terça-feira, 17 de agosto de 2010

Secult e Itaú Cultural realizam curso de políticas públicas e gestão cultural

Realizar uma capacitação introdutória para agentes e gestores no setor da cultura, esse é o objetivo principal do curso de políticas públicas e gestão cultural, que pretende fazer com que gestores municipais e produtores possam lidar melhor com as especificidades da administração pública e compreender as diversas demandas culturais e seus novos desafios. Foi pensando nisso que a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e o Observatório Itaú Cultural realizarão nos dias 03, 04, 11, e 18 de setembro, o curso de políticas e gestões culturais em Aracaju. No primeiro dia de curso, haverá uma aula inaugural com a presença do presidente do Itaú Cultural, Eduardo Saron.

A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, destaca a importância de trabalhar as políticas públicas e gestão cultural em Sergipe, uma vez que o estado possui uma diversidade muito grande de grupos que trabalham nesta área. “A gestão da cultura exige cada vez mais competências na articulação de conhecimento dos contextos culturais com os pressupostos da administração, da produção, da economia e das políticas. Para que haja a formação de quadros profissionais, com embasamento teórico e capacidade de intervenção em realidades locais, é fundamental que haja investigação de qualidade e gestão especializada, e foi pensando nisso, que a Secult e o Itaú Cultural elaboraram esse curso, que visa ampliar e fomentar a visão empreendedora dos grupos, além de atender às demandas dos nossos gestores e agentes culturais”, ressaltou.

Este encontro visa reunir um conjunto de profissionais, professores e pesquisadores, reconhecidos em todo o país, para apresentar um panorama das diversas abordagens da gestão: políticas culturais e desenvolvimento humano, políticas públicas, produção cultural, sistemas de financiamento, leis de incentivo e economia da cultura, aos gestores sergipanos.

Serão ofertadas 100 vagas para gestores de cultura do estado de Sergipe, técnicos de instituições parceiras da Secult, gestores do governo do estado, professores, estudantes recém-formados e pós-graduandos da área de cultura, representantes das secretarias e dirigentes de cultura da capital e do interior.

O programa do curso está estruturado em cinco módulos, distribuídos em cinco finais de semana. Durante cinco sábados consecutivos, nos períodos da manhã e tarde, serão convidados 11 profissionais, entre professores e gestores culturais, e representantes do governo federal da área cultural, para ministrar aulas expositivas e apresentar suas experiências de gestão cultural, seja em instituições públicas ou privadas.

As inscrições para o curso podem ser feitas no site do Divirta-SE: http://www.divirta.se.gov.br
a partir do dia 11 de agosto.
Confira a programação completa do curso.


Secretaria de Estado da Cultura
tel:(79)3179-1924

Nenhum comentário: