quarta-feira, 12 de novembro de 2008

(Novas Tecnologias) Projetor de bolso leva filmes do iPod à parede mais próxima


Fonte: www.yahoo.com.br
Por Raphaela Maia

Foi lançado, nos Estados Unidos, um projetor de bolso. Com apenas 5x10,4x1,7 cm e pesando 120 g, o aparelho possui a aparência de um celular, mas é capaz de reproduzir vídeos como os projetores comuns.

Ao contrário das grandes máquinas, pesadas, caras e barulhentas, que existem no mercado, o Optoma Pico Projector, como é chamado, é o meio termo entre as exageradas telas de 100 polegadas, utilizadas em apresentações comuns com projetores, e os monitores de 2'' de um iPod, por exemplo, que nem sempre são eficientes para a reprodução de vídeos para grupos. O micro-projetor é silencioso e simples.

Segundo uma análise feita por David Pogue para o New York Times, há uma lâmpada LED (diodo emissor de luz) em uma das laterais e, dentro do aparelho, um microchip DLP (que gera o processamento digital de luz) da Texas Instruments. Esses dois componentes são responsáveis por uma imagem brilhante, límpida e viva, seja de fotos ou vídeos.

Cada recarga da bateria do Pico possui duração de até 90 minutos, quando os vídeos são reproduzidos com brilho mínimo ou vídeo sem som. O carregador incluso no pacote pode ser substituído por um computador comum, basta plugar o projetor em uma entrada USB, e uma bateria extra acompanha o produto.

O Pico produz nove lumens -- escala usada para medir o brilho --, comparado aos cerca de dois mil lumens de um projetor de mesa. Apesar de não ser muito, é suficiente para as distâncias e os tamanhos das telas menores.

A distância mínima entre a tela e o projetor é de 20 cm, e a máxima é de 2,6 metros, com a qual se consegue uma imagem com tamanho equivalente ao de uma tela de 65 polegadas. Para melhorar ainda mais a qualidade do vídeo, basta diminuir as luzes do ambiente ou usar uma tela reflexiva apropriada para sistemas de projeção.

Em contrapartida à incrível miniaturização do componente, o projetor não possui ajuste de paralelogramo - regulagem presente em projetores de mesa que permite compensar a imagem sempre que aponta para a tela em um ângulo não reto. A lâmpada possui duração de 20 mil horas, mas não é substituível. Além disso, a resolução do vídeo é de apenas 480x320 pixels.

Porém, a deficiência mais alarmante está no som: apesar de ter um alto-falante embutido, ele não consegue reproduzir com um mínimo de inteligibilidade o sinal sonoro do programa. É necessário usar fones de ouvido ou caixas de som plugadas à saída de áudio. Por fim, a reprodução está limitada a filmes e imagens, pois o projetor não exibe aplicativos do iPhone, por exemplo.

É possível conectar o Pico a diversos aparelhos graças à variedade de adaptadores que acompanham o projetor, como um cabo de vídeo composto especial que permite encaixar o gadget em DVD Players, videocassetes, videogames, câmeras digitais e filmadoras comuns. Além disso, existem adaptadores para telefones celulares, iPods e iPhones, e a Optoma já planeja produzir cabos para outros smartphones. Para completar o conjunto, um pequeno tripé pode ser adaptado ao gadget.

O micro-projetor tem previsão de estréia no mercado para o final de novembro e custará US$ 430, valor que corresponde à metade do preço de um projetor de mesa.

Um vídeo que mostra o funcionamento do Optoma Pico Projector pode ser assistido por meio do atalho http://tinyurl.com/5gwaqq.

Nenhum comentário: