segunda-feira, 16 de junho de 2008

Cultura por aí (Minas Gerais)

16/06/2008
Livro destrincha a produção e a gestão cultural
O Tempo - Daniel Barbosa

Administrador, produtor e gestor cultural com vasta experiência na área, Romulo Avelar promove, hoje, nos jardins internos do Palácio das Artes, o lançamento do livro "O Avesso da Cena - Notas Sobre Produção e Gestão Cultural" - um caudaloso volume em que diversos aspectos do ofício são apresentados com base em experiências próprias e de profissionais do ramo.

O autor, que atualmente trabalha como assessor de planejamento do Grupo Galpão e do Grupo do Beco, entrevistou 53 artistas, produtores, empresários e outros profissionais ligados ao fazer cultural. Ele diz que a idéia do livro surgiu depois de ter percebido a enorme carência bibliográfica sobre o assunto. "A área está crescendo espantosamente nos últimos anos e, com esse crescimento, é necessário gente para trabalhar, mão-de-obra especializada.

Tive como foco, para elaborar esse livro, justamente esse público que está chegando na área, daí a opção por ser abrangente", diz. Abrangência que exigiu de Romulo uma batelada de entrevistas para suprir as lacunas de sua experiência. "Meu primeiro impulso foi registrar minhas experiências pessoais, mas percebi, depois, que teria que buscar complementação de informações com especialistas", diz, ressaltando a generosidade dos entrevistados, que abriram o jogo sobre o cotidiano de suas atividades sem restrições.

Romulo destaca que uma das conclusões a que o livro conduz é a de que as ferramentas da administração são, hoje, fundamentais para a produção cultural.

Agenda o que: Lançamento do livro "O Avesso da Cena", de Romulo Avelar quando: Hoje, às 20h onde: Jardins internos do Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1.537, centro) quanto: Entrada franca

http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdEdicao=958&IdCanal=4&IdSubCanal=&IdNoticia=82349&IdTipoNoticia=1

Nenhum comentário: