quarta-feira, 22 de outubro de 2008

A PAZ INVADIU O GONZAGÃO! Vivência de Dança-Yoga, 30/10, das 14 às 18h


“Poucos conhecem o yôga como arte-ele é mais difundido como filosofia ou caminho.”B.K.S. Yengar

Yoga é uma arte espiritual.

“A universalização do conhecimento disponibiliza novas ferramentas, que podem se somar e dialogar, filosofias e praticas que podem estar “a serviço” do progresso, da saúde e da paz.”

A palavra yoga em sânscrito significa união, trabalho, aplicação; é um caminho de auto-analise que se pode praticar. Estar presente, observando o próprio estado de presença, fazendo e ao mesmo tempo observando o que esta sendo feito, é uma etapa no caminho da integração.

Dançar com foco na auto-observação, buscar fluidez e consciência no movimento, na respiração, experimentar uma dança mais total.

Objetivo
Esta vivência pretende unir estas duas áreas com o objetivo de trazer mais fluidez a pratica das ásanas (posturas de yoga) e mais consciência na pratica da dança.

Nas aulas

Praticaremos relaxamento, exercícios de respiração, asanas interligados com movimentos fluidos buscando a dança de cada corpo e shavásana (potura para descanso final), conhecido como sono yogue, onde nossa energia se renova.

A prática de yoga reserva ao iniciante a instigante descoberta de novas possibilidades do corpo, de um fluxo de energia vital revigorante, de uma estabilidade na mente, aliada a dança traz música e liberdade para a expressão do corpo. Alonga todas as partes do corpo e também massageia os órgãos internos e as glândulas. Coordena o sistema respiratório com o corpo físico, relaxa e fortalece os músculos,estimula a circulação e aumenta a chegada de oxigênio em todos os tecidos.

Sem dúvida o mais importante é trabalhar com uma mente presente e paciente. Sempre dentro dos limites de cada um, com o principal objetivo de desenvolver aceitação em relação ao nosso corpo. A partir da aceitação, poderemos crescer e expandir nossos limites. Falaremos desses e outros assuntos nos círculos para compartilhar impressões a cada final de aula.

Publico
Pessoas de todas as idades, alunos antigos do curso e bem vindos novos alunos.

Programação
*Conversa informal.

*Aula pratica.

*Projeção de vídeo

*Lanche comunitário, pedimos a todos os participantes trazer alguma delicia para compartilhar, podem ser frutas. Traga seu copo!

Ministrante

Iris Fiorelli

É formada em Hatha Yoga-Método Shivananda, Barcelona, 2002. Cursou Pedagogia pela Universidade PUC de São Paulo, 1995. Trabalhou como professora no Yoga Center, Néctar escola de kundaline yoga e com grupo de 3°idade (melhor idade!) no centro cívico Nou Barris, Barcelona 2003 e 2004

Realiza oficinas com Silvia Leblon - Corpo, estado e criação no jogo do palhaço e Contato Improvisação com Ricardo Neves, Centro Cultural Vergueiro, Workshop de Improvisação Dança Teatro com Alex Ratton, Dança Contemporânea com Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira. Performea na Casa do Outro, manifesto que discute o espaço da dança, SESC Consolação, São Paulo/SP, junho de 2008.

Professora do projeto Dança- Yoga, no Gonzagão e professora do curso de Contato Improvisação do Studium Danças em Aracaju/SE, 1° semestre de 2008.

Realizou Workshop de Comedia Física com Hilary Chaplain, Anjos do Picadeiro, Salvador/BA, 2007;

Desde 2005 foca sua pesquisa no Contato Improvisação, técnica que utiliza para sua palhaça. Estuda, ensina, organiza convivência circular, JAMS - sessões de improvisação coletiva, realiza performances e intervenções urbanas no Brasil e na Argentina. Participou: do 1° Festival Internacional de Contato Improvisação no Rio de Janeiro, janeiro de 2008. Intensivo de Contato Improvisação com Nancy Star Smith, Porto Alegre/RS, novembro; Workshop Carregamentos com Cristiano Karnas; aulas com Diogo Granato e Ricardo Neves, São Paulo/SP, 2006. Intensivos: Dança Inclusiva com Marina Gubbay em San Martin de los Andes; Contato Improvisação com Andrea Fernándes em Puerto Madryn / Argentina, 1°semestre 2006.

Residiu em Buenos Aires em 2005, onde estudou Contato Improvisação com Eliana Bonard, Kirk Andrews, Cristina Turdo e realizou prática livre diária e grupos de estudo de C.I. e Movimento Autentico. Participou e performeou no 6º Festival Internacional de Buenos Aires. Cursou: Sistema Nervioso-Body Mind Centering com Lee Morgan.

Participou do Projeto Diversidade do Movimento: Contato Improvisação, Prof. Raymundo Costa, Balé da Cidade de São Paulo, março de 2005. Iniciou o Contato Improvisação com Tica Lemos - Studio Nova Dança/ SP , 1997-1998.

Estudou técnicas de dança como: Contemporânea na Escuela Experimental de Danza Contemporânea, dir. Mariana Sirote, Neuquen e Intensivo com Lucas Condro em Puerto Madryn / Argentina, 1°semestre 2006. Dança Clássica com Ana Catarina Vieira; Dança Brasílica com Ângelo Madureira e Dança Clássica Indiana com Patrícia Romano. São Paulo, 2004. Reeducação do Movimento com Ivaldo Bertazzo, 1996 e 2004/SP. Dança Flamenca com Tani, Truco, Manoel Nuñes, Bartolo.Intensivo com Eva Yerbabuena, Barcelona e Madri, 1999-2002.Dança Africana com Abdul do Senegal, Barcelona-Espanha, 2002.

Chega a Aracaju com a “Caravana Arco-íris por La Paz ”, tendo facilitado Contato Improvisação em vários estados brasileiros e para diferentes idades, realidades sociais e étnicas. Atualmente, reside em Aracaju, onde pratica Yoga para Dois e dança como preparação para seu trabalho como Clown, recentemente premiada com a Bolsa de aperfeiçoamento de números circenses da Funarte.

Nenhum comentário: