segunda-feira, 1 de setembro de 2008

ONG Fábrica do Futuro lança dia 28 o seu canal audiovisual na internet

DUO Informação e Cultura -

Espaço colaborativo na internet irá abrigar e dar visibilidade à produção audiovisual no interior do estado. Mesa redonda transmitida ao vivo em WEBTV, dia 28, reunirá gestores, estudiosos e autoridades da TV Brasil e da Secretaria Estadual de Cultura de Minas Gerais. Público poderá participar por meio de chat

Por meio do projeto REDE GERAÇÃO DIGITALIGADA DE WEBVISÃO, será lançado na próxima quinta-feira, 28 de agosto, às 20h, o novo portal da FÁBRICA DO FUTURO (www.fabricadofututo.org.br). Haverá atividades simultâneas em várias cidades do interior, transmitidas ao vivo, em WEBTV. A Fábrica tem sede em Cataguases e é uma das mais ativas organizações do terceiro setor no estado, com atuação em diversas frentes voltadas para o trabalho de difusão do audiovisual e apropriação das novas tecnologias pelos jovens. Seu novo espaço virtual .que marca a transição para um novo status de atuação, integrando diversos projetos. vai além de um simples endereço na internet.

Gerenciado de forma colaborativa e integrado com outras redes digitais, o portal irá abrigar e dar visibilidade à produção dos núcleos audiovisuais da Fábrica do Futuro em cinco cidades do interior: Cataguases, Leopoldina, Muriaé, Juiz de Fora e Ouro Preto. O portal irá também aglutinar os diversos projetos da Fábrica do Futuro e uma rede de colaboradores no Brasil e no exterior, além de reunir informações sobre o programa Cultura Viva do Ministério da Cultura, (do qual participa desde 2005), mobilizando a rede dos Pontos de Cultura espalhados pelo país.

LANÇAMENTO - 28 de agosto - quinta-feira - 20h

Para marcar o lançamento do portal e estimular os debates que a iniciativa provoca, será realizado, em Cataguases, uma mesa redonda com participação de gestores, estudiosos e autoridades do Ministério da Cultura, da TV Brasil e da Secretária Estadual de Cultura. O tema será: "Democratização dos meios de comunicação, Internet e redes criativas: a produção audiovisual em tempos de convergência tecnológica".

Participantes - Leandro Saraiva, gerente de conteúdos da Diretoria de Programação da TV Brasil / Caetano Ruas do Circo Voador Digital / Daniel Queiroz, Diretor de Fomento à Produção Audiovisual da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais / Rodrigo Minelli do Laboratório de Mídias da Escola de Comunicação da UFMG / Cesar Piva, gestor cultural da Fábrica do Futuro.



O debate será transmitido ao vivo, simultaneamente, pelo novo portal da Fábrica, em formato WebTV . www.fabricadofututo.org.br. Os internautas também poderão participar do evento por meio de chat, que estará disponível no site.

SOBRE O FUNCIONAMENTO DO PORTAL

De acordo com César Piva, gestor cultural da Fábrica do Futuro, "o portal tem o objetivo de desenvolver formas democráticas de expressão e acesso livre a conteúdos audiovisuais, com foco na diversidade cultural". O portal é desenvolvido integralmente em código aberto. Dessa forma, o sistema permite que, a partir de seu lançamento, os próprios integrantes da Fábrica do Futuro dêem continuidade e adaptem o espaço virtual, podendo ser atualizado e modificado inclusive por não-programadores.

REDE GERAÇÃO DIGITALIGADA DE WEBVISÃO

É um projeto desenvolvido pelo Instituto Cidades de Cataguases, gestora da Fábrica do Futuro com apoio do Fundo Estadual de Cultura e do BDMG. Sua proposta é estimular a criação de redes sociais de cooperação e criação audiovisual colaborativa, com jovens organizados em núcleos de produção em Cataguases, Leopoldina, Muriaé, Juiz de Fora e Ouro Preto. Ainda de acordo com Cesar Piva, gestor da Fábrica do Futuro, "a idéia é contribuir com a pesquisa e experimentação de novos modelos de criação, produção e promoção da diversidade cultural de Minas Gerais, como um exemplo de difusão de conteúdos audiovisuais e repertórios culturais na internet".

FÓRUNS DA FÁBRICA DO FUTURO

O lançamento do portal eletrônico integra o 3º Fórum da Fábrica do Futuro, um programa de atividades desenvolvidas ao longo do segundo semestre de 2008, que marca, do ponto de vista estrutural e de gestão, a transição do "projeto Fábrica do Futuro" para um status mais abrangente de atuação, melhor definido como um empreendimento cultural, envolvendo diversos projetos para Cataguases e outras cidades. O 1º fórum, em 2003, foi o ponto de partida para o lançamento da Fábrica do Futuro. O 2º Fórum, realizado em 2005, marcou a criação do Ponto de Cultura e a parceria fundamental com o programa Cultura Viva, do MinC.

SOBRE A FÁBRICA DO FUTURO

A Fábrica do Futuro . Residência Criativa do Audiovisual, com sede em Cataguases, Minas Gerais é um ambiente de pesquisa, criação, produção e difusão de conteúdos audiovisuais, culturais e educativos. Um centro de formação e produção de conhecimentos, compartilhados por processos colaborativos, para e com jovens inseridos em redes sociais criativas e produtivas. A Fábrica busca na apropriação social das novas tecnologias, a promoção de oportunidades para novos modelos de trabalho e empreendimento, na perspectiva da economia criativa da cultura e do desenvolvimento humano.

Novos Núcleos - O lançamento do Portal marca também a implantação de quatro novos núcleos da Fábrica do Futuro nas cidades de Juiz de Fora, Muriaé, Leopoldina e Ouro Preto. Cada núcleo conta com um coordenador local, uma equipe de 10 jovens voluntários, um kit multimídia composto por ilha de edição, filmadora e celular multimídia.

O Instituto Cidade de Cataguases é o gestor da Fábrica do Futuro, inaugurada em julho de 2005, como um ponto de cultura do Programa de Cultura do Ministério da Cultura e integrante de um amplo programa de Cultura e Desenvolvimento na cidade de Cataguases. Esse programa tem como foco estrutural a economia criativa do setor audiovisual, as novas tecnologias e a juventude. Para isso, a Fábrica do Futuro criou a RECRIA - Residência Criativa do Audiovisual, como um ambiente permanente, responsável pela realização de diversos projetos. Dentre eles destacamos:


- Projetos Conexão Digital, Cidades Digitais e Identificar, em parceria com a VIVO;

- Tela Viva em parceria com o Instituto Votorantin;

- Cidades Invisíveis: um ponto de cultura digital com a REDE MINAS, a CONTATO de BH e Ministério da Cultura;

- Festival CINEPORT e Festival de Ver e Fazer Filmes, com a Fundação Ormeo Junqueira Botelho e Energisa;

- Centro Multimídia de Memória da Indústria Têxtil, em parceria com o Instituto Francisca de Souza Peixoto e a Cia Industrial Cataguases;

- Pólo de Animação, Jogos Eletrônicos e Novas Linguagens: um Termo de Cooperação com SEBRAE.


SUGESTÃO DE ENTREVISTA

Cesar Piva . gestor cultural da Fábrica do Futuro


SERVIÇO

Lançamento - Projeto Rede Geração Digitaligada de Webvisão

Dia 28/8 . quinta-feira - 20h

Local: Avevida Humberto Mauro, 340 . Cataguases/MG

* O evento será transmitido ao vivo pelo endereço: www.fabricadofuturo.org.br


PARA AGENDAMENTO DE ENTREVISTAS E OUTRAS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Fumaça Corp. . Jornalismo e Assessoria de Imprensa

Vinícius Resende, Rafael Minoro e Artênius Daniel

(31) 3309.6031 / 6071 - 9795.7171

http://www.curtaocurta.com.br/jornal/1696/

Nenhum comentário: