sábado, 16 de julho de 2011

MÚSICOS DE SERGIPE BUSCAM ARTICULAÇÃO INTEGRADA PARA FORTALECIMENTO DO SETOR


por: Comunicação - Representação Regional Nordeste do MinC, em Textos no dia 08/07/2011

Reunião sobre o Projeto de Intercâmbio Musical do Nordeste, realizada nesta quinta-feira (7), aproximou os representantes do segmento

O Centro de Criatividade, em Aracaju, abriu as portas nesta quinta-feira (7) para um encontro que reuniu músicos, compositores, coletivos, produtores e gestores que atuam na área da música. A atividade, convocada pelo Ministério da Cultura, através da Representação Regional Nordeste (RRNE/MinC) e da Fundação Nacional de Artes (Funarte), com apoio do Fórum Permanente da Música de Sergipe e Fórum Música Sergipe, teve por objetivo apresentar a minuta de um projeto de intercâmbio musical para os artistas do Nordeste.

Da esq. para dir.: Bob Zé, Fórum Música Sergipe, Fábio Lima, chefe da RRNE/MinC, Malva Malvar, do Fórum Permanente da Música de Sergipe, e Reinaldo Freire, representante da Funarte no NE. Foto: Maíra Brandão

A quantidade de grupos/artistas a serem selecionados pelo edital para apresentarem seus espetáculos nos nove estados da região ainda está sendo discutida. Fábio Lima, chefe da Regional Nordeste, explicou que, a princípio, se pensa em contemplar quatro a oito grupos e / ou artistas de cada estado do Nordeste, e abranger a realização do projeto também nas cidades do interior. “Pensamos em distribuir as apresentações entre a capital e o interior, justamente para dar acesso à população que normalmente não é beneficiada pelos festivais e eventos culturais em geral. Onde a oferta é menor, existe maior carência”, disse Lima.



Acompanhado de Reinaldo Freire, representante da Funarte no Nordeste, Lima iniciou em junho um processo de escuta das necessidades de cada estado, para a construção coletiva do projeto de circulação musical. Até o momento, já passaram pelas capitais de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, e agora, Sergipe. Freire explica a importância dessas reuniões: “Estamos provocando os artistas de cada estado sobre o que eles pensam e desejam de um projeto de circulação musical. Em cada estado as peculiaridades locais vêm à tona. Na Paraíba, a discussão sobre o cachê foi a mais forte.”



Para Malva Malvar, representante do Fórum Permanente da Música de Sergipe, esse é o momento ideal para a articulação integrada dos diversos movimentos culturais do estado. “Embora tenhamos uma grande diversidade plural e musical, Sergipe ainda não está sendo visto como um importante agente catalisador de cultura. Temos que nos esforçar para participar desse processo, para defender a nossa bandeira e dizer o que nós precisamos”, Malvar prossegue, “O Ministério da Cultura está disposto a nos ajudar, mas para isso precisamos participar ativamente”.



O chefe da Regional Nordeste do MinC, Fábio Lima, defensor de uma proposta que possa atender à diversidade da música brasileira e nordestina, “em todas as raízes e nuances”, espera que até o final de agosto o edital seja finalizado, compilando as sugestões colhidas nesses diálogos. “Se tudo correr como planejamos, lançaremos o edital até novembro, para realização do circuito de apresentações no primeiro semestre de 2012”, declara Lima.



No bate-papo com os representantes do segmento da música em Sergipe foram levantadas algumas preocupações com relação aos critérios de seleção, ao profissionalismo da produção local, e à definição de um forte esquema de comunicação para o projeto, que possa dar vazão ao conteúdo produzido e provocar o interesse do público para comparecer aos shows. Para definir essas questões, Reinaldo Freire, também conhecido como Naldinho, convidou os músicos do estado a comparecerem ao painel sobre o projeto de intercâmbio musical, que acontecerá no dia 22 de julho, dentro da programação do 21º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), na cidade de Garanhuns (PE). “Estamos convocando todos os estados a reunirem suas sugestões para debatermos durante esta atividade no FIG. A ideia é sair dessa reunião do dia 22 afinados quanto ao formato do projeto e com um grupo de trabalho que irá se dedicar à elaboração do texto final”, falou Naldinho.



Eduardo Prudente, da Coordenação de Música da Secretaria de Cultura de Sergipe, colocou a pasta à disposição para dialogar a respeito das parcerias necessárias para viabilizar o Projeto de Intercâmbio Musical do Nordeste: “A iniciativa atende a realidade não só de Sergipe mas dos músicos de todo o Brasil”. Na ocasião, Prudente anunciou ainda as ações em andamento para fomentar a cultura sergipana, como o 1º Festival de Novas Composições de Forró, fruto de parceria entre a Fundação Aperipê e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com inscrições até 20 de julho. “Também devemos lançar na próxima segunda-feira (11), o edital de apoio à circulação cultural, para concessão de passagens aos artistas e pesquisadores convidados a participar de atividades fora do estado”, comunicou o representante da Secult. Informações sobre os editais no site www.divirta.se.gov.br.


http://culturadigital.br/mincnordeste/2011/07/08/musicos-de-sergipe-buscam-articulacao-integrada-para-fortalecimento-do-setor/

Texto: Maíra Brandão – Ascom RRNE/MinC

Tags: , , , , , , , , ,




Att,
Malva Ramos Malvar

"Nesta terra onde o sangue do povo do Cacique Serigy foi derramado tudo nascerá." Malva Malvar 30-08-2010.
Integre seu município ou estado ao Sistema Nacional de Cultura: http://blogs.cultura.gov.br/snc/.






__._,_.___
|



Nenhum comentário: