sábado, 13 de novembro de 2010

UAB oferecerá mestrado a distância – Mestrado EAD

Primeiras vagas serão abertas a partir do primeiro semestre de 2011

A partir de 2011, a UAB (Universidade Aberta do Brasil) passará a oferecer
os primeiros programas de pós-graduação stricto sensu a distância.
Atualmente, são disponibilizadas vagas em cursos de graduação e
especialização. Estão previstas, a princípio, a criação de dois cursos de
mestrado profissional: educação infantil e docência em matemática para
escola básica. A decisão é um marco na modalidade, já que não existem
mestrados a distância no Brasil. Anovidade, divulgada com exclusividade ao
Universia por Celso José da Costa, coordenador-geral do sistema, integrará o
Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica do MEC
(Ministério da Educação).

“Com a maturidade do programa, essa expansão é mais do que necessária.
Atéporque a capacitação dos professores da rede pública de ensino não se
limita à graduação e a especialização”, explica Costa, que acrescenta a
importância da UAB no processo de formação continuada dos educadores
brasileiros. “Aqueles que já concluíram a graduação terão a oportunidade de
continuar a estudar e se aperfeiçoar”, justifica. De acordo com o
coordenador-geral, os programas ainda estão em fase de desenvolvimento e
comissões especializadas se reunirão ao longo do ano para definir tanto o
plano pedagógico, como o administrativo. “O edital de seleção de propostas
será lançado ainda esse ano”, garante ele, que prevê a abertura das
primeiras vagas no primeiro semestre de 2011.

O potencial da iniciativa é reconhecido por Paulo Monteiro Vieira Braga
Barone, presidente da Câmara de Educação Superior – órgão vinculado ao
Conselho Nacional de Educação. Na opinião dele, os programas de
pós-graduação stricto sensu influenciarão a formação dos professores
brasileiros. “A docência é muito mais ligada à concepção, do que a
evidência. Daí a importância de garantir o contato de nossos profissionais à
vivência em investigação”, ressalta ele. “Portanto, espera-se que essa
oportunidade influencie muito mais gente, tanto no trabalho quanto nos
processos formativos”, acrescenta ele.

Ao mesmo tempo em que o programa contribuirá com a formação dos docentes,
promete viabilizar mudanças na rede pública de Ensino Básico no País. É o
que acredita Klaus Schlünzen Junior, coordenador do Núcleo de Educação a
Distância da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho).
“A própria característica do mestrado profissional viabilizará esses dois
processos. Até porque, o programa alia formação teórica às necessidades do
próprio mercado. Ou seja, os estudantes serão mobilizados a desenvolver
trabalhos de investigação relacionados ao sistema educacional brasileiro com
a identificação de soluções para problemas reais”, explica ele.

Além disso, a modalidade a distância permitirá o aumento do contato de
professores com os programas de pós-graduação stricto-sensu. “A formação
superará barreiras geográficas. E mais, permitirá uma riqueza cultural ainda
maior ao curso”, acredita Schlünzen Junior.

Garantia de qualidade

Apesar do potencial, o sucesso dos novos programas da UAB vai depender das
estruturas adotadas. “Hoje a preocupação frequente na implementação de
qualquer curso, seja ele presencial ou a distância, é a qualidade”, enfatiza
Barone. Fator que, segundo ele, é ainda mais relevante em iniciativas
pioneiras. “Ainda que a legislação brasileira possibilite a criação de
cursos de pós-graduação stricto sensu a distância, não há programas com
essas características no País”, afirma ele.

Barone acredita que o preconceito com relação à modalidade também gera uma
maior desconfiança no processo de formação, sobretudo em mestrados e
doutorados. “As experiências recentes, porém, comprovam que os processos bem
planejados podem formar bons profissionais. Há inclusive graduados pelo
sistema que garantiram os primeiros lugares em concursos públicos”, declara
o presidente da Câmara de Educação Superior, que acredita na repetição da
tendência nos cursos strictos sensu da UAB. “Mas até que os resultados sejam
conquistados nessa nova proposta, o esforço com a qualidade será o principal
atrativo”, diz Barone.

A garantia da qualidade, na opinião de Barone, está na interação entre corpo
docente e discente. Ele aponta ainda a importância dos programas respeitarem
os princípios dos próprios cursos presenciais. “A gestão do mestrado a
distância precisa ser muito bem pensada para que a formação dos
profissionais não seja deturpada e garantam os mesmos resultados dos
programas presenciais”, defende ele.

Para preservar a excelência da formação das pós-graduações das instituições
de Ensino Superior públicas, Costa garante a adoção dos mesmos procedimentos
adotados pelos cursos presenciais. “Os pré-requisitos exigidos pela Capes
(Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) também deverão
ser respeitados”, resume o coordenador-geral da UAB.

Mesmo sendo a distância, Barone ressalta ainda a necessidade de dedicação
por parte dos estudantes. “Para possibilitar isso, será obrigatória a oferta
de bolsas. Até porque, a dedicação à pesquisa, mesmo que na modalidade a
distância, é essencial para a realização de pesquisas”, afirma ele. A real
necessidade de auxílios, porém, já está nos planos do sistema UAB. “Pela
primeira vez, o governo oferecerá bolsas na modalidade mestrado
profissional”, assegura Costa. Ele garante já ter o aval tanto da Capes como
do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) para
isso.

Muito mais do que oferecer cursos de pós-graduação stricto sensu, a UAB
servirá de base na implementação de novos programas. “A iniciativa passará a
servir de exemplo e de incentivo para as instituições de ensino, tanto
privadas como públicas”, afirma Schlünzen Junior. Ele relaciona essa
responsabilidade à importância da construção de uma estrutura sólida para os
novos programas de pós-graduação.

Fonte Universia

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