terça-feira, 30 de junho de 2009

QUADRILHAS CLASSIFICADAS NO CONCURSO D E QUADRILHAS JUNINAS – GONZAGÃO 2009

1ª - FASE (Eliminatória)

19/06
1 - Retirantes do Sertão
2 – Cangaceiros Carcará
20/06
1 – Balancê
2 - Asa Branca
21/06
1 - Xodó da Vila
2 – Meu Sertão
23/06
1 – Unidos em Asa Branca
2 – Forró Maneiro
24/06
1 – Rala-Rala
2 – Luiz Gonzaga
26/06
1 – Século XX
2 – Pioneiros da Roça


2ª FASE (Semi-Final)

27/06
1 – Xodó da Vila
2 – Asa Branca
3 – Rala-Rala
28/06
1 – Século XX
2 – Balancê
3 - Luiz Gonzaga

Concurso de Quadrilhas acontece no Gonzagão

“Nunca dancei em quadrilha, mas acho muito bonito, toda vez que tem esse concurso, eu estou aqui para ver”. Essas foram as palavras de José Francisco de Menezes. O aposentado sentou-se na primeira fila da arquibancada para assistir de perto a apresentação das primeiras quadrilhas a dançarem na abertura do Concurso de Quadrilhas do Gonzagão, que ocorreu na noite desta sexta-feira, 19.

Localizado no Conjunto Augusto Franco, o antigo Forródromo Gonzagão e hoje, Complexo Cultural Gonzagão, é uma casa de eventos construída pelo Governo do Estado na década de 1990 com o intuito de trazer apresentações que retratassem a cultura nordestina e sergipana para a população. Foi a partir desta iniciativa de preservação da tradição que surgiu o Concurso de Quadrilhas do Gonzagão.

Com acesso gratuito e funcionamento a partir das 19h, o concurso promovido pelo Governo do Estado, através daSecretaria de Estado da Cultura, era coordenada pela Liga de Quadrilhas Juninas de Sergipe. Porém, este ano, a coordenadoria do evento passou a ser da diretoria do Gonzagão.

Segundo o diretor do Complexo, José de Oliveira Santos, popularmente conhecido como Zezito, o evento já aconteceu outras vezes. “Acontecia em alguns anos, em outros não acontecia. Não houve mudanças no evento desde os anos anteriores. Temos criatividade e vontade de acrescentar e mudar e algumas coisas, mas tivemos que manter o mesmo padrão, principalmente devido à crise econômica e os cortes de gasto”, comenta.

Apesar de manter a mesma programação, a coordenação do Concurso traz uma novidade para esta edição: a participação do Grupo Teatral Imbuaça, que fará uma apresentação especial no evento, no dia 26, às 20h. Além disso, assim como acontece todos os anos, o Concurso dispõe de uma programação voltada ao público infantil, que acontecerá no dia 24, das 15h às 17h, e conta com brincadeiras, espetáculo de dança, teatro popular e artes circenses para divertir a criançada e sua família.

Programação

Com duração de dez dias, o Concurso de Quadrilhas juninas traz a apresentação de seis grupos por noite nessa primeira fase do evento, que vai até o dia 26. Os grupos que participam são de diversos municípios do Estado, a exemplo das quadrilhas Calcinha Preta, do município de Campo do Brito, Cangaceiros Carcará, de Ribeirópolis, Retirantes do Sertão, de Frei Paulo, Cangaceiros de Lampião, de Divina Pastora, e Carcará do Sertão, de Neópolis, que se apresentaram na primeira noite.

Além dessas quadrilhas, se apresentarão ao longo dos dias, os grupos dos municípios de Aracaju, Propriá, Itabaiana, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Simão Dias, Tobias Barreto, entre outras quadrilhas de outros municípios do Estado, que estarão presentes na competição e empenhadas para conquistar o prêmio no valor de R$ 3 mil, que será entregue às seis quadrilhas finalistas, no encerramento do evento.

Competição

Para demonstrar o comprometimento e seriedade do evento, a coordenação escolheu um corpo de jurados especializados, com base nos critérios de avaliação, para esta primeira fase. O júri é composto por Renata Silva, professora de educação física, bailarina e coreógrafa; João Santos, fotógrafo e artista plástico; Geovan Pinto, cantor e compositor; e Márcia Costa, bailarina e ex-quadrilheira. Os critérios para escolha das melhores quadrilhas são: coreografia; cenografia, adereços e figurino; musicalização; e desempenho do marcador (pessoa que lidera toda a coreografia e marcação dos passos da quadrilha).

Para a jurada Renata Silva, o evento é de suma importância, principalmente, devido à história e tradição que o Gonzagão traz consigo, quando se trata de festejos juninos. Complementando a fala de Renata, o artista plástico João Santos afirma que a iniciativa é importante para as comunidades que habitam as proximidades do local do evento.
“É muito importante para que haja a permanência da cultura popular nessa época, é uma oportunidade das comunidades próximas vivenciarem essas apresentações, que são tão significativas dentro da cultura do nosso Estado’, afirma João.

Alguns integrantes de quadrilhas concorrentes que dançarão nos próximos dias estavam presentes no evento para conferir de perto a apresentação dos outros competidores, como é o caso de Eline Silva de Azevedo. A estudante e quadrilheira da Asa Branca de Aracaju foi ver de perto o que cada quadrilha apresentou. Azevedo comentou que dança a quatro anos na Asa Branca e que este ano, a quadrilha fará uma homenagem especial à figura que leva o nome do grupo.

Em relação aos grupos que se apresentaram, o marcador José Amilton Vieira, da quadrilha Carcará do Sertão, afirma que o seu grupo preparou uma apresentação especial para o São João 2009. “A quadrilha conta a história de São João desde o nascimento de João Batista até o surgimento de São João festeiro, em toda a sua trajetória”, lembra.

Torcida

A população aracajuana também não ficou de fora dessa grande festa. Crianças vestidas a caráter, senhores ex-quadrilheiros e admiradores da dança, homens e mulheres que permaneceram no local para acompanhar cada passo que as quadrilhas apresentavam. Algumas pessoas deixaram de voltar para casa só para presenciar o evento, como é o caso de Mércia Feitosa. Natural de Malhador, Mércia trabalha em Aracaju e mora em sua cidade natal, porém não voltou para casa no fim do dia somente para assistir as apresentações das quadrilhas. “É muito bonito ver e ouvir as quadrilhas, isso aqui é uma forma de preservar as raízes do forró”, comenta.

E o espaço da torcida não era ocupado somente pelos familiares e amigos dos quadrilheiros e ex-quadrilheiros, a gerente administrativa Mariana do Bonfim Souza, trouxe o marido (ex-quadrilheiro) e os dois filhos para prestigiar o evento. “Sempre que esse evento acontece, eu estou aqui. Nunca dancei, meu marido dançou na Maracangaia, mas parou por falta de tempo, eu acho que um evento como esse deveria ter mais vezes no ano”, conclui. A torcida de Mariana é pela quadrilha Asa Branca.

Fonte: http://www.agencia.se.gov.br/noticias/leitura/materia:13977/concurso_de_quadrilhas_acontece_no_complexo_cultural_gonzagao.html
3 – Luiz Gonzaga

Nenhum comentário: