quinta-feira, 3 de abril de 2008

Mais novidades.


Professora Lia Calabre

O texto "A saída é estudar....politicas culturais", foi publicado em meio a realização do excelente evento que concretiza, da parte dos orgãos governamentais, a proposta que é apresentada no texto. (cf. matéria abaixo publicada no site da SEC-Sergipe)
Da parte da sociedade civil é importante prosseguir pleiteando oportunidades como esta.
Da nossa parte, não canso de sugerir a necessidade de se promover capacitação à distancia, de forma suplementar , utilizando as novas tecnologias como internet, videoconferências, dvd, cd-rom etc, para incluir mais agentes culturais, em especial aqueles que moram em regiões de dificil acesso e/ou que não dispõem de tempo livre durante os dias úteis. Neste caso a capacitação poderia ser oferecida mediante seleção de curriculo e experiência comprovada em iniciativas culturais, com o oferecimento de bolsas integral ou parcial.

Aberto Programa de Capacitação em Projetos Culturais
em 03/04/2008

Acontece no auditório da Federação das Indústrias – FIES, o Programa de Capacitação em Projetos Culturais, reunindo agentes e gestores culturais que atuam no Estado. O Evento, que é desenvolvido pela Secretaria de Incentivo e Fomento à Cultura SEFIC/MinC, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, do Serviço Social da Indústria – SESI e o Banco do Nordeste – BNB, foi aberto nesta quinta-feira, dia 3 de abril, e prossegue até amanhã.
O Programa de Capacitação em Projeto Culturais é dedicado aos gestores, empreendedores e agentes culturais, nos quais irão obter no decorrer do curso, informações a cerca de noções conceituais sobre elaboração e desenvolvimento de projetos culturais; políticas públicas de cultura e economia da cultura, com foco nas experiências brasileira; orientação quanto as principais fontes de financiamento existentes, bem como, instrumentalização para o uso de Leis de Incentivo.
A estrutura modular para os dois dias do Programa de Capacitação em Projetos Culturais, inclui seminários e rodadas de negócios. Estão participando como conferencistas, a representante da regional Nordeste do MinC, Andréa Pereira, os representantes do MinC Brasília Telma Tavares e Evaristo Nunes, a representante da Fundação Casa de Rui Barbosa, Lia Calabre, além de representantes do SESI e do BNB.
O Secretário de Estrado Cultura, Luiz Alberto do Santos, disse que a parceria com os órgãos participantes representa a efetivação do Programa “Mais Cultura” na sua primeira etapa, que é a capacitação dos agentes culturais na área de projetos. “Nós estamos vivendo um novo tempo, que exige racionalidade na administração dos recursos públicos. Um curso desta natureza tem a finalidade de congregar agentes culturais que atuam no Estado e os gestores que atuam na Secretaria Estadual da Cultura para começar uma nova etapa, no entendimento e na ação cultural no Estado de Sergipe”.
Programação
Dia 3, da 8h30min às 12h
Apresentação sobre a dinâmica dos trabalhos
Módulo l – Gestão Empreendedora: Políticas Públicas da Cultura (MinC) e Economia da Cultura, com foco nas experiências brasileiras (MinC)
Das 13 às 18h
Módulo ll – Planejamento e Financiamento: Tecnologia SESI de Investimento em Cultura e Política e Programas do BNB para apoio à Cultura.
Dia 4, das 8h30min às 12h
Módulo lll – Capacitação Técnica – Profissionalização: Lei de Incentivo à Cultura e o Desafio de Elaborar e Viabilizar Projeto Culturais.
Das 13h30min às 18h
Capacitação técnica/profissionalização: como encaminhar propostas culturais ao Ministério da Cultura.

Nenhum comentário: