sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Territórios da Paz aproximam comunidade e polícia no combate ao crime

Fonte: Em Questão - Editado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da RepúblicaNº90 - Brasília, 27 de Novembro de 2008

O projeto Territórios da Paz e as ações do governo para auxiliar na tragédia do estado de Santa Catarina foram alguns dos temas abordados pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, no programa Bom Dia Ministro desta quinta-feira (27). Na entrevista, produzida pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República e transmitida via satélite para rádios de todo País, Genro também falou sobre a regulamentação dos call centers e a importância da Lei Seca na redução do número de mortes e acidentes nas estradas. Leia os principais trechos da entrevista.


"Estamos chamando de Territórios de Paz aqueles locais em que todos os projetos de segurança pública já estão sendo aplicados de maneira harmônica entre si. Já temos vários projetos do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) em andamento em diversas regiões do País. Para que se tenha uma idéia, só na rede de altos estudos de segurança pública, que prepara policiais para diversas funções, temos mais de 170 mil matriculados. Desses, quase 60 mil recebem o bolsa-formação, que é um adicional que pode alcançar até 40% da remuneração do policial para a formação do policiamento comunitário ou para a elaboração de uma técnica de preservação do ambiente do crime, por exemplo, para que a perícia seja feita. Enfim, é um programa de qualificação de policiais. Em determinadas regiões que estão mais avançadas, todos os projetos que foram requeridos pelas autoridades locais já estão sendo aplicados. Esta aplicação tem se dado de maneira harmônica. Por exemplo, esse policial que recebe a bolsa-formação já está em operaçã o em um desses locais, fazendo o policiamento e, portanto, estabelecendo outro tipo de relação com a comunidade, resgatando a relação da comunidade com a segurança, que não entra só para dar tiro. Ali já há a mediação comunitária com o tribunal de justiça da região, que já trabalha para diminuir o conflito entre vizinhos. Já estão alocadas nessas regiões as chamadas mulheres da paz, treinadas juntamente com o Ministério Público para localizar aqueles jovens que estão em uma situação delituosa. A idéia é que esses Territórios de Paz vão se disseminando, porque nossa visão de segurança pública não é aquela em que as coisas são resolvidas pela entrada violenta da polícia, que depois vai embora, deixando a população à mercê do crime organizado."

Nenhum comentário: