sexta-feira, 8 de julho de 2011

Itaú Cultural produz espetáculos especialmente para a FLIP 2011

Itaú Cultural produz espetáculos especialmente para a FLIP 2011
Em seu segundo ano na Festa Literária de Paraty o Itaú Cultural preparou especialmente uma série de quatro espetáculos cênicos, nos quais a literatura é a personagem principal.
São produções cênicas com poetas, músicos e VJ sobre a obra do escritor homenageado na Flip 2011, Oswald de Andrade, sendo: dois espetáculos da série AuTORES EM CENA, com curadoria do escritor Marcelino Freire – um com Lourenço Mutarelli, outro com João Gilberto Noll e um sarau comandado pelo poeta e criador da Cooperifa, Sérgio Vaz.
Data: quinta 7 a domingo 10 julho 2011 (veja abaixo a programação).
Local: Casa da Cultura de Paraty | Rua Dona Geralda 177 - Centro Histórico | Paraty - RJ | fone 24 3371 2325 | http://casadaculturaparaty.org.br/
Entrada franca - ingressos distribuídos com uma hora de antecedência
[indicado para maiores de 12 anos]


quinta 7 17h
Roteiros. Roteiros. Roteiros. Roteiros — Recital Multimídia da obra de Oswald de Andrade

Produção cênica com poetas, músicos e VJ que apresenta uma visão plural da poesia de Oswald de Andrade, com destaque para características como o verso livre, o poema-pílula, o prosaísmo, o coloquialismo e o poema-piada, que usa o humor e a ironia para parodiar amplos domínios da própria literatura de forma simpática ou demolidora.
com Frederico Barbosa, Marcelo Ferretti, Susanna Busato e o coletivo MALLARMIDIALab


sexta 8 18h
O Outro

Um relato sensível e dramático dos últimos minutos de vida do pai de Lourenço Mutarelli, que tinha o mesmo nome que o filho. A produção pertence à série AuTORES EM CENA.
com Lourenço Mutarelli (texto e atuação), Nilton Bicudo (direção e iluminação) Tunica Teixeira (som)
- Trilha sonora gentilmente cedida pelo compositor, instrumentista e arranjador Itamar Vidal (autor) e o pianista Gabriel Levy (músico que gravou a trilha)


sábado 9 18h
Solidão Continental

Uma viagem pelos interiores do protagonista anônimo do escritor João Gilberto Nolll, que se locomove, se debate e vira estátua. Desde a Copacabana do seu romance A Fúria do Corpo, até o abraço final com seu amante na selva brasileira. Produção da série AuTORES EM CENA.
com João Gilberto Noll (texto e atuação) Fernanda D’Umbra (direção e iluminação) e Edson Kumasaka (som e projeções).


domingo 10 11h
Palavras das Ruas

Pedras, várzea, quebradas, sarau, Maria e João, café com leite, facão, corre-corre, poesia, vira-lata... O poeta Sérgio Vaz produz e apresenta um espetáculo de poesia com autores que conhecem e escrevem sobre as ruas de São Paulo.
com Cocão, Marcelino Freire, Rodrigo Ciríaco e Sérgio Vaz


Biografias dos participantes

Antonio Panda Gianfratti dedica-se à música improvisada desde 1999 e é fundador do grupo Abaetetuba de improvisação livre. Seu trabalho tem como características a pesquisa e transição de timbres e a construção e a transformação de instrumentos do universo da percussão.

Cocão é poeta e rapper, vocalista do grupo Versão Popular, que em 2010 lançou o CD de estreia Quem Viu Viu. Ativista cultural, faz parte da nova safra de artista-cidadão que se espalhou pela periferia paulistana.


Fábio Vietnica é um videoartista, difusor do conceito de videodiscotecagem, que consiste na execução ao vivo em uma pista de dança de videoclipes mixados com áudio original. Já fez apresentações combinando música, vídeo e poesia, buscando uma interação entre elas com o intuito de levar estas artes a novos rumos..

Fernanda D'Umbra é atriz, diretora, roteirista e produtora. Participou do grupo de teatro Cemitério de Automóveis, da cena alternativa paulistana. Fez alguns trabalhos para a TV, com destaque para o seriado Mother, da GNT.

Frederico Barbosa é professor de literatura, organizador de oficinas de criação poética e performer de poesia. Publicou oito livros de poesia e foi curador da primeira biblioteca temática de poesia do país, a Alceu Amoroso Lima, em São Paulo. É supervisor de Ações Culturais da Casa das Rosas e foi, entre 2008 e 2010, diretor executivo da Poiesis – Organização Social de Cultura.

Ilo Codognotto é artista visual e um dos fundadores da Cooperativa dos Artistas Visuais do Brasil. Trabalha com diversos suportes e já expôs na Casa das Rosas, em galerias e em espaços alternativos. Atualmente trabalha com produção cultural, sendo responsável, entre outros, pelo projeto expográfico Memorial do Theatro da Paz, em Belém.

João Gilberto Noll é escritor. Publicou treze livros e recebeu diversos prêmios, incluindo o Prêmio Jabuti em cinco ocasiões. Recentemente, lançou três livros juvenis pela Editora Scipione, sendo o mais recente Anjo das Ondas.

Lourenço Mutarelli é escritor e quadrinista. Entre os diversos romances que publicou destacam-se O Cheiro do Ralo e O Natimorto, ambos adaptados com sucesso para o cinema.

Marcelino Freire é autor de Angu de Sangue e Contos Negreiros, vencedor do Prêmio Jabuti 2006. É o criador e curador da Balada Literária. Faz parte do coletivo EDITH (visiteedith.com) e acaba de lançar o livro de contos Amar É Crime.

Marcelo Ferretti é formado em psicologia pela USP e é doutorando em filosofia pela mesma universidade. Como músico, acompanha os recitais de poesia realizados por Frederico Barbosa desde 2000.

Nilton Bicudo é ator e diretor de teatro e tem diversos trabalhos realizados para TV e cinema. Dirigido por Mário Bortolotto, participou como ator da elogiada adaptação teatral de O Natimorto, romance de Lourenço Mutarelli.

Rodrigo Ciríaco é educador e escritor, autor do livro de contos Te Pego Lá Fora, que aborda o cotidiano das escolas públicas da periferia de São Paulo. Ativista cultural, há cinco anos integra a Cooperifa e coordena dentro de sua escola o projeto Literatura (é) Possível. É criador e editor do blog www.efeito-colateral.blogspot.

Sérgio Vaz é poeta, agitador cultural e coordenador da Cooperifa, movimento literário na periferia da zona sul de São Paulo. É autor dos livros Colecionador de Pedras (Global Editora) e Cooperifa, Antropofagia Periférica (Editora Aeroplano).

Susanna Busato é doutora em letras pela Unesp de São José do Rio Preto, mestre em comunicação e semiótica pela PUC/SP e professora de poesia brasileira na Unesp. Tem poemas publicados nas revistas Cult, Brasileiros e nas eletrônicas Zunái e Aliás, e ensaios na Cronópios e Gérmina e em outras revistas acadêmicas.

contato: itaucultural@comuncacaodirigida.com.br | Tel 11 3881-1710

Nenhum comentário: