segunda-feira, 2 de março de 2009

IPHAN CONCEDE TÍTULO DE PATRIMÔNIO CULTURAL A RENDA IRLANDESA PRODUZIDA EM DIVINA PASTORA

Fonte: Faxaju -

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) concedeu o título de Patrimônio Cultural do Brasil ao modo de fazer renda irlandesa, tendo como referência as peças artesanais produzidas pelas artesãs do município de Divina Pastora. O título é decorrência do Registro no Livro dos Saberes, de acordo com o artigo quinto do Decreto número 3551, de 04 de agosto de 2000, assinado pelo presidente IPHAN, Luiz Fernando de Almeida.

O título é o reflexo do trabalho sério que vem sendo realizado pelas rendeiras ligadas a Associação para o Desenvolvimento da Renda Irlandesa de Divina Pastora – ASDEREN. Fundada em dezembro de 2000, atualmente a Associação conta com 87 integrantes.

Para Elizabete Raimundo Santos, presidente da ASDEREN, ter o trabalho reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil é muito importante para as rendeiras de Divina Pastora. “Temos trabalhado com dedicação e agora começamos a colher os frutos dos nossos esforços. As vendas melhoraram bastante, as pessoas estão valorizando ainda mais a renda irlandesa. Cabe a nós, rendeiras, sabermos valorizar o título e nos esforçarmos ainda mais”, diz Elizabete.

Mas para que as rendeiras da ASDEREN tivessem o trabalho reconhecido nacionalmente, várias ações foram realizadas por instituições parceiras, como o Sebrae Artesanato Solidário, IPHAN, Governo do Estado, Prefeitura de Divina Pastora, entre outros. As integrantes da associação tiveram acesso a capacitações, missões técnicas e empresarias, permitindo que amadurecessem ainda mais no ofício de rendeira.

A ASDEREN é uma das associações assistidas pelo Programa Sebrae de Artesanato. Graças a essa parceria, foi possível realizar várias ações com o grupo de artesãs de Divina Pastora.

As rendeiras já tiveram oportunidade de participar de vários eventos, como as nove edições da Feira de Sergipe realizada durante o mês de janeiro na Orla da Atalaia, a Feira de Brasília 2006 realizada no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, Feira de São Paulo 2006, exposição e vendas dos produtos na Casa e Cia em Porto Alegre/RS, Feira do Empreendedor de Sergipe em 2006 e 2008, Rodada de Negócios Internacional do Nordeste em 2006, rodadas de negócios em São Paulo, etc.

Várias capacitações já foram realizadas com o grupo, como os cursos de formação de preço, associativismo, juntos somos fortes, gestão de empreendimentos, cálculo do custo, além de palestras sobre crédito e motivacional, oficinas de acabamento perfeito e risco, entre outras ações.

Segundo o superintendente Emanoel Sobral, além das missões técnicas e das capacitações, o Sebrae também ajudou o grupo na Elaboração do Perfil do Município de Divina Pastora e da Renda Irlandesa e realizou o levantamento das peças produzidas com dimensão e peso. “Vale destacar que a renda irlandesa também foi vencedora do Prêmio TOP 100 de Artesanato em 2007, um evento que acontece nacionalmente e é organizado pelo Sistema Sebrae. Foram várias ações, mas o mais importante é saber que as artesãs estão conquistando seu espaço no mercado”, diz o superintendente.

“É positivo o trabalho que vem sendo realizado pelo Sebrae, temos participado de várias capacitações e de missões técnicas com destino a feiras e eventos, onde podemos divulgar nosso trabalho e firmarmos novas parcerias comerciais”, afirma Elizabete Raimundo Santos.

Renda Irlandesa - O modo de fazer renda irlandesa se constitui de saberes tradicionais que foram resgatados pelas rendeiras do interior sergipano a partir de fazeres seculares, que remontam à Europa do século XVII, e são associados à própria condição feminina na sociedade brasileira, desde o período colonial até a atualidade.

Trata-se de uma renda de agulha que tem como suporte o lacê, cordão brilhoso que, preso a um debuxo ou risco de desenho sinuoso, deixa espaços vazios a serem preenchidos pelos pontos. Estes pontos são bordados compondo a trama da renda com motivos tradicionais e ícones da cultura brasileira, criados e recriados pelas rendeiras.

O “saber fazer” é a qualidade mais característica da produção da renda irlandesa, a qual é compartilhada pelas rendeiras sob a liderança de uma mestra reconhecida pelo grupo. As mestras traçam o risco definidor da peça, que é apropriado coletivamente.

Fazer renda irlandesa é uma atividade realizada em conjunto, o que permite conversar, trocar idéias sobre projetos, técnicas e pontos. Nesse universo de sociabilidades, são reafirmados sentimentos de pertença e identidade cultural, possibilitando a transmissão da técnica e o compartilhamento de saberes, valores e sentidos específicos.

Divina Pastora - O município está situado na microrregião do Vale do Cotinguiba e possui uma área de 110km2. Distante 40km ao oeste da capital Aracaju, Divina Pastora era um antigo reduto de engenhos e usinas e sua sede está a 60 metros do nível do mar.

Na época da invasão holandesa Sergipe contava com cerca de 400 fazendas de gado que influenciaram no surgimento do povoado Ladeira, atual município de Divina Pastora. Não se sabe ao certo a data em que surgiu a povoação, mas segundo o vigário Manoel Carneiro de Sá, de acordo com os registros da igreja foi por volta de fevereiro de 1700, tendo como sede a Capela de São Gonçalo.

Em 1833 a povoação tornou-se Distrito Administrativo, mas foi em 1836 que o local deixou de fazer parte de Maruim, adquirindo categoria de cidade em 1938. Pequeno município, antigo reduto de engenhos e usinas, hoje se caracteriza pela produção de renda irlandesa, possuindo uma tradição regional e uma das expressões mais belas do artesanato Nacional.
http://www.faxaju.com.br/viz_conteudo.asp?codigo=232009892540284

4 comentários:

Unknown disse...

Gostaria de obter os contatos da ASDEREN.
Jorge Amaral / RJ

Atelier Um Quarto de Sonho (1/4 de Sonho) disse...

Gostaria de saber se existe algum curso de renda irlandesa em São Paulo.

Obrigada
Rosangela
umquartodesonho1@gmail.com

Unknown disse...

Rosangela, no interior do estado do Rio de Janeiro, há uma professora de Renda Irlandesa. Eu ainda não me considero um especialista no assunto, mas desenvolvo esta técnica há algum tempo e agora estou no mestrado utilizando a renda como tema da minha dissertação.
Jorge Amaral
amaraljorgester@gmail.com
tel: 21 / 2255-9058

100% Orgânicos! disse...

Boa tarde, por favor quero saber o contato da Asderen, obrigada