sábado, 4 de junho de 2011

Satisfação marca o último dia do Birô Cultural em Aracaju

03-06-11, 15:16

Fonte: portal divirta

Reunidos no Sebrae, os participantes do Birô Cultural em Aracaju, participaram nesta sexta-feira, 03, do encerramento da série de oficinas realizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) com apresentações culturais, como: música, recitação de cordel e poesia. Além disso, os agentes puderam tirar dúvidas e dialogar com a secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, sobre o Birô Cultural – que foi considerado sinônimo de sucesso pelos oito territórios onde passou.

O projeto é desenvolvido pela Secult, através do Fundo Estadual de Desenvolvimento Cultural e Artístico (Funcart), e tem como objetivo levar capacitação para agentes culturais na elaboração de projetos para editais de cultura. Outro ponto principal do projeto é a formação e manutenção de uma teia entre os produtores de cultura sergipanos, aumentando a participação destes em editais nacionais de cultura.

Presente no último dia, a secretária Eloísa Galdino foi responsável por guiar um debate acerca do projeto e das questões culturais no Estado. A gestora ainda destacou a importância de saber elaborar projetos para angariar investimentos usando a própria secretaria como exemplo. “Na Secult, ao desenvolver projetos, procuramos colocar no papel as idéias de acordo com as normas do parceiro que queremos buscar. Por exemplo, este ano tivemos dois grandes eventos da secretaria: o Festival de Teatro e a V Semana Sergipana de Dança. Para que esses eventos fossem possíveis foi necessária a ajuda de parceiros, além do convênio firmado com o Funcart”, explicou.

Além disso, Eloisa adiantou para os presentes informações sobre um novo projeto elaborado pela Secult e que será uma espécie de continuação do Birô Cultural, só que, segunda ela, com metas mais ousadas. “Após o Birô, daremos início ao Proquali Cultural – programa de qualificação na área de empreendedorismo cultural –, que terá apoio do Banese e do Sebrae. Com isso, investiremos ainda mais na cultura sergipana, capacitando e fomentando nossos agentes de cultura”, contou a secretária.

Participantes

Heterogeneidade marcou o grupo formado pelos produtores de cultura em Aracaju, constituído por dançarinos, estudantes, designers, professores e empresários. Além do público diversificado, outra característica marcante foi o grau de participação e de satisfação dos que estiveram presentes nos cinco dias de oficina.

O representante comercial e produtor cultural, Ademilson Santos, foi um dos que constituíram o grupo. Através de uma metáfora, ele comparou o projeto a uma árvore que dá bons frutos. “Agradeço à secretaria por tornar este projeto chamado Birô Cultural possível. Vim com o intuito de me capacitar, hoje saio com esse legado e com a experiência trocada em sala”, elogiou o representante.

Já a estudante de História da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e estagiária do Memorial de Sergipe, o Birô Cultural irá auxiliar futuramente na execução de projetos para editais, já que ela só tem experiência em projetos acadêmicos. “Achei o curso bastante proveitoso e a didática utilizada pelos professores também. Por mim estenderíamos em mais uma semana, para aprofundarmos ainda mais nossos conhecimentos”, contou a estudante, de 24 anos.

Última semana: São Cristóvão

A próxima cidade a ser contemplada com o Birô Cultural será São Cristóvão (6 de junho). Os interessados em participar do projeto devem preencher ficha de inscrição - disponível no site da Secult - e aguardar o resultado da seleção, que avalia a atuação do inscrito na área cultural e como pretende aplicar os conhecimentos adquiridos na oficina. Para mais informações sobre o Birô Cultural, entre em contato com a coordenação do projeto através do email contato@cultura.se.gov.br ou através dos telefones (79) 31791924 e 88166901.

Nenhum comentário: