quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Cidadania Ativa) Centenário de Dom Helder será celebrado até dezembro de 2009

Durante todo o ano de 2009 serão realizadas homenagens e celebrações para Dom Helder Câmara. O arcebispo emérito de Recife e Olinda que, se estivesse vivo, teria completado, no dia 7 de fevereiro, cem anos de nascimento, é lembrado em várias cidades do mundo pela pessoa e pelas obras que realizou.
Em Recife (Pernambuco), foi realizado no sábado um dia de atividades em comemoração ao centenário do Dom. Outras atividades também acontecerão, ao longo do ano, na França, Itália e Alemanha. As celebrações pelo centenário já começaram desde o ano passado e se estenderão até dezembro de 2009. O objetivo é homenagear a figura do Dom e relembrar as ações que realizou, além de divulgar as gerações mais novas o que o arcebispo representou e ainda representa nos campo religioso e social.
Em Recife, a Igreja das Fronteiras, local onde o arcebispo morou e faleceu, será palco de diversas homenagens. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) também homenageia o religioso com o lançamento nacional do Selo do Centenário. A ilustração do selo foi realizada pela artista Silvania Branco e apresenta o Dom soltando uma pomba branca. Ao fundo, o desenho mostra a imagem em silhueta da Igreja das Fronteiras, que tem, na frente, a sombra de alguns agricultores. A tiragem do selo será de 1.020.000 unidades.
Uma escultura de Dom Helder, também foi inaugurada no pátio da Igreja das Fronteiras. A peça foi realizada pelo escultor Demétrio Albuquerque a convite da Prefeitura da cidade. A obra é uma escultura do arcebispo em tamanho natural, com gestos e expressões típicas do Dom
Fonte: Adital

Nenhum comentário: