quinta-feira, 3 de julho de 2008

A NOSSA MIDIA TUCANO-CONSERVADORA

Caros amigos do 3o. Setor e demais leitores da lista

Qualquer estudante acadêmico de Economia que já leu Keynes sabe que um dos motores da inflação é a expectativa psicológica dos consumidores, que ao acreditarem que ela aumentará, preparam-se para minimizar o prejuízo fazendo estoques e investindo seu dinheiro em bens especulativos.

Nossos jornais tucanos, com bico e tudo (ou seja, praticamente toda a grande imprensa) falam em inflação diariamente, colocando-a nas manchetes como prato principal, ao lado da violência. Ajudam, assim, a alimentar as expectativas negativas e a criar um clima de insegurança permanente, propício ao aumento das atividades especulativas e ao medo.

Agem assim para angariar dividendos eleitorais para seus amigos de partido, em oposição ao atual governo e a quaisquer outros governos menos 'liberais', negligenciando o fato de que o aumento real nos índices inflacionários foi de pouco mais de um ponto percentual, em um cenário mundial no qual há uma forte onda inflacionária, e mesmo sabendo que se pratica uma politica monetária responsável no país.

Fazem o discurso da crise, como sempre fizeram, desde bem antes da eleição de Lula, na época em que ele era apenas candidato. A crise como ameaça permanente. A desconfiança em primeiro lugar, substituindo todos os demais critérios, inclusive o científico e fático. Se os resultados são bons, é 'sorte'. Se são ruins, é 'incompetência. Mesmo que as evidências provem que se agiu corretamente, irão dizer que houve falhas graves ...

Fazem o discurso do medo - o medo como arma para submeter e distorcer a vontade livre, o mesmo medo que impuseram quando diziam que se o povo elegesse algum governante mais progressista haveria 'retrocesso', significando com isto a volta dos militares e das ditaduras. Essa é a mídia que temos, sempre querendo dar um, dois ou três passos atrás. É aquela que defende a 'desregulamentação das relações trabalhistas para baixar o custo-Brasil' e que protesta quando há greves, mas que finge defender o povo e os trabalhadores.

Sem dúvida alguma: merecemos uma mídia melhor!

Abraços a todos
F.Prieto

Nenhum comentário: