Sergipe/ Sociedade Semear Aracajú
Dia 14 ás 19h palestra: A importância do corpo nos processos de criação em arte contemporânea com Christine Greiner
Dia 15 ás 19h palestra: processos de criação na dança com Lia Rodrigues
Representante Itaú Cultural: Marcelo Monzani e Sonia Sobral
Espaço Semear
Rua Vila Cristina, 148, Bairro São José, CEP 49015-000
Blog para acompanhar os seminários: http://rumos2009.wordpress.com/
Processos de Criação
Um dos aspectos mais pertinentes na compreensão e análise da produção cultural contemporânea, refere-se ao processo de criação e da percepção de como o realizador opera suas ferramentas e códigos da linguagem. Parte portanto da premissa de que por trás de toda e qualquer obra, de qualquer gênero artístico (literatura, dança, cinema, música etc), existe um rastro ou uma marca semântica e cultural registrada na maneira ou modo de fazer do artista. Através da constatação destes traços, de seu conhecimento e revelação, seria possível estabelecer leituras críticas ou interpretações sobre determinada obra e afirmar em que aspectos tal criação representa uma espécie de ?modus operandi? do autor. Esta análise incorpora inclusive a compreensão do contexto espacial e temporal em que o autor está inserido e de como é afetado por ele. Isto é, existe uma espécie de infraestrutura cultural que afeta o processo de criação e esta, necessariamente, deve ser levada em conta ao tentar entender os ?porquês? do artista.
Christine Greiner é professora do Departamento de Linguagens do Corpo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ensina no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica e na graduação em Comunicação das Artes do Corpo. Coordena o Centro de Estudos Orientais e dirige a coleção Leituras do Corpo, da editora Annablume. É autora do livro O Corpo, pistas para estudos indisciplinares (2005), entre outros livros e artigos publicados no Brasil e no exterior.
Palestra Christine Greiner - A importância do corpo nos processos de criação em arte contemporânea
O corpo sempre teve um papel fundamental na criação artística, no entanto a partir da segunda metade do século 20 a sua presença tornou-se cada vez mais intensa e mobilizadora. Esta mudança pode ser observada em contextos culturais diversos, sobretudo em experiências que aliam diferentes linguagens artísticas (cinema, dança, teatro, performance, artes plásticas etc), discussões filosóficas e científicas. A palestra apresenta alguns destes exemplos em DVD tendo em vista inspirar uma reflexão compartilhada com o público.
Lia Rodrigues, coreógrafa, dirije sua companhia desde 1990, criadora e diretora de 1992 a 2005 do festival Panorama da Dança, no Rio de Janeiro.
Palestra Lia Rodrigues
Trabalho arduamente para fazer o que é desnecessário.¹ -Manoel de Barros
Como, onde e por que fazer dança hoje?
Nenhum comentário:
Postar um comentário