domingo, 24 de julho de 2011

Chico Buarque antecipa lançamento de novo disco na Internet

Carlos Afonso Monteiro | 20 de Junho de 2011

O músico e escritor brasileiro adotou um modelo semelhante ao das bandas independentes. Quem comprar o direito ao álbum antecipadamente, estará também a investir na respetiva produção.

(Chico Buarque)

(Chico Buarque)

Chico Buarque decidiu apostar definitivamente nas novas tecnologias, disponibilizando o seu novo álbum – cujo nome está ainda no segredo dos deuses –, antecipadamente, através da Internet aos que fizerem a pré-compra do mesmo.

A partir desta segunda-feira, dia 20 de Junho, é possível comprar no site www.chicobastidores.com.br (vídeo no final do artigo) o direito ao novo disco, que se encontra atualmente em produção, o que torna a compra numa espécie de investimento por parte dos fãs.

Ao adquirir este direito, pelo valor de 29,90 reais (cerca de 13 euros), o comprador recebe uma senha que lhe dará acesso a conteúdos exclusivos, como vídeos dos bastidores, e a possibilidade de ouvir antecipadamente todas as canções – não sendo possível, no entanto, descarregá-las.

Nem todos os conteúdos estarão disponíveis ao mesmo tempo. Até dia 20 de Julho, data do lançamento oficial do álbum, o site irá revelar progressivamente elementos do disco – as faixas, a capa, o título e os vídeos das gravações.

A assessoria de imprensa de Chico Buarque declarou à agência Lusa, entretanto, que não é certo que os fãs estrangeiros de Chico consigam encomendar este álbum por correio internacional, afirmando que “o foco da promoção é o território brasileiro”. O CD, no entanto, deverá ser lançado também em Portugal.

A venda de direitos pela Internet é um dos instrumentos mais populares utilizados atualmente para financiar bandas independentes. Não é propriamente o caso de Chico Buarque e a adoção deste modelo tem outro objetivo: diminuir a pirataria.

Francisco Buarque de Hollanda, mais conhecido por Chico Buarque, não é apenas músico, mas ainda dramaturgo e escritor, contando já com dois prémios Jabuti, o mais importante galardão literário brasileiro. O seu último álbum de inéditos, “Carioca”, foi lançado em 2006.

Os interessados na obra de Chico Buarque podem ainda, desde sexta-feira passada, aceder a todo o acervo musical do cantor no site do Instituto António Carlos Jobim. Para além das músicas e vídeos encontram-se ainda os manuscritos das letras (que incluem correções feitas pelo autor), fotografias, cartas de amigos e reportagens.

ACESSE O VIDEO


Nenhum comentário: