terça-feira, 9 de junho de 2009

PROGRAMAÇÃO DOS FESTEJOS JUNINOS GONZAGÃO 2009

19.06 (sexta)
18h30 - Café Nordestino e Celebração Especial de Abertura da Programação dos Festejos Juninos 2009.

20h Trio Raimundo do Acordeon

21h - Concurso de Quadrilhas Juninas

20.06 (sábado)

21h - Concurso de Quadrilhas Juninas

21.06 (domingo)

20h – Trio Casaca de Couro

21h – Concurso de Quadrilhas Juninas

23.06 (terça-feira)

20h – Trio Naldinho do Acordeon

21h – Concurso de Quadrilhas Juninas

24.06 (quarta-feira)

Programação Especial Folias Juninas (para toda a familia, em especial crianças e idosos).

15h – Brincadeiras (quebra pote, corrida do ovo, corrida de saco, concurso de forró, contação de causos)

16h – Clássico do Teatro Popular e o Espetáculo de Dança “Sergipe é o país do forró” – Grupo Pro Cena de Espetáculos.

17h – Sim Sa La Bim Especial – Cia de Artes Circenses “O Mínimo”

20h – Concurso de Quadrilhas

26.06 (sexta-feira)

20h - Apresentação do Grupo Teatral Imbuaça

21h – Concurso de Quadrilhas Juninas

27.06 (sábado)

20h – Tonho Baixinho e Trio Ave Rara

21h – Concurso de Quadrilhas Juninas

28.09 (domingo)

21h – Concurso de Quadrilhas Juninas

29.06 – (segunda)

21h – Concurso de Quadrilhas Juninas




O Gonzagão, localizado no Conjunto Augusto Franco, zona sul de Aracaju, é uma casa de shows, construída no inicio da década de 90 pelo governo de Sergipe para suprir uma necessidade da população aracajuana que naquele momento se ressentia de um espaço amplo, arejado e seguro para curtir a boa música nordestina e brasileira.

Conforme depoimentos de moradores mais antigos, nos primeiros seis anos o espaço correspondeu as melhores expectativas, programação artística permanente e de qualidade, em especial no período dos festejos juninos quando se transformava num imenso e belo arraial, com trios pé de serra e artistas de renome da música regional, concurso de quadrilhas, feira de comidas e bebidas típicas, casamento caipira etc..

Com o passar do tempo a utilização do espaço foi desviada para outros fins e a seleção dos artistas para apresentar-se na casa passou a ser feita sem critério, os problemas envolvendo a segurança do público foi se agravando cada vez mais, inclusive com mortes no local, entre vários problemas.

Ocupa uma área total de 5.000 metros quadrados, com 1.050 metros quadrados de área construída e comporta até 4000 pessoas (com relativo conforto). Conta com um pé direito alto, palco italiano grande e uma arena central (pista de dança). Há ainda um pátio anexo, ao fundo, utilizado para colocação de mesas e cadeira ou então como extensão da pista de dança. Há também outro espaço anexo e cuja função principal é a realização de shows para um público estimado em até 300 pessoas e com formato de arraial e/ou de barracão cultural.

Desde maio de 2007, estar-se buscando reforçar uma característica importante do local que é o multiculturalismo. Acolhendo as expressões culturais que não encontram oportunidades de afirmação em outros locais públicos, como é o caso das quadrilhas juninas, forró pé-de-serra, artes circenses, cultura gospel, cultura alternativa (dança yoga, dança circulares) rock, hip-hop etc..

Diante das limitações orçamentárias por parte do governo do estado, estar-se buscando também empoderar artistas e grupos culturais emergentes para elaborarem projetos visando captar recursos, o que reverterá em benefícios para o espaço, cuja utilização física é oferecida como colaboração para a realização das atividades especificadas nos respectivos projetos.

Nenhum comentário: