terça-feira, 20 de janeiro de 2009

TODOS SOMOS UM... BOA SORTE OBAMA!!!

Obama, um homem de palavra
FONTE: Portal IG
Caio Blinder, de Nova York

NOVA YORK- Dentro de algumas horas, depois do juramento presidencial com a mão sobre a Bíblia que pertenceu a Lincoln, Barack Obama fará o discurso mais importante de sua vida. Estará em casa. Nesta era de ovações a Obama, ele é inclusive saudado como o melhor escritor, entre os presidentes, desde o próprio Lincoln. E, de fato, Obama é um homem de palavras.


Veja o especial do Último Segundo sobre a posse de Obama
Conheça a equipe que irá governar com Barack Obama
Veja a programação oficial da posse de Obama


Sua carreira política foi impulsionada por talento literário (na narrativa de sua trajetória pessoal no livro "Dreams of My Father" - A Origem dos Meus Sonhos, em português) e eloquência, como no discurso que serviu de apresentação ao mundo na convenção do Partido Democrata em 2004, aquele em que se definiu como um "magrela de nome engraçado".

O momento histórico (de nuvens carregadas) exige um discurso épico e sempre se esperou isto do tribuno Obama. Será uma oração sobre o "novo nascimento da liberdade", o que mostra claramente para o primeiro presidente negro a pesada inspiração de Lincoln, o presidente que libertou os escravos. Obama também digeriu discursos de posse de outros supeitos habituais: Franklin Roosevelt e a necessidade de renovar a confiança e perder o medo em uma época negra da economia; John Kennedy e a passagem da tocha para uma nova geração a a necessidade de sacrifício pessoal; e Ronald Reagan com seu otimismo e o apelo do sonho americano.


Obama é conhecido por ser ótimo orador / AP

Desta classe de oradores, Lincoln é praticamente o único que é dono genuíno de suas palavras. Os outros tiveram uma rica assessoria. A frase antológica de Roosevelt no discurso de posse em 1933 ("a única coisa que precisamos temer é o próprio medo") foi adicionada por seu fiel Louis Howe. Já Lincoln escrevia frases aparentemente desconexas em pedaços de papel e guardava as pérolas dentro da cartola. Obama costumava redigir solo. Hoje em dia, é mais complicado. Ele conta com o garoto-maravilha Jon Favreau.

Theodore Sorensen, redator dos discursos de Kennedy, aposta que o pronunciamento de Obama nesta terça-feira será o mais eloquente justamente desde aquele feito em 1961 pelo presidente assassinado. O historiador William Leuchtenburg, que, garoto de 10 anos, escutou o discurso de posse de Roosevelt, em 1933, observa que aquele foi o único que alterou o rumo da história neste tipo de evento. No livro "A Origem dos Meus Sonhos", Obama escreveu que "com as palavras certas, tudo pode mudar".

Uma grandeza de Lincoln estava na sua capacidade de compressão verbal (nem sempre foi assim, obviamente). Não existe nenhuma expectativa de que Obama alcance o meu grau de brevidade (talvez densidade) do seu inspirador supremo. O mais importante discurso de Lincoln, em Gettysburg, em 1863, tinha 272 palavras, pronunciado em menos de dois minutos. Os fotógrafos nem tiveram tempo para registrar o momento histórico.

Nenhum risco que Obama repita William Henry Harrison, Em 1841, sem chapéu, casaco ou luvas, Harrison fez o mais longo discurso de posse, uma hora e quarenta e cinco minutos. em meio a uma tempestade de neve. Morreu um mês mais tarde, vítima da pneumonia que pegou no dia da posse

Nenhum comentário: