terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Plano ‘Sergipe Mais Justo’ contempla ações culturais


Por Maíra Andrade, da Ascom/Secult, com informações da Seides

Na manhã dessa terça-feira, 13, o Governador do Estado, Marcelo Déda, anunciou o plano ‘Sergipe Mais Justo’, uma série de ações para a o desenvolvimento social em Sergipe. O programa contará com a colaboração de diversas secretarias e órgãos do Governo, baseado em três eixos estratégicos: a transferência de renda, a inclusão produtiva e o acesso a serviços públicos.

A Secretaria de Estado Cultura (Secult) está inserida neste programa através de três projetos que serão executados a partir de 2012. Entre eles está a Orquestra Jovem, que será aplicada no bairro Santa Maria e terá coordenação da Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE). Haverá ainda as Oficinas de Ritmos e Saberes Populares, que ocorrerá no Complexo Cultural Gonzagão e beneficiará os bairros Orlando Dantas, São Conrado, Augusto Franco e adjacências.

Outro importante projeto que está incluído no Sergipe Sem Miséria é o Edital de Micro Projetos Culturais, uma ação realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), que terá como fonte de recurso o Fundo de Combate a Pobreza e terá a região da Grande Aracaju como área de auação. A Secult está empenhada na captação de recursos para que todos os projetos sejam iniciados ainda no primeiro semestre.

Segundo a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, as ações da Secult no plano ‘Sergipe Mais Justo’ evidenciam o esforço da Secult para trabalhar com a dimensão cidadão da Cultura. “Será através desses três projetos que iniciaremos a nossa contribuição para a erradicação da miséria em Sergipe. Trata-se de uma iniciativa histórica do governador Marcelo Déda que coloca a Cultura como uma área estratégica para levar desenvolvimento e dignidade à população que mais precisa”, argumenta a gestora.

Sobre o Sergipe Mais Justo

O programa Sergipe Mais Justo é uma ação que está alinhada à estratégia federal traçada no plano Brasil Sem Miséria. O programa visa fortalecer as políticas públicas de inclusão produtiva e geração de renda para beneficiar, prioritariamente, a população sergipana que vive em situação de extrema pobreza, afastando a miséria e levando a igualdade a todos os lares de Sergipe.

O plano possui ações nas de saúde, educação, habitação, agricultura, acesso à água, meio ambiente, inclusão social, trabalho, cultura, esporte e lazer, turismo e desenvolvimento econômico para levar justiça social a todos os cantos do Estado.

Nenhum comentário: