultura e o PAC das Cidades Históricas. Ortiz também se referiu ao trabalho de construção, até 2014, de 800 praças do Programa de Aceleração do Crescimento, que vão abrigar centros culturais, esporte, lazer e inclusão digital. “Os governos precisam estar juntos nessa grande tarefa”, ressaltou.
Henilton Menezes falou sobre a estrutura organizacional e funcionamento da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), além das inovações para os anos de 2011 e 2012, como a itinerância das reuniões da comissão pelas cinco regiões do País. Outros dirigentes do ministério prestigiaram a reunião, como o presidente do Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram), José do Nascimento Jr, e o diretor do Livro, Leitura e Literatura, Fabiano dos Santos.
A presidente do Fórum Nacional e secretária de Cultura de Sergipe, Eloísa Galdino, afirmou durante o encontro que o fórum é um parceiro solidário do MinC e que estará unido na construção de políticas públicas culturais para todo o país.
A reunião foi realizada com apoio da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal e com a presença de seu secretário, Hamilton Pereira.
(Texto: Gláucia Ribeiro, Ascom/MinC)
(

Nenhum comentário: