quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Cultura por aí (ACRE) Cultura em Movimento – Revelando a Diversidade Cultural do Acre


Texto e Foto: Agência de Noticias do Acre (Rose Farias)

Agentes culturais, artistas, gestores e produtores de 14 municípios participam do programa de formação, difusão, produção e incentivo às atividades artístico-culturais

Com o propósito de fomentar ações que fortaleçam a política cultural implantada pelo Governo Federal e pelo Governo do Acre, cujo foco é fortalecer as culturas tradicionais através de projetos e ações de incentivo a autonomia e prática de gestão compartilhada buscando como resultado principal o empoderamento das comunidades, que devem desempenhar um papel ativo nas iniciativas de desenvolvimento, a Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour deu início no último dia 14, ao projeto Cultura em Movimento – Revelando a Diversidade Cultural do Acre. A primeira caravana do programa percorreu os municípios de Epitaciolândia, Assis Brasil e a reserva do Icuriã com a oficina Roda das Artes. Durante os meses de outubro e novembro serão visitados 14 municípios. O programa em sua primeira etapa é financiado com recursos do Orçamento Geral do Estado (OGE).

A Caravana tem como objetivo principal iniciar o diálogo com os órgãos públicos locais para o desenvolvimento de ações nos Centros de Cultura e Florestania que trabalhem a formação, difusão, produção e incentivo às atividades artístico-culturais. Também tem como foco trabalhar junto aos artistas locais propostas que auxiliem no desenvolvimento e valorização da cultura local através de atividades artísticas”, explica Carol Di Deus, chefe do Departamento de Apoio às Artes da FEM, coordenadora do programa.

A caravana permanecerá dois dias em cada município. No primeiro dia acontece reunião com a prefeitura e Secretaria Municipal de Educação, bem como a visita às instituições que podem ser parceiras locais nas ações do programa. Neste mesmo dia a caravana visita artistas e entrevista pessoas de referência do local coletando histórias de cada lugar. No segundo dia é desenvolvida nos Centros de Cultura e Florestania, a oficina Roda das Artes que trabalha junto aos artistas, professores, agentes produtores locais a elaboração de um diagnóstico da cultura local, parte determinante que servirá de base para nortear os investimentos em ações culturais nos municípios pelo programa Cultura em Movimento.

Além de técnicos e artistas da FEM, integram a caravana membros do Conselho Estadual de Cultura do Acre – CONCULTURA, com o objetivo de eleger durante a oficina um membro temporário para compor os trabalhos do Conselho. Para Daniel Zen, presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour e do CONCULTURA a idéia é estimular a organização das Conferências Municipais de Cultura de caráter preparatório para a II Conferência Estadual de Cultura.
“Esses membros eleitos bem como os indicados pela prefeitura terão direito a voz nas deliberações bem como de apresentar propostas nas reuniões do CONCULTURA”, comenta.

A caravana está dividida em quatro frentes. A primeira já visitou os municípios de Epitaciolândia, Assis Brasil e a Reserva do Icuriã; a segunda percorrerá os municípios de Acrelândia, Capixaba, Porto Acre e Bujari; a terceira seguirá para Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Cruzeiro do Sul, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo e a quarta encerra este primeiro ciclo de visitas passando pelos municípios de Jordão, Santa Rosa do Purus e Manuel Urbano.

Por uma política de dinamização dos espaços culturais - Segundo Daniel Zen, o Programa Cultura em Movimento fomentará a estruturação para uma política de ocupação dos espaços culturais nos municípios e nos Centros de Cultura e Florestania em parceria com as Prefeituras Municipais, Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, Associação dos Municípios do Acre, Universidade Federal do Acre e comunidade local com atividades artísticas de formação, produção, difusão e incentivo às manifestações artísticas.

“Junto aos parceiros, se pretende ampliar o acesso e a troca de informações contribuindo para formação através de práticas educativas artístico-culturais, auxiliando no fortalecimento do intercâmbio, na valorização de talentos, incentivo da produção artística local, dinamização dos Centros de Cultura e Florestania e na diversificação cultural”, explica.

As ações do programa envolvem o mapeamento das cadeias produtivas da cultura; a dinamização dos Centros de Cultura e Florestania, através de cursos de formação para agentes e produtores culturais e caravanas de circulação de bens artístico/culturais que garantam o acesso a toda a comunidade; a criação de mecanismos de incentivo e valorização a projetos culturais de caráter continuado e, que contribuam com dinamização dos Centros de Cultura e Florestania e outros.

Conteúdo Programático da oficina Roda das Artes

8h30 – Credenciamento

9h – Abertura com apresentação da Fundação Elias Mansour e apresentação da dinâmica do dia

9h30 – Apresentação do projeto Cultura em Movimento

10h45 - Intervalo

11h - Divisão de grupos temáticos (Difusão, Produção, Incentivo e Formação) para dinâmica da tarde

12h – Intervalo para almoço

14h – Dinâmica: Roda das Artes – Difusão, Produção, Incentivo e Formação

15h30 – Apresentação das propostas dos grupos temáticos.

17h30 - Eleição de representante da comunidade artística-cultural para integrar o Concultura
18h – Encerramento com entrega de certificado de participação

Nenhum comentário: