terça-feira, 24 de junho de 2008

Grupo Teatral Pro Cena apresenta:

CLÁSSICOS DO TEATRO DE CORDEL.
Sábado, 28 de junho, a partir das 21h, no Gonzagão.





GRUPO PRO-CENA DE ESPETÁCULOS.
O Grupo Pro-cena de espetáculos surgiu com jovens de escolas públicas que participaram de cursos de iniciação teatral. Os antecedentes é o Grupo Opção criado em 1988 no Colégio Presidente Kennedy localizado no bairro Siqueira Campos(Aracaju) e o Grupo Origem criado em 1989, no Colégio Olga Barreto no bairro Eduardo Gomes(São Cristovão).

Esses dois grupos formaram o embrião do Grupo Pro-cena que tem como objetivo fortalecer as práticas artístico-culturais possibilitando o acesso de jovens excluídos dessa possibilidade na perspectiva de valorização da cultura popular. É um grupo de recriação.

O Professor Henrique pesquisa textos de literatura de cordel já adaptados para o teatro ou faz adaptação de outros. Pesquisa também canções do cancioneiro popular. Alguns textos são escritos pelo professor Henrique e um (Sábado feira 13) foi produzido de forma coletiva.

As pecas e esquetes produzidas são os seguintes:
As Promessas dos Políticos- 10’ tema: Texto adaptado da literatura de cordel que apresenta a temática do voto de cabresto
Sábado Feira 13 – 20´ Texto coletivo de integrantes da Grupo Pró Cena que apresenta o cotidiano de uma feira livre, com destaque para a falta de ética por parte dos feirantes.
Folclore – 20’ – Texto do Professor Henrique que apresenta os principais elementos do folclore nacional.
A Nega de Um Peito Só – 10’ – Texto adaptado da literatura de cordel que apresenta situação envolvendo um cidadão envolvido com práticas de feitiçaria no intuito de ficar rico.
O Casamento Caipira – 10” – Texto que apresenta os “aperreios” de um rapaz do interior que engravidou uma moca de família e que foi obrigado pelo pai da moça a se casar com ela.
Canção de Fogo – 7’ – texto de comédia de costumes cujo personagem é muito presente na tradição do conto oral nordestino e na literatura de cordel
Os martírios de Jorge e Rosa – 90’ – Texto que inclui aspectos do romance e que tem como pano de fundo o sistema do coronelismo
Pra viver de cartucheira no bando de lampião – 25´ Musical que conta à saga do cangaceiro Lampião.
O matuto e o balaio de maxixe – 8’ – Texto satírico inspirado na literatura de cordel.

Nenhum comentário: