sábado, 12 de julho de 2008

PAUTA PARA AS ELEIÇÕES मुनिसिपैस - CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA:

CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA:
APROVADA A SUA CRIAÇÃO,
VAMOS AGORA TRANSFORMÁ-LO EM REALIDADE


A data de 26 de abril de 2007 deve ser comemorada por todo o mundo artístico e cultural da cidade do Rio: depois de uma batalha de mais de 15 anos foi finalmente aprovada a criação do Conselho Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

O Poder Legislativo do Rio de Janeiro, através de sua Câmara Municipal e do conjunto de seus vereadores percebeu a importância do papel, cada vez maior, que terão a arte e a cultura como fatores para o desenvolvimento econômico, social e humano numa sociedade globalizada. As atividades ligadas à arte e à cultura estão entre as que mais crescem e as que mais geram renda e emprego em todo o mundo.

Essa percepção do legislativo carioca reflete uma consciência mundial que se fortalece nos últimos anos, e que se traduziu, por exemplo, na aprovação em maio de 2004, em Barcelona, da Agenda 21 da Cultura, onde cidades e governos locais de todo o mundo assumiram o firme compromisso de fazer com que a cultura seja uma dimensão chave das suas políticas urbanas.

A cidade do Rio, com sua vocação para a arte e a criatividade, investindo na Cultura como ferramenta estratégica para o desenvolvimento, poderá se tornar um pólo mundial para as indústrias criativas, tirando da informalidade um contingente enorme de cariocas hoje à margem da cidadania.

Mas isso só irá acontecer se a Sociedade Civil e o Executivo Municipal compreenderem essas atividades não só como prioritárias para o desenvolvimento local, maximizando o seu potencial, mas como instrumentos poderosos para o fortalecimento dos laços comunitários, do diálogo cívico e da consciência democrática.

Na região do grande Rio de Janeiro iniciativas de inclusão social pela arte com seus projetos de música, teatro, cinema e vídeo, fotografia, dança, literatura e artesanato, mostram que não há melhor antídoto contra a violência, a desagregação e a desigualdade.

O Legislativo deu a partida. Resta agora que, junto com o Executivo e a Sociedade Civil organizada, artistas, produtores, gestores e instituições culturais, transformem em realidade um sonho longamente acalentado.

A Cultura do Rio merece!

Rio de Janeiro, 11 de junho de 2007

AGORA SÓ FALTA APROVAR A LEI QUE CRIA O CONSELHO MUNICIPAL DE ARACAJU, E DEPOIS TIRÁ-LO DO PAPEL.

Nenhum comentário: