segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

COMO FOI A OFICINA DE DANÇAS CIRCULARES DE JANEIRO 2011?

A música que simbolizou a primeira oficina de danças circulares de 2011.

CAMINHO DAS ÀGUAS

Bela canção! E agora, para mim, mais bela ainda, com a coreografia nas Danças Circulares!!! (Maxivel Ferreira)



Comunidade Bom Pastor


Comunidade Bom Pastor

Comunidade Bom Pastor

Comunidade Bom Pastor

Comunidade Bom Pastor

Comunidade Bom Pastor


Sábado a noite na garagem d!arte (bairro Siqueira Campos)


domingo a noite na praia de atalaia


Músicas vivenciadas na oficina No Ritmo da Vida (Aracaju, 15-16.01.2011)
Focalização: Álvaro Pantoja (Olinda-PE, Porto-Portugal)

Referências e créditos

MANDALA DE OLINDA – Ricardo Oliveira (Vale da Luz, Nova Friburgo-RJ); Alvaro Pantoja (adaptação da coreografia)
DANÇA DO SOL – J.S.Bach (Cantata); coreografia de Bernhard Wosien
DANÇA DOS PASTORES – tradicional celta (Escócia)
CAMINHO DAS ÁGUAS – Rodrigo Maranhão, voz Maria Rita; coreografia de Bella Bazzoni (Vila Velha-ES)
CIRANDA DE LUZ - Ricardo Oliveira (Vale da Luz, Nova Friburgo-RJ); coreografia tradicional de ciranda (Pernambuco)
CONECTADOS ÀS ESTRELAS – música Days of Honey, Denis Quinn; coreografia de Friedel Klöke
Obs: nesta oficina a música foi vivenciada com a coreografia básica de Findhorn para valsa (a mesma de Winds on the Tor)

DENTE DE LEÃO – dança dos Florais de Bach; coreografia de Anastasia Geng (Letônia)
A PAZ – João Donato&Gilberto Gil; coreografia de Renata Ramos (São Paulo-SP)
MA NA’AVU – música e dança tradicional Israeli
KOTHBIRO – Ayub Ogada (Quênia): coreografia de Maria Pia Barroso (Rio de Janeiro-RJ, Porto-Portugal)
CIRCULAR – Camila Costa&Luis Guinga: coreografia de Lúcia Cordeiro (Rio de Janeiro-RJ)
MELODIA DE BÊNÇÃOS - música e dança tradicional Israeli
MONTANHA – UAKTI (Belo Horizonte-MG), CD I Ching; coreografia de Cristiana Menezes (Belo Horizonte-MG)

Queridos amigos do círculo!

Mais uma vez entramos em contato com vocês, com o coração cheio de boas energias e esperanças. Esperanças de um ano melhor, mais completo, mais rico de boas e belas realizações para todos nós, especialmente para nós que juntos (e geralmente misturados) nos alegramos e evoluímos no ritmo da vida!

E essa alegria, compartilhada, pode durar muito mais e dar muitos frutos. Pode ser eterna, em nosso plano e em todos os planos onde os mais belos sentimentos podem brilhar.

É no ritmo dessa alegria que queremos agradecer a todos que contribuíram com sua importante presença, para que a nossa Oficina de Danças Circulares fosse realizada, não obstante algumas dificuldades e pormenores do momento.

Agradecemos ao Criador, que nos deu a dádiva de existirmos, de nos conhecermos e reconhecermos como irmãos e filhos e filhas da Mãe Natureza, que nos acolhe em teu berço de infinitas riquezas de toda ordem.

Agradecemos à Com. Bom Pastor, pela disponibilidade do espaço e de pessoas iluminadas que lá nos acolheram, e a todos aqueles que colaboraram com a divulgação do evento.

Agradecemos a Álvaro por ter sido tão solícito, paciente e compreensivo e, com competência, ter realizado, com sua leveza e harmonia contagiante , mais uma Oficina de paz e alegria entre nós!

Enfim, a todos que de alguma forma contribuíram com com sua boa energia e iniciativa!

Pedimos desculpas por eventuais falhas, muitas vezes decorrentes de nossas limitações humanas, mas certos de que buscaremos trabalhar mais para garantir momentos cada vez melhores.

Mas a Roda não pode parar! Por isso, para seguirmos nossa vivência nessa vida circular de doces e fraternas experiências em comum, pedimos cada vez mais sua participação e colaboração.

Nesse sentido, solicitamos que nos escrevam uma mensagem (em 5 linhas ou mais) tecendo o que significou participar da Oficina de Danças Circulares. O que significou para você vivenciar aquele momento em conjunto, o que foi mais importante, o que você achou das danças, da partilha, suas expectativas e perspectivas etc... Isso é muito importante para nós!!!

Esse material, bem como algumas fotos do evento, será postado no blog da Ação Cultural

Contamos assim com sua atenção e colaboração!

Grato,

Maxivel.

De tudo, ficaram três coisas: a certeza de que ele estava sempre começando, a certeza de que era preciso continuar e a certeza de que seria interrompido antes de terminar. Fazer da interrupção um caminho novo. Fazer da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sono uma ponte, da procura um encontro.
Fernando Sabino.

DEPOIMENTOS


"a oficina de danças circulares representou para mim energia, centralidade do meu eu, força e um encontro comigo mesma e com minha identidade. Participar daquele momento em conjunto deu a certeza de que podemos construir novas relações, baseadas na solidariedade, na justiça a partir da arte dos vários povos existentes no mundo. Me senti muito contemplada e feliz com o momento e em perceber que dança circular não é apenas coreografar passos, mas ela está carregada de significados e de um encontro consigo mesma a partir da música, da mística, da roda e do acreditar que tudo pode ser feito de forma circular com a vida, desconstruindo relações centralizadoras para construção de uma nova sociedade, numa cultura de paz."

Sanadia Santos - Educadora Popular

"Na minha avaliação a alegria e satisfação superaram os desafios naturais de qualquer produção: a alegria de dançar, a diversidade de participantes, o bate papo informal no sábado a noite regado de vinho, cerveja, queijo, azeitona e cantoria; a tapioca na praia, o reencontro com a Geane.... com mais conversas e descobertas.
Pessoalmente quero trazer esse depoimento que encontrei no livro “Danças Circulares Sagradas – Uma proposta de educação e cura”: “ Quando repetimos os movimentos, realizados ao longo dos séculos por inúmeras gerações, despertamos, da “memória do planeta Terra”, o significado profundo contido em cada gesto” dizia a mestra Anna Barton, em Findhorn. e que traduz os meus sentimentos com relação as danças circulares, eu incorporo profundamente essa memória ancestral pela musica e seus movimentos."


Irene Smith - Artesã e Educadora Popular

"Na minha opinião se podemos com uma palavra definir o processo de realização da oficina de danças circulares em janeiro de 2010, OUSADIA é bem apropriada.

E porque OUSADIA? Pela razão do pouco tempo para a mobilização, um mês, a contar do primeiro e-mail enviando por Àlvaro confirmando a disposição de vir até a Sergipe, dentro do período das férias dos estudos em Portugal, quando além do Rio de Janeiro e do Recife, poderia dar uma “esticada” até Aracaju e por termos assumido em conjunto, os riscos de não atingirmos o pagamento estipulado como cachê, o que de fato acabou acontecendo, além do transporte rodoviário Recife-Aracaju em consequência do alto custo da passagem aérea.

A despeito disso, ao final, o estado de ALEGRIA que senti, como também pude perceber nos demais, foi bem evidente. Interessante que no inicio da oficina, conversando com quatro pessoas, “cansaço” era um palavra constante e neste sentido foi bem interessante a proposta de Àlvaro em trazer como tema desta oficina “no ritmo da vida” as danças meditativas e “SURPRESA” , ao contrário de trazer somente danças meditativas européias, com base em movimentos delicados inspirados nas danças clássicas ou nos passos suaves de algumas danças étnicas do velho continente, Àlvaro nos brindou entre outras, com uma coreografia inspirada em movimentos afros e de ciranda para a música “Caminho das Àguas” e uma outra, inspirada nos passos do samba, composta para a música “Circular”.

Outros momentos especiais foram a roda de música e de conversa na garagem d'arte, no sábado e a de conversa, na praia de Atalaia.

Por último , importante agradecer a Deus Pai e Mãe, a Àlvaro, a Maxivel, que assumiu a coordenação geral de produção do evento, além da criação do belo cartaz, a Irene que assumiu a coordenação da cozinha, ao jornalista Thiago Paulino pelo release, a aquelas (Gilceni, Virgina, Lucia, Luciene), que disponibilizaram os carros para o transporte da equipe de produção, do focalizador e de equipamentos, a Comunidade Bom Pastor, pela cessão gratuíta do local, a Fundação Aperipê que colaborou através da divulgação de propaganda nas emissoras AM e FM, entrevista no programa Mural (aperipê FM) e reportagem no aperipê noticias (TV) e a todos que colaboraram repassando e-mails e scraps de orkuts para outros pessoas. (Milton Coelho e Thaty Menezes) entre outros (as).

O próximo encontro será realizado no dia 20 de fevereiro na Comunidade Bom Pastor (das 14h30 ás 17h). Da nossa parte, esperamos encontrar tanto aqueles que participaram da oficina, como aqueles que não puderam participar.

Para 2011 a expectativa que temos é que a “ALEGRIA” com a qual fomos “(re)energiados” possa nos impulsionar a pensarmos e agirmos com mais “OUSADIA”, permitindo com isso, saborearmos as “SURPRESAS” que a vida nos reserva."


Zezito de Oliveira - Educador e Produtor Cultural

Nenhum comentário: