segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Mostra Regional de Teatro do Oprimido - De 28 a 30.11


Augusto Boal idealizador do Teatro do Oprimido

FÁBRICA DE TEATRO POPULAR NORDESTE

Realizado pelo Centro de Teatro do Oprimido (CTO) do Rio de Janeiro, com patrocínio da Petrobras e parcerias da Secretaria Estadual de Cultura de Sergipe, Sesc Alagoas, Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco, Sesc Pernambuco e Fundarpe, o evento privilegia o público com espetáculos de teatro, uma exposição estética, lançamento da revista Metaxis V e um documentário, tudo acontecendo no GONZAGÃO, dias 28 e 29 de novembro às 19 horas, com a participação de grupos de Teatro do Oprimido dos três Estados. ENTRADA FRANCA!

Logo na chegada ao GONZAGÃO, o público vai poder apreciar uma exposição alegre, colorida, divertida e reflexiva da Estética do Oprimido, que consta de trabalhos artísticos produzidos pelos grupos comunitários ao longo de 2008, sob orientação de Helen Sarapeck, Flávio Sanctum, Claudete Felix, Cláudia Simone, Olivar Bendelack e Cláudio Rocha, Curingas do CTO, e direção artística do teatrólogo Augusto Boal. Em seguida será apresentado o documentário Fábrica de Teatro Popular Nordeste, que conta os oito meses de atuação do CTO na região, e após haverá o lançamento da Metaxis V, revista do Centro de Teatro do Oprimido cuja edição é dedicada ao projeto. E, finalmente, acontecem os espetáculos produzidos e encenados pelos grupos e Multiplicadores de Teatro do Oprimido (TO) existentes e atuantes em Sergipe, Alagoas e Pernambuco.

PROGRAMAÇÃO
Na sexta-feira (28) às 19h, acontece a abertura do evento com exposição de trabalhos artísticos da Estética do Oprimido, apresentação de um grupo de dança da cidade, do documentário sobre o projeto Fábrica de Teatro Popular Nordeste e lançamento da revista Metaxis V. O intervalo artístico desta noite será preparado pelos grupos de TO de Pernambuco, com música, dança e poesia. Na seqüência ocorre apresentação de Teatro-Fórum com espetáculo do grupo de TO de Sergipe, seguido de sessão de Teatro Legislativo. Após, haverá apresentação do Coco de Alagoas e um coquetel de encerramento.

No sábado (29) às 19h, haverá nova apresentação de um grupo de dança da cidade e do documentário sobre o projeto Fábrica de Teatro Popular Nordeste. Em seguida ocorre apresentação de Teatro-Fórum com espetáculo do grupo de TO de Pernambuco. O intervalo artístico desta noite será preparado pelo grupo de Multiplicadores de Alagoas. Na seqüência ocorre apresentação de Teatro-Fórum com espetáculo do grupo de TO de Alagoas, seguido de sessão de Teatro Legislativo. Ao final o público compartilha de uma festa de confraternização com o grupo Forró Pé de Serra de Sergipe.

No domingo (30) pela manhã, acontece um seminário fechado com a presença dos Multiplicadores e atividades para integrantes dos grupos de Sergipe, Alagoas e Pernambuco.

REFLEXÃO
As apresentações de um espetáculo de TEATRO-FÓRUM são baseadas na vida real e, por meio da teatralização de uma pergunta, discutem temáticas como: violência doméstica, urbana e sexual, abandono, discriminação racial, social e de gênero, diversidade sexual, direitos trabalhistas, opressão familiar, drogas, etc. Após a apresentação o público é convidado a intervir na cena e, se desejar, trocar de lugar com os protagonistas, assumindo seus personagens e tentando transformar os problemas encenados. O TEATRO LEGISLATIVO é um desdobramento do Teatro-Fórum. Além de intervir na cena, os espectadores apresentam propostas escritas de encaminhamento para ações concretas, as quais são sistematizadas por especialistas e votadas pela platéia. As aprovadas são encaminhadas às Casas Legislativas ou às instituições adequadas, conforme o caso.

DADOS ESTATÍSTICOS
O projeto Fábrica de Teatro Popular Nordeste tem como objetivo formar Multiplicadores de Teatro do Oprimido para pontos de cultura, movimentos sociais e grupos culturais, dos Estados de Sergipe, Alagoas e Pernambuco, interessados em utilizar o Método criado pelo teatrólogo Augusto Boal, para estimular a reflexão de problemas reais e a busca de alternativas, através do Diálogo Teatral com a sociedade.

Ao longo de 2008, o projeto atingiu diretamente 21 municípios, formou 58 Multiplicadores, 23 grupos comunitários de teatro que fizeram em média 5 apresentações públicas cada em escolas, comunidades, espaços culturais e alternativos ou na rua. Cada grupo comunitário é formado em média por 10 integrantes e recebe em suas apresentações de 30 a 250 espectadores. Assim, podemos estimar que em 8 meses de trabalho o projeto atingiu diretamente mais de 6.238 pessoas. São 6.238 possibilidades de transformação.


SERVIÇO
Mostra Regional Fábrica de Teatro Popular Nordeste

Dias 28 e 29 de outubro

Horário: 19 horas

Local: Complexo Gonzagão. Avenida Heráclito Rollemberg s/n°, Conjunto Augusto Franco, Aracaju. Telefone: (79) 3248-6070

Capacidade de público: 300 pessoas

INGRESSOS GRATUITOS, retirados na bilheteria de 8 às 12h e de 14 às 18h.

Classificação etária: Livre


IMPRENSA

Ney Motta | Assessoria de Comunicação

CENTRO DE TEATRO DO OPRIMIDO - CTO

tels. (21) 2539-2873 e 8718-1965

e-mail: neymotta@terra.com.br

skype: neymotta


O projeto FÁBRICA DE TEATRO POPULAR NORDESTE

Movimentando as engrenagens
A Fábrica de Teatro Popular Nordeste, um empreendimento cultural do Centro de Teatro do Oprimido, tem o objetivo de formar multiplicadores de Teatro do Oprimido nos Estados nordestinos de Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Com a adesão de 54 grupos e instituições, tem a participação efetiva de 102 multiplicadores, que atuam em 32 municípios da região. Beneficiando a todos, esta máquina cultural movimenta crianças, jovens, adultos e idosos de comunidades empobrecidas às universidades: no campo e na cidade. Ferramenta importante, o Teatro do Oprimido tem ampliado as possibilidades de expressão de diversos grupos no Nordeste – sertão, agreste, mata e litoral.

Criatividade é a mola-mestra
Nesta fábrica teatral encontra-se o desafio da escassez de recursos, através de parcerias e da criatividade, como forma de garantia da riqueza estética. O Teatro do Oprimido é uma metodologia lúdica, de fácil aplicação, que não exige custos altos de investimento. Com resultados eficientes, vem sendo instrumento fundamental em programas sócio-culturais em cerca de 70 países. A técnica mais usada é a do Teatro-fórum: na encenação de problemas vivenciados pelos participantes, a platéia entra em cena e mostra, em ações, idéias e propostas de transformação, através de um amplo debate cênico.

Mecanismo teatral
A mecânica de funcionamento do método criado por Augusto Boal transforma problemas reais em espetáculos teatrais e estimula a discussão pública de temas variados, inclusive os considerados tabus. Os multiplicadores de Teatro do Oprimido ensinam aprendendo, num diálogo democrático e propositivo com as comunidades, em pontos de cultura, movimentos sociais e grupos culturais.

Centro de Teatro do Oprimido (CTO)
O Centro de Teatro do Oprimido é um núcleo de pesquisa e difusão. Sua filosofia e suas ações visam à democratização dos meios de produção cultural, através de projetos que estimulam a participação ativa da sociedade onde os grupos organizados sejam os protagonistas.

Democratizar os meios, multiplicar os fins

Democratizar o acesso aos meios de criação artística para multiplicar a produção cultural comunitária. Esta é a proposta da Fábrica de Teatro Popular Nordeste. Esta iniciativa conta com o patrocínio da PETROBRAS e é desenvolvida em parceria com a secretaria Estadual de Cultura de Sergipe, o SESC Alagoas, a Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco e o SESC Pernambuco.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabens Zezito e Irene por este novo passo na construçao de um mundo sem oprimidos nem opressores..Voçes estao sempre em nossos coraçoes, historias, lembranças, e as duas meninas sempre sonhan com voltar ao gonzagao para se encontrarem com toda essa turma que se crio em torno a elas na nossa inesquesivle estançia com voçes...A gente se esta preparando para o peregrinagem a Belem para o FSM,(....)Enfim, voltando agora de tres lindas batalhas: A Teia em Brasilia, onde a Caravana consigiu brilhar com um enorme arcoiris na ceemonia de fechamento na Praça dos tres poderes, quando miles de pessoas estavamos reproclamando a nova Republica Brasileira; e de la de uma Feria de Consumo Sustentavel e de Economia Alternativa, aqui em Recife, com nossa lona no centro da cidade; e finalmente hoje da apertura da Semana da Cultura de Paz que nos fizemos com os nossos jovens caravaneros, que nos lembrou muito da semana de paz em Aracaju, um secolo o dois no passado, sempre presente!!!

Um grande grande abraço para voces, para o Raumir, e para nossos palhacos arcoiricos si eles continuam por essos rumbos todavia!!!

Sempre, seu amigo Coyote Alberto
Subcoyote Alberto Ruz Buenfil
subcoyotealberto@yahoo.com