terça-feira, 17 de agosto de 2010

Mostra Brasil Juventude Transformando com Arte


A Mostra Brasil Juventude Transformando com Arte chega a sua terceira edição reafirmando parcerias e conquistando novos apoios. São diversas empresas e organizações que compartilham de um mesmo pensamento e acreditam na potência da arte para gerar transformação social.

A Mostra será realizada entre os dias 22 e 26 de agosto e envolve três noites de espetáculos gratuitos, além de um seminário, oficinas e vistas de intercâmbio. Nesta edição, o evento renova o patrocínio da Light/Secretaria de Cultura, Lei do ICMS e da Vale/Ministério da Cultura, Lei Rouanet, e conta também com o copatrocínio da Sabesp-Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo/Lei Rouanet, com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Empresas como a Rede Globo, o Canal Futura, a produtora Publytape e WTN (Web Television Network), presentes desde a 1ª. edição da Mostra, colaboram mais uma vez na divulgação de vinhetas nos programas de televisão e na edição de filmes publicitários. O Teatro Municipal Carlos Gomes cede o seu espaço para as apresentações de grupos artísticos provenientes de cidades espalhadas por todo o Brasil. E o IBOPE fará, durante as três noites de espetáculo, uma pesquisa com os participantes e espectadores a fim de conhecer o perfil da platéia e sua percepção em relação ao evento. Destacam-se, ainda, o SEBRAE-RJ, a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, o Observatório de Favelas – Agência Imagem do Povo e o Grupo Cultural Afroreggae.

A 3ª. Mostra Brasil comemora, também, a chegada de novos parceiros, como a Casa de Rui Barbosa, onde será realizado, no dia 24 de agosto, o 30. Seminário Juventude, Cultura e Desenvolvimento; o Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, que cedeu suas instalações para a realização das oficinas, que são oferecidas aos participantes da Mostra; o Centro de Referência Cultura Infância – Teatro Municipal do Jockey; Citycol; Nós do Morro; Palavra Assessoria em Comunicação; Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro; Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, que apoiou a vinda de três grupos que se apresentam nos espetáculos; Universidades das Quebradas do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC-UFRJ) e Prefeitura Municipal de Miracema - Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

Sobre o Programa Juventude Transformando com Arte:
Criado em 2005, pelo Centro de Estudos de Políticas Públicas (CEPP), o Programa compreende ações que visam contribuir para a identificação, o fortalecimento e a divulgação de grupos e organizações que trabalham com a arte e a cultura, envolvendo jovens, com foco na transformação social.

Principais ações e resultados do Programa:
- Mapeamento de Experiências Sociais com Arte e Cultura (Nordeste – 2007 e Sudeste ES, SP e RJ – 2009/2010)
- Mostra Brasil Juventude Transformando com Arte (2006, 2008 e 2010)
- Revista Juventudearte (2007 e 2009)
- Revista Mapa da Mina (resultados mapeamento São Paulo, 2010)

Sobre o CEPP:
Fundado em 1991, o CEPP é uma instituição sem fins lucrativos, que atua em formulação, pesquisa, avaliação e acompanhamento de políticas públicas e projetos sociais, em especial nas áreas de educação, cultura, juventude, saúde, desenvolvimento local, responsabilidade social e gestão municipal.

Leia mais em:
http://www.juventudearte.org.br/3mostra/seminario3.html

Nenhum comentário: