Esta semana a Funarte deu o que falar. Os acontecimentos recentes, ocasionados da movimentação do grupo auto-denominado “Movimento de Trabalhadores da Cultura” (articulado pela cooperativa paulista de teatro) agitaram as redes sociais, estentendo a manifestação e as críticas para os ambientes da rede.
Após uma semana, a ocupação foi encerrada com um ato na última segunda feira (1/8), uma passeata com mais de 500 artistas que saiu da sede nos campos elíseos e foi até a avenida paulista. O Movimento promete prosseguir com a articulação contra a política cultural e ações de outro caráter. O manifesto do grupo foi públicado no blog CulturaJá e reproduzido em outros blogs e sites. As principais revindicações dizem respeito à Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e ao contingenciamento das verbas para a área da cultura pelo governo federal.
No twitter a movimentação a favor das manifestações foi grande, além dos blogs de mídias como @caros_amigos e @folhailustrada , tuiteiros como @Juv_Marxista, @foradoeixo e @dcedausp manifestaram seu apoio:
Nota do DCE-Livre da USP em apoio à ocupação da Funarte-SP. Dinheiro público para arte pública! dceusp.org.br/2011/07/nota-d… 29 Jul
Houveram também diversas manifestações contrárias a ação do grupo, Dudu Sardoni, Suely Pinheiro, Solange Borelli e o próprio Antonio Grassi. No twitter também, @PabloCapile:
Sentimos a mesma coisa que o Zé Celso, quando chegamos na ocupação da Funarte: http://bit.ly/qSuxOA 1 Aug
Ocupacao da FUNARTE: Propor, Sugerir, Criticar – SEMPRE; Impedir Trabalhadores de trabalhar e Artistas de se apresentar – NUNCA! 31 Jul
Zé celso também manifestou sua posição em seu blog e o movimento continua suas ações, é possível acompanhar através do blog CulturaJá. Esta semana o #criativem também deu o que falar nas redes. Uma entrevista com Adriana Barbosa no Empreendedores Criativos a respeito da Feira preta gerou grandes discussões na rede. O conteúdo também ferveu. Acompanhe o blog!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário