quarta-feira, 25 de junho de 2008

Programação Especial dos Festejos Juninos - Gonzagão 2008 – 3º Semana - 27, 28 e 29 de junho

Como é de conhecimento público, a programação dos festejos juninos Gonzagão 2008 foi bastante prejudicada pelo boicote determinado pela Liga de Quadrilhas Juninas, em virtude de problemas gerados em outra seara, ( Arraial do Povo, na orla de Atalaia). A despeito da Secretaria da Cultura ter honrado o compromisso financeiro assumido com o Sr. Célio Torres, Presidente da Liga de Quadrilhas Juninas.

Com isso, readequamos a programação e no último final de semana conseguimos mobilizar nas noites de sextas, 20/06 e sábado, 21/06, uma quantidade expressiva de moradores, cerca de 800 pessoas por dia, os quais prestigiaram a apresentação das quadrilhas juninas: Asa Branca e Luiz Gonzaga (Conj. Augusto Franco), Unidos em Asa Branca (Leite Neto), Unidos do Sertão (Coroa do Meio) e Coração Nordestino (Castelo Branco), como também de grupos culturais e trios pé de serra.

Como lição, ficou a certeza de que o diálogo e o apoio às quadrilhas juninas é essencial para o fortalecimento das culturas populares em Sergipe, porque mobiliza milhares de pessoas e com presença significativa de jovens, fortalece os laços de identidade e o sentimento de pertença, gera empregos e renda, ocupa o tempo livre e possibilita o acesso a outros espaços e informações por parte dos quadrilheiros.

Da parte dos quadrilheiros esperamos que as palavras do diretor artistico da quadrilha Asa Branca, Rogério Valença, sejam levadas em consideração, conforme podemos ler na entrevista concedida ao portal infonet e reproduzida neste blog.

Infonet - Geralmente as quadrilhas dizem que a dificuldade é sempre patrocínio. Com vocês também acontece isso?
RV - Isso acontece quando a quadrilha é temporária, mas como a gente não parou de fazer apresentações desde que formamos a nova diretoria, minimizamos essa questão. O Complexo Cultural Gonzagão também abriu espaço pra gente promover nosso grupo. Se eu não tenho o orçamento, eu preciso saber como buscá-lo, qual será minha parceria.

Infonet - E essa busca deve ser sempre junto ao Governo?
RV - A gente não esperou o governo. Prova disto é que desde outubro do ano passado a roupa já estava sendo feita. Mas o governo é, sem dúvida, a maior ajuda que uma quadrilha tem hoje. Ainda falta a conscientização da iniciativa privada, das empresas que Sergipe abre as portas com isenção de impostos. Sergipe é conhecido como o país do forró lá fora, e cadê essa força do país do forró? É isso que cobramos no final da apresentação deste ano.

PROGRAMAÇÃO

27 de junho – Sexta-Feira – à partir das 20 horas

Cia de Dança Disagner – Tema: “Desparafusando o forró” com inspiração na dança de parafuso.
Grupo de Dança Filhos de Ará – Espetáculo Filhos de Ará
Grupo de Forró Casaca de Couro
Quadrilha Junina Apaga a Fogueira
Quadrilha Junina Asa Branca


28 de junho – Sábado – A partir das 20 horas

Grupo de Teatro Pro Cena de Espetáculos – Clássicos do Teatro de Cordel
Grupo I Dance – Temas coreográficos com motivos juninos
Trio Forró Bom Demais
Trio Juriti e Banda
Quadrilha Junina Coração Nordestino
Quadrilha Junina Abusados da Roça

29 de junho – Domingo – A partir das 14h30
Programação especial para crianças e idosos

Recepção com pernas de pau.
Brincadeiras tradicionais – corrida do ovo na colher, quebra pote, corrida do saco e pau de sebo.
Malabares e apresentação de Tecido
Espetáculo Sim Sa La Bim especial
Grupo Cultural Peneirou Xerém
Espetáculo Musical – “Este é o meu lugar”. Instituto Recriando

Nenhum comentário: