12/06/2008
Intercâmbio é o foco do terceiro edital do Fundo de Cultura
Agência de Notícias do Acre - Assessoria FGB
[Acre] A partir desta quinta-feira, 12, o movimento cultural de Rio Branco pode enviar à Fundação Garibaldi Brasil seus projetos de intercâmbio , que implicam no custeio de passagens e hospedagens para participação em eventos culturais e esportivos. O Edital de Intercâmbio, o terceiro referente ao Fundo Municipal de Cultura, com o objetivo de atender às demandas e propostas do Conselho Municipal de Cultura será lançado às 15 horas, no Parque Capitão Ciríaco.
O edital concede apoio financeiro para a realização de projetos voltados à promoção da difusão e do intercâmbio das manifestações culturais presentes em Rio Branco, por meio do patrocínio de passagens para participação em eventos de cultura nacionais e internacionais.
O apoio destina-se a concessão de recursos financeiros para o custeio de despesas com transporte de artistas, esportistas, técnicos, estudiosos e demais fazedores das manifestações culturais locais.
Para este Edital, será disponibilizado o montante de R$ 40 mil. O valor máximo a ser destinado a cada projeto contemplado será de R$ 5 mil. Os projetos deverão ser executados no período de três meses, a serem contados a partir da liberação dos recursos.
As inscrições poderão ser realizadas no período de 12 de junho a 14 de julho de 2008. No edital é possível obter mais informações sobre a formatação dos projetos, critérios de avaliação, prazos, entre outros. O documento será disponibilizado no site da Prefeitura de Rio Branco (http://www.riobranco.ac.gov.br), no blog Cultura RB (http://culturarb.blogspot.com) e na sede da Fundação Garibaldi Brasil, no Parque Capitão Ciríaco.
http://www.agenciadenoticias.ac.gov.br/index.php/200806114351/Intercambio-e-o-foco-do-terceiro-edital-do-Fundo-de-Cultura.html
12/06/2008
Cultura será mapeada e ações serão estendidas a todo o MA
Jornal Pequeno -
[Maranhão] A Secretaria de Estado da Cultura já tem assinado um convênio com o Ministério da Cultura para o Mapeamento Cultural do Maranhão. O mapeamento é um dos eixos do programa Maranhão Cultural: a imaginação a serviço da cidadania e do desenvolvimento, apresentado ontem (11) pelo secretário da Cultura, Joãozinho Ribeiro, durante reunião do Conselho de Gestão das Políticas Públicas de Governo que contou com a participação do governador Jackson Lago.
Durante a reunião Joãozinho Ribeiro apresentou aos secretários de Estado as ações desenvolvidas nos últimos quinze meses e os projetos que serão colocados em prática ainda este ano. As ações da Secretaria de Cultura estão presentes nas 32 novas regiões em que se divide o Estado e o mapeamento cultural vai possibilitar um melhor planejamento das ações do governo para essa área.
“Historicamente as ações culturais públicas aconteciam predominantemente em São Luís e agora há uma descentralização real e a cultura, como um instrumento de trabalho e renda, começa a ter uma nova dimensão em nosso Estado”, observou Jackson Lago.
O mapeamento cultural, segundo o secretário Joãozinho Ribeiro é um dos grandes desafios. Com o mapeamento será mostrada pela primeira vez a potencialidade maranhense da cultura em todos os seus aspectos. “É a democracia cultural se instalando através da pluralidade cultural e de propostas como 60 pontos de cultural, editais de cultura e finalmente o mapeamento cultural”, disse Joãozinho.
O secretário de Planejamento destacou a importância da programação cultura para todo o Maranhão. “A grande novidade é que além de ter uma programação consistente a cultura ultrapassou a ponte do Estreito dos Mosquitos. Toda a história da Secretaria de Cultura era sempre a questão de São Luís e o resto do Estado, com todas suas manifestações, era esquecido e agora felizmente a programação abrange todo o Estado”, destacou.
http://www.jornalpequeno.com.br/2008/6/12/Pagina80429.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário